Saab 9-5 2004
A GM vinha desde o começo de 2009, tentado achar um comprador para a marca sueca SAAB, pois o tempo passou e as negociações não conseguiram ser concluídas, uma das interessadas em ficar com a SAAB era a fabricantes de esportivos holandesa Spyker, porém nesta sexta-feira (18 de dezembro) as negociações terminaram.
A Spyker e a General Motors não chegaram em um acordo e com isto a GM comunicou que lamenta mais fechará a marca SAAB.
Saab 900 1997
Segundo o responsável pela GM na Europa, Nick Reilly, o fechamento da SAAB, não se encaixa, como um pedido de concordata, ou um processo de liquidação forçada. Ele espera que a SAAB consiga pagar sua dívida com por exemplo coms seus fornecedores.
Esta semana o grupo chinês BAIC, comprou 19% das ações da marca sueca, e mesmo com o fechamento da montadora este acordo ainda será válido.
A SAAB continuará ainda a oferecer serviços de pós vendas, com peças de reposição, e atendimento mecânico.
Saab 9000 1998
A história da SAAB.
Fundada em 1937 na Suécia, com o objetivo de dar suporto à indústria aeronáutica sueca, a SAAB começou a produzir automóveis após a Segunda Guerra Mundial, e na década de 90 passou a pertecer a General Motors.
A montadora conseguiu produzir modelos de alta qualidade e que conseguiram ter bons números em vendas, como os modelos 900 e o 9000, que conseguiram se dar bem inclusive em mercados importantes como o dos EUA, que hoje é o principal público da SAAB.
Saab 9.5 2010
No início deste ano a montadora havia mostrado a nova geração do sedan 9.5, que entraria em produção em 2010, mas agora não se sabe qual será o futuro deste projeto.