Categorias: Audi

Audi mostra R8 LMX primeiro carro com faróis a laser

A Audi inova mais uma vez ao lançar o primeiro carro de produção com faróis com tecnologia laser, o R8 LMX traz ao invés de lâmpadas fachos de lasers no lugar dos faróis altos, aumentando significantemente o alcance do farol. A Audi acredita que esta tecnologia está apenas no início e se expandirá no mercado automotivo, assim como os faróis em LEDs, que foram introduzidos pelo próprio Audi R8 em 2008 e hoje estão presente em grande parte dos modelos “premium” vendidos no mundo.

De acordo com a montadora das quatro argolas, a tecnologia dos faróis a laser empregados no R8 LMX, começou a ser desenvolvida para as pistas de corrida, mais precisamente para as 24 horas de Le Mans e outras corridas de longa duração que a Audi participa, por exemplo este ano o R18 e-tron que competirá nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho, contará com faróis com LEDs e laser.

Os faróis lasers do R8 LMX contam com o dobro de alcance em comparação aos faróis em LEDs (confira o gráfico na foto abaixo), o conjunto é composto por 4 fachos de diodo de laser em cada lado do carro, eles emitem uma luz branca a uma temperatura de 5.500 graus kelvin (5226 graus Celsius), porém estes faróis só são ativados em velocidades superiores a 60 km/h, para segundo a Audi melhorar a visibilidade e a segurança. Os faróis baixos são do tipo tradicionais em LEDs.

Acima você confere a diferença de alcance entre o faról baixo em LEDs, o farol alto também em LED, e o farol com facho de laser

Você deve estar se perguntando: Mas esse farol de laser com longo alcance não ofuscará quem vem no sentido contrário? Pois é, para evitar que o laser ofusque o motorista que vem no sentido contrário o sistema conta com uma câmera com sensores, que detectam os outros carros no sentido contrário, e altera os faróis em tempo real, para escurecer os fachos de luzes, infelizmente no informativo divulgado, a montadora não deu muitos detalhes sobre como este sistema “anti-ofuscamento” funciona, o que foi dito em uma tradução ao pé da letra foi: “o sistema ajusta o padrão para excluir” os fachos.

Deixando um pouco os faróis de laser, o Audi R8 LMX trata-se de uma nova versão limitada do esportivo alemão, ele conta com algumas exclusividades, como partes da carroceria em fibra de carbono, como nas laterais, spoiler frontal, difusor traseiro e no aerofólio, tudo feito em (CFRP) uma fibra de carbono reforçada, o sistema de escapamento também é diferente, ele conta com acabamento preto brilhante, a pintura da carroceria chamada de Ara Blue, foi customizada pela Audi exclusivamente para esta versão, os freios são mais eficientes feitos com disco de cerâmica e carbono, similar ao usado pelo R8 de corrida, por fim outra exclusividade do R8 LMX são as rodas aro 19.

Por dentro também o R8 LMX vem com detalhes próprios, como bancos revestidos em couro nobre Fine Nappa, a costura é na cor azul também é artesanal, as laterais são em couro acolchoado, um detalhe interessante é que as costas dos bancos são em fibra de carbono e combinam com a cor da carroceria, há ainda apliques em couro aveludado Alcantara, fibra de carbono fosca nos puxadores das portas, console central e painel, teto e painéis das portas são em couro acolchoado com costura azul, e há uma nova iluminação interna nas portas.

Na parte mecânica o motor é o conhecido V10 de 5.2 litros, capaz de entregar 570 cv e um torque de 54 kgfm, este bloco da animo ao R8 LMX para ir de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos e ter velocidade máxima de 320 km/h. Um detalhe interessante é o baixo consumo de combustível, de acordo com a Audi o R8 LMX faz em média 7.75 km/h, bebendo 12.9 litros a cada 100 km rodados, uma ótima marca para um carro com motor de 10 cilindros.

A tração é integral nas quatro rodas, o câmbio é automatizado S Tronic de sete velocidade e dupla embreagem.

Pena que o R8 LMX terá uma produção extremamente limitada, apenas 99 unidades serão produzidas, as vendas começam no verão europeu, provavelmente em julho, o preço base na Alemanha será de  €210,000, algo em torno de R$ 640.300, ou seja, bem mais caro do que a versão normal do R8 V10, que parte na Alemanha de  €173,200 (o equivalente a R$ 520.000).

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.