Acima o Audi Q8 2024 na cor Shakir Gold
A Audi está apresentando novidades para o seu SUV topo de linha, o Audi Q8. Na última semana, a marca revelou a linha 2024 que se destaca pelo novo visual. Embora as mudanças sejam discretas, conferiram ao Q8 uma aparência mais sofisticada e moderna, alinhando-o ao seu primo elétrico, o Q8 e-Tron, que já havia passado por uma atualização no início do ano.
Índice desta matéria
A mudança principal ocorre na dianteira do Q8, onde a grade foi redesenhada, integrando-se agora aos faróis, seguindo o estilo visto no Q8 e-Tron. Alias, serão três opções de faróis para o Q8 2024, todos foram atualizados e trazem uma nova disposição de luzes mais modernas. De série, o SUV vem com faróis Full LED com faixo de luz de maior alcance e novas luzes DRL, opcionalmente o Q8 pode vir com luzes Matrix LED auto ajustáveis de acordo com a luminosidade do ambiente.
Para quem pode pagar um pouco mais a Audi oferece os faróis HD Matrix LED com lasers, isso mesmo lasers, são 24 pontos de LED com um diodo de laser em cada um deles, o laser entra em ação em velocidades acima de 70 km/h, aumentando consideravelmente o alcance dos faróis, a melhor parte é que graças a um sofisticado software, os faróis mapeiam o ambiente e são capazes de iluminar apenas as áreas importantes, impedindo que a luz alta alcance os outros motoristas.
Na traseira, o destaque fica por conta da novas lanternas com luzes digital em OLED – tecnologia usada pela primeira vez no Q8, que confere um visual moderno e elegante ao SUV, porém estas novas luzes serão opcionais. Assim como a tela de TV estas luzes OLED são animadas e possuem diversos padrões de movimento, por exemplo, quando o carro que vem atrás se aproxima a uma distância de 2 metros do Q8, as luzes começam a piscar e um padrão diferente para alertar o motorista que está muito perto.
Além disso, as tomadas de ar no para-choque foram ampliadas, conferindo um aspecto mais imponente à dianteira do veículo. O facelift do Q8 2024 inclui ainda novas e grandes rodas em liga leve, que variam de aro 21 a 23, dependendo da versão escolhida, além de novas opções de cores para a carroceria, incluindo a chamativa Shakir Gold mostrada nos carros das fotos.
Há ainda um novo sistema de escape ativo, com flaps individuais em cada ponteira, que se abrem ou fecham de acordo com a posição do pedal do acelerador e a rotação do motor, modulando o ronco, deixando-o mais esportivo.
Esse facelift de meio de ciclo do Audi Q8 também se estendeu à sua variante de alta performance, o SQ8 (foto acima), que se diferencia da versão mais tranquila por detalhes como a grade em alumínio, detalhes prateados, o novo spoiler dianteiro e o difusor traseiro redesenhado na linha 2024, além das belas rodas aro 23.
Audi Q8 2024
As alterações, ainda que tímidas, tornaram o visual do Q8 2024 mais atraente e elegante. Observe acima o modelo 2024 e abaixo o modelo anterior.
Audi Q8 2023
Sob o capô, o Audi Q8 em sua versão principal chamada de 55 TFSi continua sendo impulsionado pelo mesmo motor V6 turbo de 3.0 litros a gasolina, que entrega 340 cavalos de potência e 50 kgfm de torque por meio de uma transmissão automática de oito velocidades para todas as quatro rodas. Este motor também conta com auxílio de um sistema híbrido de 48 volts, que recupera energia durante a frenagem, suaviza o sistema de partida parada e permite que o veículo deslize com o motor desligado por até 40 segundos quando o motorista tira o pé do acelerador, ajudando a economizar combustível.
O Q8 55 TFSi tem um ótimo desempenho, vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, tendo velocidade limitada em 250 km/h.
Já o SQ8 2024 permanece equipado com um V8 biturbo de 4.0 litros, capaz de entregar incríveis 507 cavalos de potência e 77 kgfm de torque. Assim como os Q8 de menor potência, o modelo S utiliza uma transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas. No entanto, também oferece um diferencial traseiro de vetorização de torque e barras estabilizadoras ativas.
Lembrando que o SQ8 vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.1 segundos e tem velocidade limitada por questões de segurança aos 250 km/h.
Para o mercado europeu, o Q8 conta ainda com duas variantes a diesel que não são oferecidas nos EUA, a 45 TDi 3.0L TDI quatro cilindros, com 231 de potência e torque de 50 kgfm de torque, ou a 50 TDi com este mesmo 3.0 TDi quatro cilindros com 286 cv e 60 kgfm de torque.
A versão 45 TDi vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcança os 225 km/h, enquanto o 55 TDi faz de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e vai até 241 km/h.
Versão de alta performance Audi SQ8 também foi reestilizado na linha 2024
O Audi Q8 2024 mantém a suspensão com molas de aço como padrão, mas os compradores podem atualizar opcionalmente para a suspensão a ar adaptativa e adicionar a ainda o eixo traseiro com rodas esterçantes para tornar o seu SUV mais ágil.
O SQ8, por sua vez, já vem com suspensão a ar, amortecedores adaptativos e direção traseira como equipamentos de série.
O interior do Q8 2024 traz como novidade uma maior quantidade de opções de revestimentos
Por dentro, o Audi Q8 2024 apresenta poucas alterações em relação ao modelo anterior, lançado em 2018. Entre as novidades estão o painel digital Audi Virtual Cockpit, que teve seus gráficos atualizados, e a paleta de revestimentos disponíveis para a cabine, que agora oferece um total de nove opções, entre elas fibra de carbono e alumínio. Além disso, o sistema multimídia traz um maior número de aplicativos de terceiros, como Amazon Music e Spotify.
Na Europa o novo Audi Q8 começa a ser vendido agora já em setembro, os preços partem de 86.700 euros (R$ 461.590) isso para a versão 45 TDi diesel, a versão a gasolina 55TFSi parte de 89.900 euros (R$ 478.600), porém a SQ8 está em uma categoria muito superior em preço, sai por 119.500 euros (R$ 636.180).
No Brasil, o lançamento da versão reestilizada deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024.
Atualmente, o Audi Q8 concorre com carros como BMW X6 e Porsche Cayenne Coupe, além do Lamborghini Urus em sua variante topo de linha. Lembrando que o Q8 é feito sobre a plataforma MLB-EVO, a mesma do Lamborghini Urus, Porsche Cayenne e Bentley Bentayga.
Fonte: CarAndDriver
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.