A CAOA Chery continua determinada a crescer em vendas no Brasil, para isso a montadora aposta em uma série de novos modelos, depois do interessante Tiggo 2 lançando em março do ano passado, a marca já está vendendo desde dezembro dois novos modelos: o SUV Tiggo 5X e o sedan Arrizzo 5. Este último é o que nos iremos abordar com mais detalhe neste post. Com preços partindo de R$ 65,990, o sedan chega apostando no bom espaço interno, boa lista de equipamentos, design equilibrado e no curioso motor turbo flex de 150 cv.
Versões e conjunto que promete agradar…
O Arrizo 5 2019 chega ao Brasil em duas configurações a RX por R$ 65,990 e a RXT por R$ 72,990. Para fazer sucesso o sedan da Chery aposta na relação custo/benefício, seu objetivo é tentar roubar clientes de carros como VW Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris, Honda City e Chevrolet Cobalt, oferecendo um bom pacote de equipamentos de série com um motor mais potente em relação ao rivais.
Equipamentos de série…
Arrizo 5 RX R$ 65.990
Desde a versão de entrada que sai por R$ 65.990, o Chery Arrizo vem bem equipado com sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas, conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e USB, além de rodas de alumínio aro 16, airbag duplo frontal, ar condicionado, direção com assistência elétrica, câmera traseira de estacionamento, retrovisores externos com ajustes elétricos, piloto automático, faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas que impede que o carro volte em ladeiras, indicador da pressão dos pneus, freio a disco nas quatro rodas, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, descansa braço central para os bancos dianteiros com porta objetos, volante multi-funcional revestido em couro e com ajuste de altura, faróis com guia de LED, luz de condução diurna DRL, lanternas traseira de LED com lanternas de neblina, além de câmbio automático CVT.
Arrizo 5 RXT R$ 72.990
Já a versão top de linha que custa R$ 7 mil a mais (R$ 72.990), além dos itens já citados acima adiciona teto solar elétrico, rodas de liga leve maiores, aro 17, ao invés de 16, bancos em couro sintético, moldura cromada nas janelas e descansa braço central no banco traseiro com porta copos.
Interior não é ruim mas tem detalhes para evoluir…
A cabine do Chery Arrizo 5 tem desenho um “ok”, ou seja, nada muito ousado ou moderno em termos de estilo, porém também não é feio, o acabamento é de bom nível para a categoria, o painel é construído com plastico macio ao toque, há detalhes em Black Piano no console e cromados nas saídas de ar no painel, o que tenta dar um ar mais sofisticado ao interior. A versão mais cara RXT conta com bancos revestidos em couro sintético com costuras vermelhas.
Porém há pontos que ainda precisam evoluir no interior do Chery Arrizo 5, como o desenho do console central que não é muito atraente assim como o posicionamento e a ergonomia dos botões que aparentemente exige um certo estudo por parte do motorista para se habituar, principalmente a posição dos comandos da distribuição do ar na cabine e da central multi-mídia, que ainda tem a tela em uma posição inclinada que cria bastante reflexo atrapalhando sua visualização, outro ponto negativo são os mostradores do painel de instrumentos, com grafismo de números pequenos e uma iluminação um tanto confusa (foto abaixo).
Boas dimensões e bom espaço interno no banco traseiro….
O espaço interno é um dos ponto fortes do sedan da CAOA Chery, o Arrizo 5 mede 4.53 m de comprimento por 1.81 m de largura, já o entre-eixos fica em 2.65 m, com isso ele acomoda com conforto cinco passageiros adultos, ele é 5 cm mais comprido e 6 cm mais largo que o VW Virtus, empatando na distância entre-eixos 2.65 metros. Porém devido ao design da carroceira com a traseira curta, o porta-malas do Chery Arrezo 5 tem capacidade apenas razoável, 430 litros, o VW Virtus leva 521 litros, e o Toyota Yaris 476 litros.
Clique na imagem para ampliar
Motor turbo flex com 150 cv promete fazer bonito em consumo…
O conjunto mecânico do Chery Arrizo 5 é o que fará muita gente pensar em leva-lo para casa, o modelo terá um motor bastante moderno, potente e econômico, um bloco quatro cilindros 1.5, turbo flex, com duplo comando variável de válvulas, calibrado para entregar 150 CV com etanol ou 147 cv com gasolina, tendo um torque de 19 kgfm com ambos os combustíveis, essa força chega às rodas dianteiras por meio de uma caixa automática CVT que simula sete velocidades (o motorista pode optar por fazer as trocas de forma manual sequencial com toques na alavanca para cima o para baixo, não há borboletas atrás do volante).
Ele precisa de 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e pode atingir velocidade máxima de 190 km/h, números não tão impressionantes para um carro de 150 cv, mas isso tem um culpado, o câmbio CVT, que no caso foi ajustado para priorizar o conforto e economia de combustível ao invés de desempenho. O consumo divulgado agrada ficando em 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, enquanto que com gasolina no tanque os números ficam em 10 km/h na cidade e 13 km/l na estrada.
Clique na imagem para ampliar
Design…
O estilo do Arrizo 5 agrada, ele mostra uma boa evolução em comparação aos primeiros carros chineses que chegaram ao mercado brasileiro, o CAOA Chery Tiggo 5 tem design harmonioso e equilibrado, o sedan tem faróis com estilo limpo e moderno, com guia de LED, o para-choque tem desenho esportivo com falsas tomadas de ar nas laterais e luzes de condução diurna DRL de LED no lugar dos faróis de neblina.
Enquanto que as laterais também são bem desenhadas, com vincos na altura das maçanetas que deixam a carroceria mais fluída e esportiva, o teto é curvo e tem caimento acentuado na traseira, o porta malas é curto, as rodas aro 17 (na versão top) também deixam o sedan mais esportivo.
Clique na imagem para ampliar
Na traseira a Chery também não inventou moda, fez um estilo limpo e o atraente, apesar do desenho das lanternas passarem aquela sensação de “já vi isso em algum lugar”, elas são bonitas e contam com iluminação total por LED, o para-choque conta traz lanternas de neblina embutidas e detalhes na cor prata em sua parte inferior, e a tampa do porta malas tem uma espécie de aerofólio embutido e um friso cromado que liga as lanternas, são apenas detalhes que pouca gente irá notar, porém que mostram uma preocupação da Chery com a aparência do carro.
Cores…
O CAOA-Chery Arrezo 5 terá cinco opções de cores para a carroceria: Branco, Prata, Marrom, Preto e Azul.
Seguro barato e garantia de 5 anos…
Para atrair compradores a CAOA-Chery oferece atrativos como garantia total de 5 anos, além do seguro CAOA-CheryTotal, com preço fechado no valor interessante de R$ 1.699, sendo que este preço pode ser parcelado em 8 vezes.
Fabricado no Brasil….
O Arrizo 5 é o terceiro modelo fabricado pela CAOA-Chery em sua planta em Jacareí, São Paulo – de la também saem o Tiggo 2 e o QQ. A expectativa da marca é de vender 400 exemplares do Arrizo 5 por mês, números tímidos se comparado aos rivais como VW Virtus, porém que já garantiriam mais um valoroso espaço para a CAOA-Chery no mercado brasileiro, marca que é apenas uma estreante e ainda precisa provar que veio para ficar e se consolidar.
A CAOA Chery…
Entre os pontos negativos do Arrizo 5 está justamente a falta de “tradição” da marca CAOA Chery – parceria entre o grupo brasileiro CAOA e a montadora chinesa Chery, o que muito deve refletir na desvalorização do modelo, que tende a ser bem maior do que os rivais, além da rede de revendas e a oferta de peças, que ainda é muito limitada comparada a marcas como Volkswagen, Fiat e Chevrolet, porém claro, temos que ser justos, o grupo CAOA Chery foi formado em 2018, eles ainda estão se reestruturando no Brasil, estes novos modelos que estão chegando fazem parte de uma nova leva, muito mais evoluídos do que a primeira onda de carros chineses da Chery que chegou por aqui.