Para celebrar sua tradição no automobilismo, a Aston Martin está lançada na Europa, uma nova edição do Vantage. Com produção limitada a apenas 300 exemplares, o Vantage AMR é o primeiro carro de rua, desenvolvida pela Aston Martin Racing, divisão que prepara os bólidos de corrida da marca inglesa.
Esse é o primeiro carro de rua da AMR, que pretende se tornar uma espécie de AMG da Aston Martin
Mais explosivo e bonito, o Vantage AMR traz uma série de diferenciais em relação ao Vantage original, ao começar pelo motor V12, que foi reconfigurado para entregar 600 CV, um ganho de 30 cavalos. Haverá ainda uma versão com motor V8, que no caso debita 430 CV.
O AMR é o Vantage de série mais potente da história. Modelo que é um dos mais vendidos da marca, teve sua primeira geração lançada no final da década de 1970.
Tanto o AMR V12 Vantage quanto o AMR V8 Vantage, sarão de fábrica equipados com transmissão automatizada de sete velocidades, porém a Aston oferece como opcional para os mais puristas, um câmbio manual de seis velocidades. Sendo como for a tração é sempre traseira.
Além da cavalaria extra, o Vantage também recebeu um kit de acessórios exclusivos. O pacote deixou o visual do esportivo mais próximo ao Vantage GT3, que disputa competições como as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance. Entre os diferenciais estão novos spoilers em fibra de carbono, uma nova grade frontal também em carbono, rodas de liga leve de 20 polegadas, freios preparados com pinças podendo ser pintadas em verde, e um sistema de escape em titânio que reduziu o preço do carro em 12 kg.
No interior o diferencial fica por conta dos novos bancos feitos como fibra de carbono e forrados com couro Alcantara na parte central.
Quem quiser ter uma máquina dessas na garagem terá que desembolsar a bagatela de 100,000 libras pelo modelo V8 (R$ 427,000) e 150,000 libras (R$ 641,000) pelo V12. Porém apenas 300 exemplares serão produzidos ao longo dos próximos meses, sendo 200 com motor V8 e 100 com o bloco 12 cilindros.