O clube dos sedans mais luxuosos do mundo, acaba de ganhar um novo integrante. A Audi está lançado no mercado europeu, o A8 L, não se trata de simplesmente de uma versão estendida do Audi A8, mais sim do modelo mais sofisticado e moderno já construído pela montadora alemã.
Por fora, o A8 L pode não impressiona tanto quanto um Bentley Mulsanne ou um Rolls Royce Phantom, modelo que são os preferidos dos multimilionários no mundo todo, porém o design do sedan alemão chama a atenção pelo visual elegante e sóbrio, que segue a tendência atual de estilo da Audi.
O A8L traz sua carroceria medindo 5.26 metros, são 13 centímetros a mais do que o modelo convencional, todo este espaço extra, é voltado aos ocupantes do banco traseiro que podem desfrutar de um ampla distância para o banco da frente, além de algumas mordomias.
No exterior há alguns diferenciais em relação ao A8 convencional. O A8 L se destigue pela grade frontal cromada, detalhes em alumínio cromado presente nos retrovisores e nas entradas de ar, pelo sistema de exaustão com duas saídas de escape e pela inscrição W12 presente na parte traseira.
O interior do A8 L conta com o que há de mais moderno em matéria de equipamentos de conforto e segurança. O cliente terá a opção de customiza-lo, ao seu gosto, a Audi oferece varias opção de acabamento e revestimento para os bancos e portas. Graças a uma distância de entre eixos de 3.12 metros, o sedan acomoda seus ocupantes com conforto da primeira classe, simular a um jato particular.
Além da excelente gama de equipamentos presente no A8, o modelo também poderá ser equipado com alguns acessórios opcionais. Entre os principais estão um sistema de som Bang & Olufsen (considerado o melhor sistema de áudio na atualidade), ar condicionado automático com zonas individuais para o banco traseiro, com ajustes de temperatura entre os bancos traseiro, bancos com aquecimento e massageador, mesas retráteis tipo avião, sistema de entretenimento com duas telas LCD de 10.2 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros, e até mesmo um refrigerador, que fica em um console central no centro do banco traseiro.
Outro adjetivo do A8 L é a esportividade. A versão top de linha traz um motor W12 (12 cilindros em “W” ), com 6.3 L e 500 CV de potência , este conjunto desenvolve um torque máximo de 62.5 kgfm. Todos os motores do A8 também estarão disponíveis para esta versão alongada. A versão de entrada contará com um propulsor 3.0 L TDI com 247 CV de potência. O A8 L poderá ser equipado ainda com um motor 3.0 V6 TSi com 286 CV de potência, um V8 4.2 L TDI com 346 CV ou com um 4.2 L V8 que desenvolve 366 CV de potência.
Apesar do tamanho, o Audi A8 L tem desempenho de esportivo. De acordo com a Audi a versão W12 leva apenas 4.9 segundos para chegar aos 100 km/h, já a velocidade máxima por questões de segurança é limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Na Europa quem quiser ter um A8 L na garagem terá que desembolsar “interessantes” €79.900 (em torno de R$ 177,000). Já a versão top de linha do A8 L, que vem equipada com motor W12 será vendida por €137 mil, algo próximo de R$ 304.200, preço acessível se comparado aos concorrentes, como Rolls Royce e Bentley, mas no caso dos carros de super luxo, o preço nem sempre é importante.