Clique na imagem para ampliar
Depois da Mercedes que reestilizou o Classe C em janeiro e da BMW que no início do mês apresentou o Novo Serie 3, foi a vez da Audi atualizar o seu modelo mais vendido. A montadora das quatro argolas mostrou hoje o A4 2012, em seu facelift de meia idade, a oitava geração do sedan. Confira os detalhes…
Jogo dos sete erros: você consegue diferenciar qual dos modelos acima é o novo A4 e qual é o A6
Design…
O novo visual do A4 pode não ser o mais original do mundo ou agradar a todos, mas já estava na hora do modelo receber um facelift, já fazem quase quatro anos que a atual geração do A4 foi a lançada e a Audi não poderia correr o risco de ter o seu principal modelo vendas ultrapassado em relação aos seus demais carros.
O modelo segue a nova proposta de estilo da marca, com a tradicional grade trapezoidal, com faróis arrojados e para-choque agressivo, porém este é exatamente o mesmo estilo usado inicialmente no A1, e agora nos novos A6, A7 e A8. Ou seja o carro ficou mais bonito e moderno, porém falta um pouco de originalidade entre os modelos da marca.
Este facelift deve manter o A4 atual, até a chegada da nona geração, que deve ser lançada em 2013. A versão perua do A4, também foi reestilizada (foto abaixo), assim como a versão esportiva do modelo, chamada de Audi S4.
A4 Avant 2012
Motorização…
Além do novo visual outra novidade do A4 são os seus motores, que ficaram em média 11 % mais econômicos. Ao todo entre propulsores a diesel e a gasolina serão 10 opções de motores. O destaque fica por conta da versão equipado com o motor 2.0 TDI (diesel) de 134 CV, que promete fazer até 21 km por litro.
Já para o mercado brasileiro a Audi irá trazer apenas as versões equipadas com motores a gasolina. Por aqui o A4 2012 deve ser oferecido com três opções de motorização, a versão de entrada será equipada com o 1.8 FSI de 170 CV que substituiu o atual 2.0 FSI de 183 cavalos, já a intermediária traz um bloco 2.0 TFSI de 211 CV, enquanto que a top de linha é impulsionada por um V6 3.0 TFSI de 272 CV de potência.
Já no interior praticamente não há modificações, o único diferencial é o sistema multimídia MMI que teve os seus comandos simplificados. O modelo também ganhou novas opções de revestimentos internos, que deixam o sedan médio da Audi ainda mais refinado e luxuoso, o comprador pode escolher qual materiais e cores irá ter seu A4.
Além disso o S4 ganhou um novo volante esportivo. Tanto para a versão Avant quanto para a sedan a Audi continua ainda oferecendo o pacote opcional S-Line, que inclui bancos esportivos, acabamento exclusivo, rodas aro 18 ou 19 e um sistema de suspensão esportiva.
Na traseira a tampa do porta malas é nova e mais aerodinâmica, as lanternas também trazem um novo desenho e luzes LEds, por fim o para-choque traseiro também foi sutilmente redesenhado.
Por aqui o A4 2012 deve chegar no primeiro ou segundo trimestre do próximo ano. O A4 é de longe o modelo mais vendido da história da Audi, ao longo de 39 anos de produção, mais de 10 milhões de unidades foram vendidas.
Audi S4, motor de 333 CV e aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos
Audi S4 2012:
A Audi apresentou a linha 2012 do S4, a versão esportiva do A4 que também está disponível nas variantes sedan e perua, ganhou novos para choques, nova grade e fárois e lanternas com LEDs. No capô do esportivo continua a pulsa um motor V6 com 333 CV de potência. Ele é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 5 segundos e só não passa dos 250 km/h porque a velocidade máxima é limitada eletronicamente.