A divisão Q da Audi, que reúne os SUVs da marca continua crescendo, depois do Q3, Q5 e Q7 vem ai o Q2. O utilitário esportivo compacto foi exibido na última semana no Salão de Genebra 2016 e desponta para criar um novo e promissor segmento para a montadora alemã.
Em resumo, o Q2 é um misto de coupé esportivo com SUV. Ele é um carro urbano, compacto e ágil mas que ao mesmo tempo é robusto e imponente e pode encarar pequenos trechos fora de estrada. Seu design inaugura um novo padrão de estilo entre os carros da Audi, embora seja mais compacto do que o A3, o modelo parece mais largo e alto, graças a uma série de truques visuais, como a grade frontal hexagonal robusta e as tomadas de ar no para-choque propositalmente alargadas.
A sensação de robustez é reforçada ainda pela linha de cintura elevada que passa um perfil musculoso e forte ao carro, além de outros detalhes como o teto bastante baixo e a coluna C, que é larga e vem em uma cor diferente do resto da carroceria. Também é impossível não reparar nos belos faróis com LEDs, marca registrada dos carros da Audi.
Suas dimensões são relativamente compactas, o Audi Q2 mede 4,19 metros de comprimento por 1.79 m de largura e 1.51 m de altura, enquanto o entre-eixos é de 2.60 metros. O porta-malas é de 405 litros, suficiente para levar as compras do mercado ou as malas de viagem.
No interior, o destaque fica para o inovador Audi Cockpit Virtual, uma espécie de monitor de alta-definição que exibe as principais informações para o motorista, como velocidade e mapas de navegação – esta novidade foi inaugurada pela nova geração do TT. Minimalista e sóbria a arquitetura do painel é semelhante a encontrada no A3, um dos destaque é a possibilidade de customizar as cores do painel e de iluminação da cabine, a paleta de tons vai das mais discretas à mais chamativas, como a mostrada nas fotos com frisos e detalhes internos em vermelho.
Opções de motores é o que não irá faltar no novo Audi Q2. A gama começa com o econômico bloco 1.0L três cilindros TFSI, há ainda outras duas opções a gasolina com motores quatro cilindros 1.4 e 2.0L. E duas a diesel, 1.6L e 2.0 L também com quatro cilindros. Os níveis de potência variam de 116 CV a 190 CV de potência para as opções a gasolina, e entre 150 e 184 CV para os blocos movidos a diesel. Já o câmbio padrão em todas as configurações será uma caixa manual de seis velocidades, como opcional a Audi promete oferece a moderna transmissão S-Tronic de sete velocidades e dupla embreagem. A tração poderá ser 4×2 dianteira ou dependendo da versão 4×4 com o renomado sistema quattro da Audi.
Com design moderno e interior digno de um autêntico Audi, o Q2 com certeza tem atributos para fazer sucesso, mesmo no disputado mercado de SUVs compactos, entre os concorrentes diretos estarão BMW X1 e Mercedes GLA. As vendas estão previstas para começar no outono europeu, (primavera por aqui), por enquanto o preço não foi anunciado.