A Audi segue investindo na eletrificação de seus carros, a montadora alemã acaba de revelar os inéditos A6 Sportback e-tron e A6 Avant e-tron, estes são os primeiros carros 100% elétricos da Audi a serem ofertados nas carrocerias Sportback e Avant. Eles tem carroceria, interior e construção completamente diferente da atual família Audi A6 a gasolina.
Índice desta matéria
O desenho dos novos A6 e A6 Avant e-tron, além do aspecto agressivo, também foi pensado para obter o máximo em desempenho aerodinâmico, os espelhos tradicionais aqui foram substituídos por câmeras, as maçanetas das portas ficam embutidas dentro da carroceria e as tomadas de ar foram minimizadas, até porque como são elétricos a necessidade de refrigeração do motor é muito menor.
Note os faróis pequenos e divididos em dois grupos separados, este estilo deve se tornar padrão nos futuros lançamentos da Audi, vale a pena comentar que este modelo terá de série os famosos faróis LED Matrix, capazes de ajustarem sua luminosidade de acordo com o ambiente e direcionar o facho para evitar de ofuscar os outros motoristas.
Enquanto na traseira ambos os modelos contam com lanternas compostas por uma barra de OLED que corta o carro de um lado ao outro, contando com nada menos do que 45 segmentos de luzes, elas são dinâmicas e animadas, operam através de um algoritmo próprio de acordo com a situação.
Nas laterais, ambos os modelos tem estilo esportivo, com vincos marcantes para deixar a carroceria mais musculosa, outro detalhe que chama atenção é o teto baixo e com desenho curvado, tanto na perua quanto no coupé.
Por dentro, os novos A6 elétricos da Audi também impressionam, a cabine tem desenho moderno e acabamento sofisticado, o topo do painel é monopolizado por um gigante painel OLED composto por duas telas unidas, uma do painel de instrumentos com 11,9 polegadas e outra tela maior para a central multimídia com 14,5 polegadas, há ainda uma terceira tela, localizada acima do porta luvas, ela tem 10,9 polegadas, permitindo ao passageiro ter acesso ao sistema multimídia a parte, é possível assistir algum filme no streaming ou navegar na internet sem atrapalhar o motorista.
Ainda no interior a cabine é toda revestida em matérias macio ao toque, por questões ecológicas, assim como outras montadoras, a Audi aos poucos está substituindo o couro de seus carros por tecido, como o que reveste o painel.
Vale comentarmos sobre os equipamentos presentes nestes novos A6 e-tron, o teto solar panorâmico tem uma nova tecnologia PDLC (polímeros dispersos em cristal líquido) que permite ajustar o nível de transparência do vidro e a intensidade de luz que entra no carro, é possível deixar o vidro totalmente fosco ou totalmente transparente, como se fosse uma cortina digital.
Outra inovação é o sistema de ar-condicionado quadri-zone, que permite ajustar até 4 temperaturas simultâneas, uma para cada lado do veículo, além de colocar fragrâncias para perfumar o interior. Opcionalmente a Audi também oferecerá um impressionante sistema de som assinado pela Bang & Olufsen com nada menos do que 20 alto falantes e 830 watts, há inclusive alto falantes embutidos nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.
Na parte mecânica os novos Audi A6 e-tron usa um motor 100% elétrico com potência de 362 cv (270 kW), alimentado pelo novo sistema de baterias de íon de lítio PPE com 12 módulos e 180 células prismáticas que armazenam 100 kWh, traduzindo isso de forma pratica, esta nova tecnologia permite ao elétrico da Audi ir mais longe. O A6 e-tron Sportback tem uma autonomia acima das médias dos carros elétricos atuais, rodando até 756 km no caso do Sportback ou 720 km no caso da perua Avant e-tron.
De acordo com dados de fábrica o A6 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h.
A Audi também está colocando no mercado a famosa linha esportiva “S” destes novos modelos elétricos, no caso S6 Sportback e tron e S6 Avant e tron, ambos têm 500 cv de potência, há ainda um modo boost que eleva esta potência combinada para 543 cv por alguns segundos.
As versões esportivas “S” impressionam pelo desempenho, a S6 Sportback e-tron e o S6 Avant e-tron aceleram de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcançam os 240 km/h. A autonomia do Sportback é de 675 km, enquanto a perua Avant roda 647 km.
De início o A6 e-tron terá por padrão tração traseira enquanto as versões S6 terão tração integral 4×4, posteriormente a Audi também fala em oferecer mais versões opções com tração 4×4 e traseira.
Na Alemanha as vendas dos novos A6 Sportback e-tron e A6 Avant e-tron começam a partir de setembro de 2024.
Os preços dos novos elétricos da Audi não serão nada baratos lá na Europa, partem de 75,600 euros (R$ 462.500) para o A6 Sportback e-tron ou 77.250 euros (R$ 472.300) para o A6 Avant e-tron. Enquanto as versões esportivas custarão: 99,500 euros (R$ 609.000) para o S6 Sportback e 101.150 euros (R$ 619.900) para a S6 Avant.
Parece que o Renault Kardian já agradou o mercado brasileiro, o SUV compacto já vende…
Agora no final de novembro está chegando as lojas do Brasil o novo BYD Song…
O Renault Kwid passará por mudanças no Brasil no próximo ano, nessa última semana já…
Projeção acima feita por: Kolesa.ru A Land Rover já está preparando a nova geração da…
A Kia já está vendendo em suas lojas no Brasil o modelo 2025 do Stonic,…
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.