Alta Resolução – Clique sobre a imagem para ampliar (High Resolution)
Lançado em 2001, o Vanquish foi produzido até 2006, e é considerado um dos modelos mais bem sucedidos da história da Aston Martin. O modelo que ficou conhecido no mundo todo, por ser o carro de James Bond no filme “Um Novo Dia para Morrer”, foi o responsável por recuperar a imagem da montadora inglesa.
Quase uma década após o seu lançamento as linhas do superesportivo ainda continuam atuais e serviram de base para a criação dos modelos atuais da marca, como o DBS, DB9 e V8 Vantage.
O Vanquish era equipado com um motor V12 48 válvulas com 466 CV de potência desenvolvido pela Cosworth (na época a Aston ainda pertencia a Ford) desenvolvia 52.4 kgfm de torque máximo, e levava o Vanquish em cinco segundos aos 100 km/h e podia atingir 306 km/h de velocidade máxima.
Números que hoje em uma época onde há SUVs com de mais de 2 toneladas como o X6 M vai de o a 100 km/h em 4.7s, e sedan de luxo como o Mercedes E 65 AMG faz de 0 a 100 km/h em 4.5 s, o desempenhodo Vanquish pode não parecer tão impressionante para um superesportivo, porém quando foi lançado, o Aston Martin rivalizava com os carros mais rápidos do mundo como: Ferrari 575 Maranello, Porsche 911, Bentley Continental GT e Lamborghini Gallardo (lançado em 2003).
O Vanquish V12 pode ser definido como: um carro extremamente rápido, bonito, confortável , luxuoso e bem equipado. O acabamento é rico em detalhes feito de forma artesanal, equipado com airbag duplo, ar condicionado automático digital, controle de tração e de estabilidade, computador de bordo, bancos esportivos e com câmbio automático de seis velocidades com borboletas atrás do volante, que permitia que as troca fossem feitas de forma manual, na época uma grande novidade.
Alta Resolução – Clique sobre a imagem para ampliar (High Resolution)
Em 2004 a Aston Martin lançou uma versão ainda mais rápida e potente, chamada Vanquish S V12, equipada com um propulsor 6.0 L com 520 CV de potência. O superesportivo podia acelerar de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos e tinha velocidade máxima de 320 km/h, ele foi o Aston Martin maisr rápido já feito atá a chegada do One 77, lançado no final 2008 e que é capaz de chegar aos 350 quilômetros por hora.