A construtora inglesa Aston Martin, revelou nesse final de semana sua mais nova máquina, o espetacular Valhalla. Com produção limitada a apenas 500 exemplares e preço de 1.5 milhão de libras esterlinas, algo próximo de R$ 7.4 milhões, esse é um dos bólidos mais rápidos e caros já construído pela Aston.
O bólido da Aston Martin será um hiper carro, ele é praticamente um carro de F1 com permissão para rodar nas ruas. E este é um projeto bastante aguardado no mercado, há anos a Aston Martin prometia lançar no mercado um super-esportivo desenvolvido em parceria com a Red Bull Racing, sua equipe parceira na Fórmula 1. Anteriormente o projeto era conhecido como AM-RB 003. O Valhalla será o próximo carro de James Bond no novo filme do 007 que deve estrear nos cinemas no próximo ano.
Clique na imagem para ampliar
O nome Valhalla, apesar de ser de difícil pronuncia tem uma referência profunda e curiosa, Valhalla, se prenuncia “Vaiala”, é uma espécie de paraíso, em Asgard aonde os guerreiros da mitologia Nórdica, vão após morrerem, o porque da escolha deste nome a Aston não revelou, porém desde 1951, a montadora britânica tem por costume batizar seus carros mais potentes e velozes com um nome que comece com a letra “V”.
O chassi do Aston Martin Valhalla é do tipo monocoque, ou seja, uma base única na qual é montado todos os outros componentes do carro, praticamente toda a carroceria e o chassi são feitos em fibra de carbono, para baixar o peso.
O visual do Aston Martin é espetacular, diferente da maior parte dos superesportivos é um carro com formas modernas, porém simples e funcionais, toda a carroceria foi esculpida pensando na melhor função aerodinâmica, e claro com a intenção de deixar o veículo mais veloz, o desenho foi concebido pelo mestre da F1, Adrian Neway, responsável por desenhar diversos carros vencedores da F1 como os carros vencedores da equipe Williams de década de 1990, além de ter sido o responsável pelo projeto de todos os carros vencedores da F1 da equipe Red Bull, junto os carros projetados por Adrian Neway já somam 10 títulos da F1, além de Neway também é responsável pelo projeto o designer Miles Nurnberger e o pessoal de engenharia da equipe Red Bull de F1, ou seja, o Valhalla já nasceu com pedigree.
O interior é igualmente espetacular, parece saído de uma nave espacial de um filme de ficcão cientifica. A cabine tem arquitetura minimalista, apesar de parecer um carro conceitual, este já é o interior do Valhalla que chegará as ruas em 2020. Assim como nos carros de F1, a maior parte dos comandos ficam concentrados no volante que tem desenho retangular, praticamente não há painel, o console de instrumentos é um pequeno “cluster” digital posicionado logo acima do volante, o console central foi imprimido em uma impressora 3D.
Em função de reduzir o peso final do carro, tudo que não era essencial foi removido, por exemplo não há sistema de som, ou revestimentos nas portas, os bancos são extremamente finos e leves, assim como o banco de um F1 o motorista fica praticamente sentado no chão, até mesmo os puxadores das portas são pensados para baixar o peso do carro, são alças em tecido.
Além de rápido os projetistas da Aston também se preocuparam em um criar um superesportivo eficiente em termos energéticos, ele o Valhalla contará com um motor V6 3.0L turbocharged, que trabalha em conjunto com um sistema híbrido alimentado por baterias elétricas. A combinação dos motores elétricos com o a combustão gera uma potência equivalente em torno dos 1.000 cv.
Com essa força o Valhalla poderá ir de 0 a 96 km/h em menos de 3 segundos, sua velocidade final é estimada para ficar acima das 200 milhas (320 km/h), números não tão impressionantes para os dias atuais, porém a principal qualidade do Astron Valhalla deve ser mesmo sua dirigibilidade em curvas, devido a aerodinâmica, o baixo peso e o centro de gravidade, o modelo deve voar baixo em curvas.
O lançamento oficial do Novo Aston Martin Valhalla foi nesse final de semana no Monterey Car Week, porém maiores detalhes técnicos sobre o modelo serão divulgados em breve, a Aston Martin já está aceitando pedidos de compra para o carro em seu site, ainda não há uma data para que as primeiras unidades sejam entregues, porém a expectativa da marca é fazer os primeiros carros em 2020.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.