Entre 2024 e 2025, a Audi planeja lançar uma série de novos modelos, tendo como objetivo apresentar mais de 20 carros nesse período. Uma das novidades é o Novo Audi Q3 2025, que marca a terceira geração do SUV de entrada da montadora alemã. O Q3 passou por uma significativa atualização, tornando-se mais luxuoso e tecnologicamente avançado. Atualmente, já está em fase de testes na Europa e deve ser revelado no início do próximo ano.
Índice desta matéria
Desenvolvimento do novo Q3 está avançado
Na última semana um protótipo do Novo Audi Q3 2025 foi flagrado em testes na Europa, indicando que o veículo está em estágio avançado de desenvolvimento. Isso fica evidente pela camuflagem sutil utilizada e pelo fato de o protótipo já estar equipado com a iluminação prevista para o carro de produção.
Quando chega?
Lembrando que a Audi tem pressa em lançar este novo Q3, a geração atual foi lançada em 2018, ou seja, já está há 5 anos no mercado sem mudanças e não tem mais folego para encarar os seus rivais como, o BMW X1. A exemplo do que acontece no Brasil, onde de janeiro até agosto de 2023 o BMW X1 emplacou 2.376 unidades, enquanto o Audi Q3 apenas 977.
A terceira geração do Q3 está prevista para chegar às ruas no terceiro ou quarto trimestre de 2024, já como modelo 2025. No Brasil, a previsão porém, é que o carro desembarque apenas no início de 2025.
Audi Q3 2025 crescerá de tamanho
Pelas imagens disponíveis e com base na nova plataforma a MQB Evo, o Novo Audi Q3 2025 ganhará uma carroceria maior e mais robusta, a maior diferença deve ser a largura, que aumentará cerca de 5 cm e o comprimento que crescerá em torno de 7 cm, passando dos atuais 4.48 m para algo na casa dos 4.55 m.
Porém aparentemente, a distância entre-eixos não vai mudar, deve seguir com os 2.68 m atuais, afinal a Audi não pode dar muito fermento para o Q3, para que o modelo não roube compradores do Q5.
Design Audi Q3 2025
Do ponto de vista visual, o Novo Audi Q3 2025 apresenta design completamente diferente em relação ao Q3 atual. Sua estética será inédita dentro da Audi, alías a montadora alemã após receber criticas por deixar seus carros todos muito iguais, quer agora dar um pouco mais de personalidade para cada modelo.
A parte frontal exibe a tradicional grade dos carros da Audi, porém agora mais comprida e estreita. Outro destaque são os faróis divididos, com luzes finas na parte superior e um conjunto de luzes principais separado mais abaixo no para-choque. Na traseira, encontramos uma nova iluminação em LED, com um conjunto de lanternas interligadas por uma barra de LED.
Apesar de sua aparência inspirada em um veículo elétrico, o Novo Q3 será equipado com um motor a combustão, configurado como híbrido plug-in. A ideia é que o motorista possa utilizar o modo elétrico no dia a dia em viagens curtas como ir e vir do trabalho, reservando o motor a combustão para viagens mais longas.
Motores do Novo Audi Q3 2025
A autonomia prevista para o modo elétrico é de 100 km, o que atende às necessidades da maioria das pessoas. O conjunto de propulsão da versão plug-in hybrid deverá combinar o motor 1.5L TSi Evo, com potência total combinada na faixa dos 270 CV. Também se considera a possibilidade de versões equipadas com esse motor e um sistema híbrido leve de 48 Volts, menos potente.
Além disso, está previsto o lançamento de uma variante de alta performance, o RS Q3 2025, que contará com um motor 5 cilindros turbo de 2.5 litros com potência na casa dos 400 cv. Especula-se que esta seja a última oportunidade para esse lendário motor, que já equipou modelos como o TT-RS e deve ser aposentado devido as restrições de emissões.
Todos os modelos da Audi terão motores elétricos
Vale destacar que, de acordo com a montadora alemã, os modelos com números pares em seus nomes serão exclusivamente elétricos (A6, A4, Q6), enquanto os modelos a combustão terão números ímpares em seus nomes, como A5, Q3 e Q7. A Audi anunciou que, após 2026, não lançará mais carros com motor 100% a combustão, todos os veículos da marca terão algum tipo de eletrificação, seja 100% elétrico, híbrido, ou plugin híbrido.
Embora a Audi ainda não tenha confirmado oficialmente o desenvolvimento de uma versão Sportback para o Novo Q3, é possível que a marca lance sim uma versão com essa carroceria nesta nova geração, porém isso ocorrerá em um momento posterior.
Plataforma MQB EVO deve ser usada em outros SUVs
Além disso, o Audi Q3 2025 compartilhará base para outros modelos do grupo Volkswagen, como o Cupra Terramar da Seat e o novo Volkswagen Tiguan. Carros produzidos na fábrica de Gyor, na Hungria.
Produção no Brasil continuará?
Não custa lembrar que atualmente a Audi monta o Q3 aqui no Brasil, mais precisamente na fábrica da Volks lá no Paraná, na verdade o carro é trazido desmontado da Hungria, sendo apenas montado no Brasil, no regime de produção conhecido como CKD, assim como a Land Rover faz com o Discovery Sport e o Evoque. Ainda não sabemos se a produção local continuará nesta nova geração do Audi Q3, mas tudo leva a crer que sim.
Preço deve subir nesta nova geração
Quanto ao preço, considerando o preço do Novo BMW X1 como referência, espera-se que o Novo Audi Q3 2025 tenha um valor mais salgado nesta nova geração, algo na faixa dos R$ 350.000, o que o posicionará como mais um SUV premium no mercado. Lembrando que a atual geração (Q3 2023) é encontrado nas lojas da Audi no Brasil em versão única Prestige 2.0 TFSi de 231 cv com preço partindo de R$ 291.000.
Fonte e fotos: