Nesta terça feira 26 de março de 2024 foi encerrada oficialmente a produção do Audi R8. O superesportivo que foi lançado em 2006 impressionou o mundo com seu visual futurista, além do desempenho de alto padrão, principalmente pelo poderoso V10 combinado com tração 4×4 que colocou a Audi para brigar com as maiores produtoras de supercarros do mundo como Porsche, Ferrari e Lamborghini. Infelizmente a Audi não tem planos de lançar um novo R8, o final da produção marcará também o encerramento de uma era para a marca, principalmente para quem gosta de carros mais raizes.
Índice desta matéria
Por que o Audi R8 saiu de linha?
Apesar de ter sido lançado em 2006 e ter ganho sua segunda geração em 2015, o Audi R8 durante seus 18 anos de vida permaneceu fiel as suas origens, ou seja, modou muito pouco. O que apesar de ser bom por um lado, tornou o esportivo da Audi desatualizado em relação aos rivais que ficaram mais modernos e tecnológicos, como o próprio Porsche 911 que praticamente muda a cada 4 anos.
As vendas do Audi R8 vinham caindo a cada ano, em 2023 foram apenas 1.591 exemplares vendidos no mundo, enquanto o Porsche 911 emplacou 50.146 neste mesmo ano.
O segundo motivo para o fim, são as leis, que estão decretando a morte dos big blocks no mundo. O Audi R8 era um dos últimos carros ainda em produção a fazer uso de um motor grande, no caso um 5.2 litros V10 com 610 cv, porém as normas de poluição, cada vez mais severas principalmente na Europa, estão impedindo a venda deste tipo de propulsor, que podemos dizer não são “ecológicos”. A própria Audi fala que a partir de 2026 venderá apenas carros elétricos, queira você ou não.
Audi RS6 V8 também deve ir de “arrasta pra cima” em breve
O lugar do Audi R8 por enquanto ficará vazio, o esportivo mais potente e caro da Audi passa a ser a perua RS6 Avant com um V8 de 630 cv. Mas não se anime, a Audi também deve em breve matar a RS6, pelo menos como a gente conhece. A partir de 2025 a perua irá ganhar uma nova geração equipada com um bloco 100% elétrico.
Enfim, a era nostalgica dos esportivos exóticos com motores grandes, exagerados e divertidos, definitivamente ficou no passado.
Audi R8 entrou para a história
Com base compartilhada com a Lamborghini, o Audi R8 marcou a história da Audi, trouxe um novo patamar de respeito para a marca. Inicialmente o modelo tinha motor V8 de 4.0 litros e 420 cv e mais tarde em 2009 passou a ter a opção do V10 de 5,2 litros, emprestado do Lamborghini Gallardo, com 510 cv, tendo aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 4 segundos e velocidade máxima em torno dos 300 km/h.
Curiosamente o Audi R8 tinha diversas configurações, apesar da tração integral Quattro e o câmbio automático serem as mais comuns, as versões com tração traseira e câmbio manual de seis marchas com alavanca também fizeram sucesso, garantiam uma diversão extra, mais pura e insana ao pilotar o modelo.
Segunda geração do R8 surgiu em 2015
Em 2015 no lançamento da segunda geração do R8 a Audi fez diversas melhorias no esportivo, destaque para a versão V10 plus, a melhor feita até então, saia da linha de montagem com um V10 de 610 cv, capaz de levar o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e alcançar os 330 km/h de velocidade máxima, tendo também diversas partes em fibra de carbono, além de componentes desenvolvidos nas pistas de corrida.
O Audi R8 também fez bonito nas commpetições, o R8 LMS GT3 participou de várias edições das famosas 24 hora de Le Mans, além de diversas outras competições ao redor do mundo, conseguindo várias vitórias.
Nesta despedida também merece comentário a participação do Audi R8 nos cinemas, como o carro oficial de Tony Stark, o Homem de Ferro.