A concessionária da Aston Martin em SP finalmente revelou o preço do Vanquish no Brasil – o superesportivo top da marca britânica, já está a venda no país custando a bagatela de R$ 1,85 milhão. Considerado por muitos o melhor carro que o dinheiro pode comprar, ele é rival de bólidos como Lamborghini Aventador e Ferrari F12 Berlinetta. O carro foi uma das atrações do Auto Premium Show, que aconteceu nesse final de semana no Jockey Club de São Paulo.
Magnifico – essa é o melhor adjetivo para descrever o bólido mais selvagem e caro da Aston. Sucessor do DBS ele foi lançado na Europa e nos EUA no final de 2012, por lá ele custa o equivalente a $ 300,000 (menos de R$ 700,000).
O estilo sublime foi inspirado no Aston DB7 de 1994; a carroceria tem um jeitão agressivo e ao mesmo tempo elegante e sedutor. O capô musculoso é feito de fibra de carbono, tal como praticamente todo o resto da carroceria, até o eixo de transmissão é feito de carbono, já as roda de 20 polegadas são forjadas em alumínio. Sob o capô repousa um motorzão V12 6 Litros que gera 573 CV a 6.750 rpm e 63.2 kgfm a 5.500 rpm. O bloco é menos selvagem do que os V12 dos rivais italianos que geram em torno de 700 CV. Rápido com um fuzil, as trocas de marcha são feitas de forma manual, por meio de paddler shifts acoplados ao volante.
Junto com o design grande diferencial do Aston fica por conta do seu interior, com exceção do conterrâneo Bentley Continental, nenhum superesportivo tem um acabamento tão refinado e sublime, quanto o do Vanquish, não há um mísero centímetro dentro do Aston que não seja coberto com couro, alumínio ou fibra de carbono. O volante de laterais retas foi empresta do One 77, assim como o acabamento dos bancos – enquanto o sistema de som de 1.000 watts RMG entregues por 13 alto-falantes foi desenvolvido pela dinamarquesa Bang & Olufsen. Com características de um GT (Gran-Turismo) – carro esportivo para longa viagens, o modelo está disponível com quatro ou apenas dois bancos.
Porém apesar do uso extensivo de materiais leves como fibra de carbono e alumínio, o Vanquish não é um dos superesportivos mais leves (1.750 kg). O peso um tanto elevado associado com a potência do V12 que não é um dos mais fortes faz com que o Aston tenha um desempenho inferior aos concorrentes, enquanto rivais em preço como Aventador e Ferrari F12 vão de 0 a 100 km/h em 3 segundos e passam dos 340 km/h, o Vanquish precisa de 4.2 segundos para atingir os 100 km/h e não passa dos 300 km/h. Sua aceleração é próxima de um BMW M5 ou um Chevrolet Camaro – que custa quase 10 vezes menos.
Apesar disso foi tem alguma duvida que é esse um dos carros mais fabulosos do mundo, um superesportivo como poucos no planeta. Dois brasileiros já se dispuseram a pagar 2 milhões por essa máquina e a previsão da revendedora da Aston é de vender mais 2 exemplares até o final do ano.