Entre 2024 e 2025, a Audi planeja lançar uma série de novos modelos, tendo como objetivo apresentar mais de 20 carros nesse período. Uma das novidades é o Novo Audi Q3 2025, que marca a terceira geração do SUV de entrada da montadora alemã. O Q3 passou por uma significativa atualização, tornando-se mais luxuoso e tecnologicamente avançado. Atualmente, já está em fase de testes na Europa e deve ser revelado no início do próximo ano.
Índice desta matéria
Na última semana um protótipo do Novo Audi Q3 2025 foi flagrado em testes na Europa, indicando que o veículo está em estágio avançado de desenvolvimento. Isso fica evidente pela camuflagem sutil utilizada e pelo fato de o protótipo já estar equipado com a iluminação prevista para o carro de produção.
Lembrando que a Audi tem pressa em lançar este novo Q3, a geração atual foi lançada em 2018, ou seja, já está há 5 anos no mercado sem mudanças e não tem mais folego para encarar os seus rivais como, o BMW X1. A exemplo do que acontece no Brasil, onde de janeiro até agosto de 2023 o BMW X1 emplacou 2.376 unidades, enquanto o Audi Q3 apenas 977.
A terceira geração do Q3 está prevista para chegar às ruas no terceiro ou quarto trimestre de 2024, já como modelo 2025. No Brasil, a previsão porém, é que o carro desembarque apenas no início de 2025.
Pelas imagens disponíveis e com base na nova plataforma a MQB Evo, o Novo Audi Q3 2025 ganhará uma carroceria maior e mais robusta, a maior diferença deve ser a largura, que aumentará cerca de 5 cm e o comprimento que crescerá em torno de 7 cm, passando dos atuais 4.48 m para algo na casa dos 4.55 m.
Porém aparentemente, a distância entre-eixos não vai mudar, deve seguir com os 2.68 m atuais, afinal a Audi não pode dar muito fermento para o Q3, para que o modelo não roube compradores do Q5.
Do ponto de vista visual, o Novo Audi Q3 2025 apresenta design completamente diferente em relação ao Q3 atual. Sua estética será inédita dentro da Audi, alías a montadora alemã após receber criticas por deixar seus carros todos muito iguais, quer agora dar um pouco mais de personalidade para cada modelo.
A parte frontal exibe a tradicional grade dos carros da Audi, porém agora mais comprida e estreita. Outro destaque são os faróis divididos, com luzes finas na parte superior e um conjunto de luzes principais separado mais abaixo no para-choque. Na traseira, encontramos uma nova iluminação em LED, com um conjunto de lanternas interligadas por uma barra de LED.
Apesar de sua aparência inspirada em um veículo elétrico, o Novo Q3 será equipado com um motor a combustão, configurado como híbrido plug-in. A ideia é que o motorista possa utilizar o modo elétrico no dia a dia em viagens curtas como ir e vir do trabalho, reservando o motor a combustão para viagens mais longas.
A autonomia prevista para o modo elétrico é de 100 km, o que atende às necessidades da maioria das pessoas. O conjunto de propulsão da versão plug-in hybrid deverá combinar o motor 1.5L TSi Evo, com potência total combinada na faixa dos 270 CV. Também se considera a possibilidade de versões equipadas com esse motor e um sistema híbrido leve de 48 Volts, menos potente.
Além disso, está previsto o lançamento de uma variante de alta performance, o RS Q3 2025, que contará com um motor 5 cilindros turbo de 2.5 litros com potência na casa dos 400 cv. Especula-se que esta seja a última oportunidade para esse lendário motor, que já equipou modelos como o TT-RS e deve ser aposentado devido as restrições de emissões.
Vale destacar que, de acordo com a montadora alemã, os modelos com números pares em seus nomes serão exclusivamente elétricos (A6, A4, Q6), enquanto os modelos a combustão terão números ímpares em seus nomes, como A5, Q3 e Q7. A Audi anunciou que, após 2026, não lançará mais carros com motor 100% a combustão, todos os veículos da marca terão algum tipo de eletrificação, seja 100% elétrico, híbrido, ou plugin híbrido.
Embora a Audi ainda não tenha confirmado oficialmente o desenvolvimento de uma versão Sportback para o Novo Q3, é possível que a marca lance sim uma versão com essa carroceria nesta nova geração, porém isso ocorrerá em um momento posterior.
Além disso, o Audi Q3 2025 compartilhará base para outros modelos do grupo Volkswagen, como o Cupra Terramar da Seat e o novo Volkswagen Tiguan. Carros produzidos na fábrica de Gyor, na Hungria.
Não custa lembrar que atualmente a Audi monta o Q3 aqui no Brasil, mais precisamente na fábrica da Volks lá no Paraná, na verdade o carro é trazido desmontado da Hungria, sendo apenas montado no Brasil, no regime de produção conhecido como CKD, assim como a Land Rover faz com o Discovery Sport e o Evoque. Ainda não sabemos se a produção local continuará nesta nova geração do Audi Q3, mas tudo leva a crer que sim.
Quanto ao preço, considerando o preço do Novo BMW X1 como referência, espera-se que o Novo Audi Q3 2025 tenha um valor mais salgado nesta nova geração, algo na faixa dos R$ 350.000, o que o posicionará como mais um SUV premium no mercado. Lembrando que a atual geração (Q3 2023) é encontrado nas lojas da Audi no Brasil em versão única Prestige 2.0 TFSi de 231 cv com preço partindo de R$ 291.000.
Fonte e fotos:
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.