A Audi revelou na Alemanha a nova geração do A1, o compacto lançado em 2010 foi inteiramente renovado na linha 2019, ficou maior, traz desenho mais agressivo, motores mais potentes e novos equipamentos.
Corrigindo os pontos fracos…
Sem fazer o sucesso esperado, a Audi tratou de deixar o A1 mais interessante e competitivo nesta nova geração, a montadora sanou as principais criticas da geração anterior do compacto, principalmente o espaço interno apertado no banco traseiro e para as malas, além da cabine com acabamento simples. Para isso a montadora mudou a plataforma do modelo, agora o A1 usará a mesma base modular MQB do VW Polo.
Graças à nova plataforma o comprimento do Audi A1 Sportback, cresceu nada menos do que 5.6 cm, totalizando agora 4.03 metros, a distância entre-eixos também foi ampliada, passou de 2.50 m para 2.56 m, já a largura permaneceu a mesma 1.74 metros, assim como a altura que é de 1.41 metros. Além do maior espaço interno no banco traseiro, as novas medidas do A1 também proporcionaram uma ampliação no espaço do porta-malas, e foi um baita aumento, 65 litros, passando de 270 para 335 litros, ou até 1090 litros, com o banco traseiro rebatido.
Design…
O desenho do novo Audi A1 Sportback 2019 ficou bem mais invocado, principalmente na dianteira, que ganhou grade maior, para-choque com perfil esportivo e entradas de ar maiores, além de novos faróis de perfil afinado e iluminação interna futurista totalmente por LED.
Nas laterais há vincos mais evidentes, já o teto ganhou um novo caimento mais acentuado e a coluna traseira “C” está mais grossa, deixando o modelo com um perfil de coupé. Já na traseira as lanternas apresentam um novo desenho, estão maiores e o para-choque assumiu um perfil esportivo trazendo falsas saídas de ar e um pequeno difusor na sua porção central. O novo Audi A1 virá com opções de rodas aro 15 até 18.
Interior mais refinado e equipado….
A cabine do Audi A1 2019 ficou bem mais interessante, o interior foi todo reprojetado, agora o painel traz orientação voltada ao motorista, além de diversas partes que podem ser customizadas, como as cores e materiais usados nos revestimentos do painel, saídas de ar e console central, entre os materiais estão apliques em plástico colorido, black piano, ou fibra de carbono.
O desenho do painel está mais moderno, adotando linhas retas e quadradas, ao invés do estilo minimalista e de formas ovais da geração anterior, outra novidade é que o A1 passa a contar também com o painel digital configurável da Audi com display de alta resolução com 10.25 polegadas. Outra novidade na cabine é a iluminação com LED colocados em pontos estratégicos no interior do carro, com cores configuráveis em até 30 opções.
Equipamentos…
Entre os novos equipamentos do Audi A1, estão sistema multi-mídia MMI de ultima geração com tela de 10.1 polegadas, conexão total com smartphones Apple e Android, duas tomadas USB, sistema de carregamento wireless de celulares, sistema de som da marca Bang & Olufsen, com efeito, 3D e 560 watts, ar-condicionado automático digital dual zone, além de novos recursos de segurança como piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura do veículo à frente, alerta e auxilio para mudança de faixa, radar que detecta situações de colisão, por exemplo, com outros veículos, pedestres ou ciclistas, alertando o motorista e freando o carro de forma automática.
Apesar de ser compacto e fácil de estacionar, pela primeira vez o Audi A1 virá com câmera traseira com sensor de aproximação e opcionalmente Park Assist, capaz de estacionar o compacto de forma automática em vagas paralelas ou perpendiculares, tendo também função para sair de forma automática de vagas paralelas.
Mecânica…
Na motorização o novo Audi A1 estreia novos motores, mais potentes que os da geração anterior, a Audi quis deixar o carrinho mais divertido, os motores vão do 1.0 três cilindros de 95 cv até o potente 2.0 TFSI com 200 cv, todos a gasolina, turbo e com injeção direta de combustível, o modelo também terá uma versão intermediária com motor 1.5 TFSi com cerca de 150 cv.
Haverá três opções de câmbio para o novo Audi A1 2019: manual tradicional de seis marchas, automático S-Tronic com 7 velocidades e dupla embreagem e a terceira opção será o câmbio esportivo S-Tronic automático de 6 marchas, exclusivo para a versão de 200 cv.
A Audi também realizou melhorias na suspensão do A1, de acordo com a montadora nesta nova geração o compacto teve sua dirigibilidade melhorada, apresentando melhores níveis de controle e esportividade, opcionalmente o Audi A1 poderá vir com suspensão esportiva com amortecedores ajustáveis. Independente da suspensão os freios contam com discos maiores com pinças pintadas em vermelho, além do pedal de freio com uma precisão melhor.
Nas lojas em…
O novo Audi A1 Sportback será lançado na Europa entre outubro ou novembro de 2018. Os preços na Alemanha começam em 20 mil euros (R$ 88.300), lembrando que no Brasil o Audi A1 na linha 2018 é encontrado partindo de R$ 114 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.