Assim como ocorreu com outros modelos da CAOA-Chery, o sedan Arrizo 6 acaba de ganhar uma versão híbrida, chamada de Arrizo 6 Pro Hybrid 2023, o novo modelo tem preço de R$ 159.990 e traz como destaque sua motorização levemente eletrificada, um bloco 1.5L Turbo que trabalha em conjunto com um sistema híbrido de 48v, chamado de BSG. O Arrizo 6 Pro Hybrid é uma das novidades da linha 2023 do sedan, que chegou recentemente as lojas, lembrando as outras versões do Arrizo 6 seguem sendo vendidas normalmente.
Índice desta matéria
Arrizo 6 GSX – R$ 128.490 (ainda modelo 2022)
Arrizo 6 Pro 2023 – R$ 146.990 (R$ 148.490 pinturas metálicas e sólidas)
Arrizo 6 Pro Hybrid – R$ 159.990 (R$ 161.490 pintura cinza metálica ou branco perolizado)
Acima o Arrizo 6 GSX, a versão mais barata da linha, parte de R$ 128.990, porém tem visual e interior mais simples
Além da nova versão híbrida R$ 159.990, é possível encontrar o Chery Arrizo 6 em duas outras configurações: GSX e Pro, sendo que a GSX que sai por R$ 128.480, é uma versão antiga do sedan, com visual pré-facelift, tem interior mais simples e é menos equipado, em compensação o preço é muito mais baixo, cerca de R$ 20.000 a menos do que a versão Pro, que sai por R$ 146.990, tanto a GSX quanto a Pro, usam motor 1.5 flex de 150 cv e câmbio CVT de 9 marchas.
O conjunto híbrido da Chery é simples porém funcional, usa o já conhecido motor 1.5 turbo flex de 150 cv, usado nas demais versões do Arrizo 6, combinado com um pequeno “motor gerador” elétrico instalado lugar do alternador convencional, este sistema elétrico paralelo é alimentado pela energia gerada nos discos de freios durante as frenagens, o sistema armazena a energia extra em uma bateria de 48 volts.
São 10 CV de potência e 4.1 kgfm de torque obtidos pelo sistema híbrido de 48v. Em momentos que são necessários mais cavalos, como ao fazer uma ultrapassagem, ou para colocar o carro em movimento ao sair de um semáforo, esta força extra entra ação, elevando a potência total do Arrizo 6 para 160 CV e o torque para 25.5 kgfm, além de diminuir a necessidade do motor a combustão para alimentar equipamentos elétricos do carro, como o ar-condicionado, representando uma economia de 13% em relação ao motor flex.
O câmbio é automático do tipo CVT e simula nove velocidades e a tração dianteira.
O grande destaque dessa nova versão híbrida era para ser o baixo consumo de combustível, era porque? O conjunto híbrido leve ajuda, porém não faz milagres, o consumo com etanol é de 8,9 km/l na cidade ou 12,5 km/l na estrada, enquanto com gasolina: 9,9 km/l na cidade ou 13,5 km/l na estrada.
Porém calma, antes de reclamar, saiba que comparado com a versão o Arrizo 6 Pro normal, o conjunto híbrido proporciona uma economia entre 1 a 1.5 km por litro, rodando na cidade, por exemplo, a versão flex na cidade com etanol faz apenas 7,4 km/l, enquanto o modelo híbrido atinge 8,9 km/l, porém com gasolina e na estrada a diferença é mínima no consumo, o modelo flex faz 13,4 km/l enquanto o híbrido 13.5 km/l.
Vale apena comentarmos que o Arrizo 6 Pro Hybrid, não é um híbrido “full” HEV, igual ao Toyota Corolla, que tem um motor elétrico próprio de alta potência, que em algumas situações é capaz de mover o carro (o motor elétrico do Corolla sozinho tem 72 cv), o Arrizo 6 Pro é um híbrido leve (MHEV) de 48 volts, um conjunto híbrido mais simples e menos potente, com apenas 10 cv de potência, e que apenas auxilia o motor a combustão, não sendo capaz de mover o carro sozinho.
Esta diferença pode ser percebida no preço, o Corolla híbrido custa cerca de R$ 20.000 mais caro que o Arrizo 6 Pro Hybrid, em contra partida o rival japonês faz mais de 17 km/l, enquanto o modelo da Chery no máximo 13,5 km/l.
Outro diferencial do Arrizo 6 Pro Hybrid é o seu desempenho, a atuação do sistema híbrido leve e seus cavalos e principalmente o torque extra, melhoraram bastante o comportamento do sedan, que agora vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos, enquanto o Arrizo 6 Pro sem o sistema híbrido cumpre esta mesma prova em 9.9 segundos.
Porém a velocidade máxima segue em 190 km/h, a mesma do modelo com motor não híbrido.
Visualmente a versão Hybrid se distingue da outra versão Pro apenas pelo estilo da grade no mais tudo igual, o carro segue vindo com as mesmas rodas aro 17 da versão Pro flex.
Acima a versão normal do Arrizo 6 Pro, note a grade frontal diferente, mais simples em relação ao modelo híbrido
O preço está longe de ser uma pechincha, porém o Arrizo 6 Pro Hybrid 2023 vem de série muito bem equipado, a lista inclui itens como câmera 360 graus, teto solar, central multimídia com tela touch screen de 10.25 polegadas, carregador wireless para smartphones, bancos do motorista com ajuste elétrico, bancos em couro, ar condicionado digital com saída para o banco traseiro, painel digital com 10,25 polegadas HD, retrovisores elétricos com aquecimento para desembaçar e rebatimento automático, dois modos de condução: Sport e ECO, sensor de estacionamento traseiro, sistema keyless com abertura das portas por aproximação, três tomadas USB, sendo duas dianteiras e uma traseira, monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
Há ainda de série, faróis do tipo Full LED, faróis de neblina em LED, lanternas em LED, acendimento automático dos faróis, alerta de trefego cruzado traseiro, assistente de partidas em rampas, monitoramento de pontos cegos, freio de estacionamento eletrônico por botão e função auto hold, controles de tração, estabilidade, freio a disco nas quatro rodas e seis airbags.
Porém infelizmente ainda não existem no Arrizo 6 Pro do Brasil itens como piloto automático adaptativo e frenagem automática, uma pena.
Tanto com motor flex ou agora com o conjunto híbrido, o Chery Arrizo 6 Pro agrada e vale sim uma visita a concessionária CAOA Chery, tem visual bonito, interior muito bem acabado e traz uma lista recheada de equipamento, o motor híbrido leve veio para deixar o modelo ainda mais competitivo, melhorando o consumo e o desempenho.
O único problema é o preço cobrado por esta nova versão, R$ 13.000 a mais, comparado com a configuração 1.5 flex, o que na pratica não faz muito sentido, já que a economia de combustível não é tão impactante (melhorou entre 1 a 1.5 km por litro na cidade e não muda na estrada), o desempenho melhor é válido e pode sim pesar na escolha de alguns, porém não para todos. Ah, lembrando que a lista de equipamentos não traz mudanças da versão Pro para a Pro Hybrid.
E ai. Você acha que vale pagar R$ 13.000 pelo conjunto híbrido ? Deixe a sua opinião.
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