No ano em que está completando 30 anos, a famosa tração quattro da Audi, está ganhando um presente a altura de sua importância para a montadora alemã. A Audi apresentou nesta quinta-feira (29 de setembro), na abertura do Salão de Paris a imprensa, o protótipo quattro Concept, feito sobre a base do RS5, ele traz diversos recursos tecnológicos. Confira em detalhes…
Novo sistema quattro…
O quattro concept traz uma série de inovações e irá representar um salto tecnológico notável para a Audi, ele traz a nova geração de tração quattro, com tração integral nas quatro rodas, em condições normais o sistema transmite 60% do torque para a traseira e 40% para o eixo dianteiro. Agora retrabalhada em casos extremos, ou quando o carro perder tração em algum dos eixos, o sistema automaticamente pode despejar até 80% do torque para a roda traseira, ou quando as rodas traseiras perderem tração o sistema joga até 70% da tração para as rodas dianteira, outra novidade é que a última geração do sistema quattro, conta agora com um novo diferencial “sport”, que funciona constantemente distribuindo a força do motor entre as rodas traseiras, quando o carro entra em uma curva em alta velocidade, e o motorista começa a acelerar, o diferencial transfere a força de tração para a roda do lado de dentro da curva, jogando o carro em direção a curva, garantindo mais equilíbrio e performance.
Motor…
O quatrro concept é equipado com um motor de cinco cilindros em linha turbo (TSI – injeção direta de combustível), bloco esse que é o mesmo do TT RS, porém retrabalhado para render 408 CV de potência, com o torque sendo distribuído para as quatro rodas através de uma transmissão manual de seis velocidades.
O protótipo é definido pela Audi como um “Puro Sangue” que traz em seu DNA toda a tradição da marca no automobilismo mundial marca é atual vencedora das 24 Horas de Le Mans.
Desempenho…
Com os seu motor cinco cilindros o puro sangue consegue voar baixo a mais de 250 km/h e de acordo com a fabricante leva apenas para 3.9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. O quatrro concept pode ser chamado de milagre da tecnologia, apesar de ser 17 CV menos potente do que o R8 V8 é o carro é mais do que o seu irmão mais velho que vai de 0 a 100 km/h em 4.6 segundo. Ele também e tão veloz quanto a versão quanto a versão 10 cilindros do R8 que com a sua cavalaria de 525 hp também leva 3.9 segundos para atingir os 100 km/h.
Isto é graças ao chassi e a carroceria feito com chapas de alumínio, há ainda componentes em fibra de carbono, como por exemplo o capô, tampa do porta-malas e em outras partes, o que diminui em muito o peso do carro.
Design
Ele traz a base do Audi RS5, mas por fora o quattro Concept chama a atenção pelo belo design moderno, um tanto fora dos padrões para um esportivo, com linhas musculosas e imponentes. O visual foi baseado no Audi Sport quattro de 1984, e a plataforma do RS5 teve seu entre-eixo encurtado em 150 mm, e o teto foi rebaixado 40 mm, e assim como no Sport quattro de 1980, o conceito mostrado hoje possui apenas 2 lugares, ou seja e um autêntico esportivo.
Interior…
Já por dentro o protótipo alia luxo e simplicidade. O acabamento é de ótima qualidade porém limpo e sem grandes detalhes, assim como nos do começo da década de 1980. O toque de modernidade fica por conta do sistema MMI, que além de fazer as vezes dos mostradores (que são totalmente digitais), tem um série de outro recursos inovadores, através da internet o que permite pode ser conectar a rádios do planeta inteiro, o equipamento também funciona como GPS.