Prestes a sair de linha a Volkswagen Amarok está ganhando uma nova versão no mercado brasileiro, trata-se da Comfortline V6, que chega para se posicionar como a nova opção de entrada da picape Volkswagen, ficando no lugar da Amarok 2.0 turbo diesel, que foi retirada de produção no inicio do ano.
Índice desta matéria
Agora, todas as versões da Volkswagen Amarok vendidas no Brasil, usam o potente e mais moderno motor 3.0 V6, turbo diesel, que entrega 258 cv de potência para um torque de 59.1 kgfm. Há ainda uma função Overboost, que por alguns segundos, permite que a picape alcance a potência de 272 cv.
Com este motor 3.0 V6, a Amarok Comfortline vai de 0 a 100 km/h em apenas 7.4 segundos, e é disparada a mais rápida do Brasil nesta categoria.
Até então a versão mais acessível da Amarok trazia o 2.0 bi-turbo diesel TDi de 180 cv, que estava na picape desde o seu lançamento por aqui em 2010, esta versão também era a única da picape, a ter câmbio manual, que deixou de ser ofertado com a chegada do V6.
Lembrando que a Amarok Comfortline V6, tem tração 4×4 inteligente 4Motion e câmbio automático de 8 marchas.
O encerramento das vendas do motor 2.0 diesel no Brasil, foi na verdade uma obrigação da nova legislação de controle de emissão de poluentes Proconve L7, que entrou em vigor neste ano, sendo que o motor 2.0 bi-turbo TDi não atende as novas e mais severas exigências de controle de emissões de poluentes, empregadas no país.
Não custa lembrarmos que este mesmo 2.0 TDI turbo diesel, foi um dos grandes responsáveis pelo “diesel gate”, aquele episódio na qual a Volkswagen foi pega adulterando eletronicamente os motores, nos testes de emissão de poluentes, em uma tentativa de enganar as exigências dos controles de poluição, além disso, o polêmico bloco 2.0 diesel da Amarok, foi alvo de duras criticas por parte de consumidores brasileiros donos de Amarok, devido a problemas graves e caros de serem reparados como no sistema de recirculação de gases ECR, o que denegriu um pouco a imagem da Amarok no Brasil.
Com a volta da versão Comfortline as lojas, a linha Volkswagen Amarok 2022, passa a ter três versões no Brasil, Comfortline, Highline e Extreme. Confira abaixo o preço de cada uma delas:
Amarok Comfortline V6 – R$ 294.060
Amarok Highline V6 – R$ 310.750
Amarok Extreme V6 – R$ 327.270
A troca de motor custou caro para a Amarok Comfortline, o modelo que até fevereiro de 2022 era encontrado nas lojas com o motor 2.0 de 180 cv ao preço de R$ 270.000, encareceu cerca de R$ 25 mil com a estreia do novo motor V6 de 258 cv. Mesmo não sendo barato, por R$ 295.000, a Amarok é a picape mais potente que você pode comprar no Brasil nesta faixa de preço.
Entre os equipamentos de fábrica a Amarok Comfortline V6 traz: Rodas aro 17 diamantadas, ar-condicionado manual analógico, sistema multimídia Composition Media com App Connect e tela pequena de apenas 6.3 polegadas, câmbio automático de 8 marchas com borboletas atrás do volante, para-choques, espelhos e retrovisores externos pintados na cor do veículo, protetor de caçamba, retrovisores elétricos com sistema de aquecimento para desembaçar, protetor e iluminação na caçamba.
Há ainda controle de descida e assistente de partidas em ladeiras, controle de estabilidade e de tração, faróis de neblina com luz de conversão estática, sensores de acendimento dos faróis e limpadores do para-brisa com acionamento automático, alarme com controle remoto, sistema de som com 6 alto falantes, computador de bordo, piloto automático.
Um detalhe lamentável e quase inexplicável, é que, apesar da Amarok Comfortline V6 custar quase R$ 300 mil, ela vem apenas com os dois airbags dianteiros – que são obrigatórios por lei, sendo que apenas as versões Highline e a Extreme vem com airbags laterais, algo lamentável em 2022.
Caso o comprador queira capota marítima e estribos laterais, terá que desembolsar R$ 4 mil a adicionais por estes dois equipamentos.
Além dos itens já citados na nova versão Comforline V6, a versão Highline que custa quase R$ 17 mil a mais, agrega itens como rodas maiores aro 18, ar-condicionado digital automático dual zone, sistema multimídia Discover Media com GPS nativo e tela de 6,5 polegadas, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com borboletas atrás do volante, faróis bi-xênon com iluminação diurna em LED, seis airbags, banco do motorista e do passageiro dianteiro com ajustes elétricos.
Há ainda na configuração Highline, detalhes cromados na carroceria, retrovisores externos com rebatimento automático ao estacionar, indicador da pressão dos pneus e bancos com revestimentos parcialmente em couro.
Além dos itens da versão Highline, a versão top Extreme da Amarok, agrega detalhes em Black Piano na carroceria, rodas ainda maiores aro 20, bancos e revestimentos internos em couro nobre Nappa, estribos laterais planos em alumínio cromado, para-choques com visual exclusivo, santo Antônio esportivo na caçamba, além de pedais em alumínio.
Este deve ser o ultimo ano da Volkswagen Amarok no mercado brasileiro, isso porque ainda este ano 2022, deve ser revelada a geração completamente nova da picape Volkswagen (foto acima), que está sendo produzido em parceria com a Ford – usando a mesma plataforma da nova Ranger 2023.
A má notícia para os brasileiros fãs da Amarok, é que até então a Volkswagen não entrou em um acordo para produzir a nova Amarok 2023, lá em sua fábrica na Argentina, local onde atualmente é montado a picape, por enquanto a produção da Amarok está confirmada apenas para a África do Sul, de onde ele será levada para a Europa e Oriente Médio, uma possível vinda da nova Amarok ao Brasil importada da África é bastante complicada, devido ao preço pouco competitivo que o modelo teria por aqui frente as rivais com produção local.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.