Categorias: Audi

Audi mostra R8 LMX primeiro carro com faróis a laser

A Audi inova mais uma vez ao lançar o primeiro carro de produção com faróis com tecnologia laser, o R8 LMX traz ao invés de lâmpadas fachos de lasers no lugar dos faróis altos, aumentando significantemente o alcance do farol. A Audi acredita que esta tecnologia está apenas no início e se expandirá no mercado automotivo, assim como os faróis em LEDs, que foram introduzidos pelo próprio Audi R8 em 2008 e hoje estão presente em grande parte dos modelos “premium” vendidos no mundo.

De acordo com a montadora das quatro argolas, a tecnologia dos faróis a laser empregados no R8 LMX, começou a ser desenvolvida para as pistas de corrida, mais precisamente para as 24 horas de Le Mans e outras corridas de longa duração que a Audi participa, por exemplo este ano o R18 e-tron que competirá nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho, contará com faróis com LEDs e laser.

Os faróis lasers do R8 LMX contam com o dobro de alcance em comparação aos faróis em LEDs (confira o gráfico na foto abaixo), o conjunto é composto por 4 fachos de diodo de laser em cada lado do carro, eles emitem uma luz branca a uma temperatura de 5.500 graus kelvin (5226 graus Celsius), porém estes faróis só são ativados em velocidades superiores a 60 km/h, para segundo a Audi melhorar a visibilidade e a segurança. Os faróis baixos são do tipo tradicionais em LEDs.

Acima você confere a diferença de alcance entre o faról baixo em LEDs, o farol alto também em LED, e o farol com facho de laser

Você deve estar se perguntando: Mas esse farol de laser com longo alcance não ofuscará quem vem no sentido contrário? Pois é, para evitar que o laser ofusque o motorista que vem no sentido contrário o sistema conta com uma câmera com sensores, que detectam os outros carros no sentido contrário, e altera os faróis em tempo real, para escurecer os fachos de luzes, infelizmente no informativo divulgado, a montadora não deu muitos detalhes sobre como este sistema “anti-ofuscamento” funciona, o que foi dito em uma tradução ao pé da letra foi: “o sistema ajusta o padrão para excluir” os fachos.

Deixando um pouco os faróis de laser, o Audi R8 LMX trata-se de uma nova versão limitada do esportivo alemão, ele conta com algumas exclusividades, como partes da carroceria em fibra de carbono, como nas laterais, spoiler frontal, difusor traseiro e no aerofólio, tudo feito em (CFRP) uma fibra de carbono reforçada, o sistema de escapamento também é diferente, ele conta com acabamento preto brilhante, a pintura da carroceria chamada de Ara Blue, foi customizada pela Audi exclusivamente para esta versão, os freios são mais eficientes feitos com disco de cerâmica e carbono, similar ao usado pelo R8 de corrida, por fim outra exclusividade do R8 LMX são as rodas aro 19.

Por dentro também o R8 LMX vem com detalhes próprios, como bancos revestidos em couro nobre Fine Nappa, a costura é na cor azul também é artesanal, as laterais são em couro acolchoado, um detalhe interessante é que as costas dos bancos são em fibra de carbono e combinam com a cor da carroceria, há ainda apliques em couro aveludado Alcantara, fibra de carbono fosca nos puxadores das portas, console central e painel, teto e painéis das portas são em couro acolchoado com costura azul, e há uma nova iluminação interna nas portas.

Na parte mecânica o motor é o conhecido V10 de 5.2 litros, capaz de entregar 570 cv e um torque de 54 kgfm, este bloco da animo ao R8 LMX para ir de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos e ter velocidade máxima de 320 km/h. Um detalhe interessante é o baixo consumo de combustível, de acordo com a Audi o R8 LMX faz em média 7.75 km/h, bebendo 12.9 litros a cada 100 km rodados, uma ótima marca para um carro com motor de 10 cilindros.

A tração é integral nas quatro rodas, o câmbio é automatizado S Tronic de sete velocidade e dupla embreagem.

Pena que o R8 LMX terá uma produção extremamente limitada, apenas 99 unidades serão produzidas, as vendas começam no verão europeu, provavelmente em julho, o preço base na Alemanha será de  €210,000, algo em torno de R$ 640.300, ou seja, bem mais caro do que a versão normal do R8 V10, que parte na Alemanha de  €173,200 (o equivalente a R$ 520.000).

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

2 dias atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

2 dias atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

3 dias atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

4 dias atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

2 semanas atrás

Novo Peugeot 208 2025 chega com novo visual e nova versão GT, confira em detalhes e preços

O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…

2 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.