A Audi apresentou oficialmente nessa terça feira (24 de julho), a nova geração do Q3. Completamente renovado o SUV está mais bonito e moderno, incorporando ainda uma série de inovações tecnológicas.
O Q3 traz elementos de design do Novo Q8
Visualmente o Novo Q3 2019, traz o novo padrão de estilo da linha de SUVs da Audi, que foi inaugurada no último mês com o inédito Q8. O estilo é marcado pela chamativa grade cromada com barras verticais, faróis full-LED de aspecto futurista e com iluminação Matrix a laser adaptativa na versão top, e o para-choque com perfil bastante agressivo também chama a atenção com as falsas tomadas de ar.
Toda a carroceria do novo Audi Q3 2019 é nova em relação a geração passada, as laterais ganharam volume, principalmente sobre as caixas de rodas, o que passa um ar robusto e musculoso ao carro, que ficou mais largo.
O teto está mais alto e reto na traseira, e tem caimento menos acentuado, a coluna traseira ficou mais grossa, enquanto na traseira o destaque fica por conta do estilo moderno das lanternas com efeito 3D e que se projetam para fora da carroceria.
Em relação ao modelo anterior, o Q3 2019 perdeu aquele desenho sóbrio e pouco atraente e passou apostar em um design mais agressivo e imponente.
Ele cresceu …
Em comparação com o antigo Audi Q3, o modelo 2019 cresceu consideravelmente no tamanho, o comprimento aumentou em 9,7 cm, totalizando agora 4.48 metros, já a largura aumentou em 2.5 cm, sendo agora 1.85 metros, já a altura total permaneceu praticamente a mesma 1.58 m, é apenas meio centímetro mais baixo. O espaço interno foi ampliado também, graças a nova distância entre-eixos, 2.68 metros, um aumento de 7,6 cm, em relação ao primeiro Q3, este baita aumento nas medidas do Q3 também devem fazer o modelo subir de nível, distanciando-se ainda mais do Q2, lançado em 2016 na Europa e que ainda não chegou ao Brasil.
Interior…
Além do novo desenho externo, o novo Audi Q3 2019 também está mais bonito por dentro, o SUV ganhou um painel completamente novo, com estilo minimalista, porém com acabamento de alto nível, traz uma série de tecnologias de ponta, como o Audi Virtual Cockpit, uma tela de 12.3 polegadas que faz a função dos mostradores como velocímetro, conta-giros, além de exibir imagens do sistema de navegação e informações sobre o funcionamento do carro. Já no centro do painel há uma tela touch de 10 polegadas, há ainda roteador wi-fi, carregamento de celular sem fio e iluminação na cabine com pontos de LEDs, com até 30 cores configuráveis.
Na parte da segurança o novo Audi Q3 2019 virá de série com freio automático de emergência capaz de frear o carro automaticamente caso seja detectado um veículo, pedestres e até ciclistas no caminho do carro,alertando o motorista e freando de forma automática. Opcionalmente o Q3 pode vir com assistência de faixa ativa que funciona a partir de 60km/h, sensores e câmeras de 360 graus para auxiliar em uma série de situações o motorista, piloto automático inteligente com função traffic jam, capaz de além de manter a velocidade programada, conserva uma distância segura do veículo à frente, e no transito das cidades é capaz de seguir o carro da frente, andando e freando de forma automática.
Com todos os recursos disponíveis, o Q3 pode ter nada menos do que 4 câmeras, 5 sensores ultra-sonicos e dois radares de alcance médio.
Ainda falando em tecnologia, há o novo sistema MMi que pode ser totalmente integrado com o smartphone do dono do Q3, com isso é possível transferir informações como músicas, agenda do smartphone via streaming para o carro, além do dono fazer operações remotas via o APP myAudi, no celular, com ele é possível travar e destravar o carro, consultar informações de status sobre o carro e saber aonde o Q3 está estacionado entre outras funções como aquecer o interior do carro.
Entre os equipamentos opcionais estão acessórios como ar condicionado digital dual zone, bancos dianteiros elétricos, volante com aquecimento, teto solar panorâmico e sistema de áudio Bang & Olufsen Premium Sound System, com nada menos do que 15 alto-falantes e 680 watts de potência.
Outra novidade é que agora o banco traseiro do Q3 corre sobre trilhos e pode ser movido para frente ou para trás em até 15 cm, e vem de fábrica tri-partido – divido em três partes 40/20/40, dependendo da posição do assento a capacidade do porta malas varia entre 530 a 675 litros, podendo chegar até 1525 litros, com o banco traseiro todo rebatido. A tampa do porta malas conta com abertura elétrica, ela pode ser aberta ou fechada com gesto de passar pé sob o para-choque.
Motores…
Pelo menos na Europa o novo Audi Q3 2019 chegará com cinco opções de motores, sendo três a gasolina e dois a movidos a diesel, o modelo pode ter tração 4×2 dianteira ou 4×4 com o sistema quattro, as versões mais baratas virão com câmbio manual de seis marchas, enquanto as demais contarão com câmbio automático S Tronic de sete velocidades e dupla embreagem.
Confira abaixo as versões e potência do novo Audi Q3 2019:
Q3 35 TFSI : 1.5 litro 150 cv, 25,5 kgfm de torque
Q3 40 TFSI : 2.0 litros 190 cv, 32,6 kgfm de torque
Q3 45 TFSI : 2.0 litros 230 cv, 35,7 kgfm de torque
Q3 35 TDI : 2.0 litros 150 cv, 34,6 kgfm de torque
Q3 40 TDI : 2.0 litros 190 cv, 40,7 kgfm de torque
Opcionais suspensão ajustável e Audi Drive Select…
Outros opcionais, serão a suspensão com amortecedores auto-ajustáveis, que variam seu amortecimento em tempo real de acordo com as condições do piso e situações de direção, a suspensão esportiva S line que conta com molas e amortecedores mais firme e baixo para proporcionar uma condução esportiva, e o sistema Audi Drive Select, que permitirá ao motorista escolher entre entre seis modos de condução: Auto, Comfort, Dynamic, Offroad, Efficiency e Individual, na qual são alterados a resposta do acelerador, a direção, as trocas de marchas e se tiver equipado a suspensão ajustável.
Na Europa o Novo Q3 começa a ser vendido ainda em 2018. Já no Brasil ele deve chegar apenas no próximo ano -2019, entre os seus rivais estão carros, como BMW X1, Mercedes GLA e Range Rover Evoque. Lembrando que o Audi Q3 é produzido no Brasil desde 2017.