A Audi havia revelado em junho de 2012, o SQ5, uma versão esportiva do utilitário Q5, porém o modelo chego as ruas apenas com a opção do motor diesel, um 3.0 TDi de 313 cv. Agora em janeiro no Salão de Detroit a Audi está revelando a variante a gasolina do SQ5, esta dotada de um V6 3.0 TFSI e 358 cv.
Essa versão a gasolina do SQ5 será uma exclusividade para alguns mercados seletos, onde a gasolina é mais popular do que o diesel, como nos EUA, e Brasil, além da Coreia do Sul, México, Africa do Sul e China.
Este bloco 3.0 V6, conta com um supercharged, e desenvolve 358 cv entre os 6.000 a 6.500 rpm, o torque máximo é de 47 kgfm, obtido entre 4.000 a 4.500 rpm. A tração é integral nas quatro rodas, com o conhecido sistema Quattro da Audi, sendo que pode variar automaticamente de acordo com a necessidade. A caixa de marchas é a automática Tiptronic, de 8 marchas.
De acordo com a Audi, o SQ5 a gasolina vai de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos, sua velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Em comparação ao SQ5 TDi diesel que já foi mostrado, não há alterações, assim como na versão diesel a suspensão é mais baixa em 30 mm, em comparação ao Q5 normal, e as rodas são aro 20 com pneus 255/45 (opcionalmente podem ser aro 21). A grade dianteira pintada na cor cinza platinum, e conta com visual particular, assim como o para-choque dianteiro que conta com entradas de ar maiores, e o rack no teto, outras das exclusividades do SQ5.
O interior também conta com um toque de esportividade, com bancos esportivo e revestimentos em dois tons, detalhes como pedais, alavanca e shift paddles em alumínio e revestimento em couro nobre Alcantara e Pealr Nappa.
A previsão é de que o Audi SQ5, chegue as lojas no primeiro quadrimestre de 2013. Ele já tem passaporte carimbado para o Brasil, e deve chegar ainda este ano.