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F1 é a categoria mais importante do automobilismo? não para a Audi, a para eles a categoria mais importante é as 24 Horas de Le Mans, todo ano a marca investe mais de 300 milhões de dólares para criar e desenvolver um carro para participar principalmente desta famosa prova de endurance. Em troca disto de 2010 em diante a Audi faturou todas as edições das 24 horas, e desde 1999 quando começou a competir a montadora alemã já conseguiu 12° vitórias. Para manter essa sua supremacia incrível em 2014, a Audi aposta suas fichas no R18 e-tron Quattro. Apresentado nesta última sexta, o bólido é uma evolução do R18 do ano passado.
O R18 é provavelmente o carro mais avançado do planeta, entre os seus destaque estão sistemas (Kers e ERS-H) capaz de transformar em energia cinética, os gases liberado pelo sistema de escape e freios
Totalmente reestilizado com uma aerodinâmica ainda mais eficiente, o novo R18 e-tron é mais leve do que seu antecessor, além de ser mais rápido é claro. Segundo a Audi o consumo foi reduzido em mais de 30 %, o que representa uma baita vantagem em uma corrida de 24 Horas e com vários pit-stops.
Definido pela Audi com o carro de corrida mais complexo já construído, o R18 e-tron, representa o supra-sumo da engenheira automotiva, ele conta com uma série de tecnologias inovadoras, a começa pelo motor V6 TDI Turbo, ligado às rodas traseiras, o bloco que trabalha em um conjunto com um sistema hidrído e-Quattro, responsável por impulsionar o eixo dianteiro. Na pratica o LMP1 da Audi é um carro com tração integral nas quatro rodas. A potência combinada é superior aos 500 CV – lembrando que no ano que vem 2014 os regulamentos de Le Mans na categoria LMP1 mudaram limitando consideravelmente as potências dos motores, o grande desafio da Audi foi tentar manter o mesmo desempenho com muito menos potência disponível, enquanto a velocidade máxima passa dos 350 km/h. Outra característica nessa joia tecnológica da indústria automotiva, é um sistema de recuperação de energia cinética (ERS-H), o novo sistema por exemplo recupera até mesmo a energia dos gases de escape (que seriam perdidos), utilizando o calor provocado por eles para gerar eletricidade, que abastece outros sistemas do veículo, inclusive o próprio turbo, há ainda o ERS – K, o conhecido KERS que recupera a energia cinética gerada, nas frenagens.
Além de ser extremamente potente, o R18 também é extremamente leve, ele pesa apenas 915 kg, 45 quilos a menos do que seu antecessor. E existe uma meta da Audi de chegar aos 870 quilos até meados de junho quando acontece as 24 Horas de Le Mans. O primeiro teste real do novo R18 e-tron ocorre em 06 de abril nas 6 Horas de Silverstone na Inglaterra, válido pelo FIA WEC, o campeonato mundial de turismo da FIA.
Porém o principal desafio do R18 e-tron será mesmo nas 24 horas de Le Mans, este ano o principal rival da Audi na prova será o Porsche, que pela primeira vez em décadas está de volta a categoria com uma equipe oficial e na categoria principal LMP1. Além da Toyota que aposta suas fichas no seu ainda em desenvolvimento protótipo TS030.
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