Foi apresentado na Europa o inédito Audi Q6, oficialmente chamado de Q6 e-Tron, trata-se de um novo SUV de porte médio da marca alemã, feito sobre a base da Porsche Macan, e que terá motorização 100% elétrica, serão duas versões, a Q6 “normal” com 388 cv e SQ6 com potentes 517 cv. O novo Audi Q6 elétrico começará a ser vendido a partir de abril na Europa, porém, assim como outros modelos elétricos, o Audi Q6 terá que enfrentar um grande problema para conquistar compradores, seu preço super elevado, a versão de entrada custará na Europa a partir de £68,975 (R$ 440.000), enquanto a mais potente SQ6 sairá por R$ 595.500, só para termos uma ideia, hoje o Audi Q5 a gasolina parte na Europa de £48.850 (R$ 300.000).
Índice desta matéria
Esta nova plataforma de elétricos do grupo Volkswagen é chamada de PPE e servirá de base para vários modelos movidos por eletricidade, como a nova Porsche Macan 2025, traz uma nova aquitetura com 12 modulos de baterias de íons de lítio recém-desenvolvida, composta por 12 módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 líquidos) garantem um alcance de até 381 milhas (614 km) no padrão de medição europeu WLTP.
O sistema elétrico do Q6 de 800 Volts é composto por dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, sendo que há dois bocais para carregamento, um com corrente direta (DC) mais forte ou alternada (AC) mais fraca, enquanto as baterias ficam embaixo do assoalho central.
O novo Audi Q6 e tron garante o desempenho esportivo pelo qual a Audi é conhecida com uma potência de 285 kW (388 CV), enquanto o SQ6 e-tron tem uma potência de até 380 kW (517 CV) quando o controle de lançamento está ativado.
No lançamento no mercado, estarão disponíveis duas variantes do Q6 com tração integral (quattro), seguidas posteriormente de versões com tração traseira, que devem estrear até apenas no final do ano.
O Q6 e-tron quattro acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Enquanto a versão esportiva SQ6 e-tron leva apenas 4,3 segundos (com controle de lançamento) para atingir os 100 km/h. As velocidades máximas são de 210 km/h para o Q6 e 228 km/h na SQ6.
Graças à tecnologia de 800 volts e à capacidade máxima de carregamento de série de 270 kW, são possíveis paradas curtas de carregamento no Audi Q6 e-tron. Até 255 km de autonomia podem ser obtidos com em apenas 10 minutos plugado em uma estação de carregamento de alta potência.
O estado de carga (SoC) aumenta de 10 para 80 por cento em cerca de 21 minutos na tomada.
Equipado com Plug & Charge (sistema que dispensa o uso de cartões ou aplicativos), o veículo se autoautoriza em estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é conectado e inicia o processo de carregamento de forma automática. Se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron poderá, pela primeira vez, permitir o carregamento bancário. A bateria de 800 volts é automaticamente dividida em duas baterias de igual tensão, que podem então ser carregadas em paralelo com até 150 kW. Dependendo do estado de carga, ambas as metades da bateria são primeiro equalizadas e depois carregadas simultaneamente, diminuindo o tempo necessário plugado.
Além da nova tecnologia elétrica, o Audi Q6 também estreia uma nova proposta de design para os SUVs da Audi, marcada principalmente pela dianteira, que traz pela primeira vez na marca conjunto de faróis divididos em dois grupos separados, com luzes diurnas, setas e farol baixo mais acima na dianteira e as lâmpadas principais mais abaixo no para-choque, este novo padrão visual deve ser extendido para outros modelos como os novos Q3 e Q5. Ainda como novidade o SUV estreia a iluminação das lanternas traseiras em OLED, com luzes dinâmicas com movimento.
O interior do novo Audi Q6 também é totalmente diferente dos outros Audis, o painel tem três telas, sendo duas interligadas com o painel de instrumentos tendo 11 polegadas e o sistema multmídia com 14.9 polegadas, ambas voltadas para o motorista, há uma terceira tela, como se fosse um tablet, voltado para o passageiro com 10,9 polegadas, todas as telas são de alta resolução em OLED.
Outra inovação tecnológica do Q6 é o sistema de realidade aumentada “Augmented Reality Head-Up Display”, que projeta informações no para-brisa, tendo como capacidades indicar coisas no para-brisa até 200 metros a frente do carro (foto acima). Há ainda um poderoso sistema de som Bang & Olufsen Premium com 22 alto falantes e 830 watts de potência.
O espaço interno também é destaque, o porta-malas Audi Q6 leva até 526 litros, há opcionalmente um porta malas extra na dianteira com 64 litros.
O Audi Q6 e-tron está posicionado no segmento médio premium de SUVs, com comprimento de 4.771 mm, largura de 2.193 mm (incluindo espelhos) e altura de 1.702 mm, sendo cerca de 10 cm mais comprido em relação ao Audi Q5. A distância entre eixos de 2.899 mm permite bastante espaço para as pernas na segunda fila de bancos. Com estas dimensões, o Audi Q6 e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros mais bagagem, oferecendo um alto valor utilitário.
A expectativa é que o Audi Q6 chegue ao Brasil até o final de 2024, porém seu preço não será nada acessível, podemos esperar algo em torno dos R$ 600.000 para a versão normal, ou uma tag de preço em torno dos R$ 800 mil para o esportivo SQ6 de 517 cv.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.