Audi mostra R8 LMX primeiro carro com faróis a laser

audi r8 lmx

A Audi inova mais uma vez ao lançar o primeiro carro de produção com faróis com tecnologia laser, o R8 LMX traz ao invés de lâmpadas fachos de lasers no lugar dos faróis altos, aumentando significantemente o alcance do farol. A Audi acredita que esta tecnologia está apenas no início e se expandirá no mercado automotivo, assim como os faróis em LEDs, que foram introduzidos pelo próprio Audi R8 em 2008 e hoje estão presente em grande parte dos modelos “premium” vendidos no mundo.

audi r8 lmx 2015

De acordo com a montadora das quatro argolas, a tecnologia dos faróis a laser empregados no R8 LMX, começou a ser desenvolvida para as pistas de corrida, mais precisamente para as 24 horas de Le Mans e outras corridas de longa duração que a Audi participa, por exemplo este ano o R18 e-tron que competirá nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho, contará com faróis com LEDs e laser.

audi r8 lmx

audi r8 lmx laser

Os faróis lasers do R8 LMX contam com o dobro de alcance em comparação aos faróis em LEDs (confira o gráfico na foto abaixo), o conjunto é composto por 4 fachos de diodo de laser em cada lado do carro, eles emitem uma luz branca a uma temperatura de 5.500 graus kelvin (5226 graus Celsius), porém estes faróis só são ativados em velocidades superiores a 60 km/h, para segundo a Audi melhorar a visibilidade e a segurança. Os faróis baixos são do tipo tradicionais em LEDs.

audi r8 lmx farol de laser

Acima você confere a diferença de alcance entre o faról baixo em LEDs, o farol alto também em LED, e o farol com facho de laser

audi r8 lmx

Você deve estar se perguntando: Mas esse farol de laser com longo alcance não ofuscará quem vem no sentido contrário? Pois é, para evitar que o laser ofusque o motorista que vem no sentido contrário o sistema conta com uma câmera com sensores, que detectam os outros carros no sentido contrário, e altera os faróis em tempo real, para escurecer os fachos de luzes, infelizmente no informativo divulgado, a montadora não deu muitos detalhes sobre como este sistema “anti-ofuscamento” funciona, o que foi dito em uma tradução ao pé da letra foi: “o sistema ajusta o padrão para excluir” os fachos.

audi r8 lmx

Deixando um pouco os faróis de laser, o Audi R8 LMX trata-se de uma nova versão limitada do esportivo alemão, ele conta com algumas exclusividades, como partes da carroceria em fibra de carbono, como nas laterais, spoiler frontal, difusor traseiro e no aerofólio, tudo feito em (CFRP) uma fibra de carbono reforçada, o sistema de escapamento também é diferente, ele conta com acabamento preto brilhante, a pintura da carroceria chamada de Ara Blue, foi customizada pela Audi exclusivamente para esta versão, os freios são mais eficientes feitos com disco de cerâmica e carbono, similar ao usado pelo R8 de corrida, por fim outra exclusividade do R8 LMX são as rodas aro 19.

audi r8 lmx interior

Por dentro também o R8 LMX vem com detalhes próprios, como bancos revestidos em couro nobre Fine Nappa, a costura é na cor azul também é artesanal, as laterais são em couro acolchoado, um detalhe interessante é que as costas dos bancos são em fibra de carbono e combinam com a cor da carroceria, há ainda apliques em couro aveludado Alcantara, fibra de carbono fosca nos puxadores das portas, console central e painel, teto e painéis das portas são em couro acolchoado com costura azul, e há uma nova iluminação interna nas portas.

audi r8 lmx interior

Na parte mecânica o motor é o conhecido V10 de 5.2 litros, capaz de entregar 570 cv e um torque de 54 kgfm, este bloco da animo ao R8 LMX para ir de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos e ter velocidade máxima de 320 km/h. Um detalhe interessante é o baixo consumo de combustível, de acordo com a Audi o R8 LMX faz em média 7.75 km/h, bebendo 12.9 litros a cada 100 km rodados, uma ótima marca para um carro com motor de 10 cilindros.

A tração é integral nas quatro rodas, o câmbio é automatizado S Tronic de sete velocidade e dupla embreagem.

audi r8 lmx interior bancos

Pena que o R8 LMX terá uma produção extremamente limitada, apenas 99 unidades serão produzidas, as vendas começam no verão europeu, provavelmente em julho, o preço base na Alemanha será de  €210,000, algo em torno de R$ 640.300, ou seja, bem mais caro do que a versão normal do R8 V10, que parte na Alemanha de  €173,200 (o equivalente a R$ 520.000).

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