A Audi levará para o festival de Wörthersee, na Alemanha esta versão conceitual do TT, batizada de Clubsport Turbo, uma versão mais extrema do coupé da Audi, que traz carroceria inspirada nos bólidos de competição, além de um conjunto mecânico impressionante, com motor capaz de despejar mais de 600 cv de potência.
Pensado apenas 1396 kg, o TT Clubsport Turbo é 14 cm mais largo do que o TT normal, ele foi desenvolvido,( traz caixas de rodas alargadas ) para permitir um eixo mais comprido, e melhorar a estabilidade, há ainda uma enorme asa traseira ajustável, feita em CFRP, (fibra de carbono reforçada), há ainda novos spoilers, tomadas e saídas de ar maiores, para-choque traseiro com difusor e rodas aro 20 com pneus 275/30, além de um novo conjunto de suspensão e freios de cerâmica e carbono com discos dianteiros com 370 mm. As saídas de escape forma reposicionados, passaram da traseira para a lateral esquerda do TT, próximo a porta.
Porém o que mais chama atenção é o conjunto propulsor deste TT ClubSport Turbo, ele traz o mesmo motor 2.5, 5 cilindros, turbo TFSI que equipa as versões mais potentes do TT normal, porém esta versão hardcore, traz dois turbocompressores de alta potência, além de outras atrações como radiador de corrida, que permite a este bloco entregar 600 cv de força e 65 kgfm de torque, a usina de força faz deste um dos TT mais rápidos já construído, ele vai de 0 a 100 km/h em meros 3.6 segundos e pode alcançar os 310 km/h de velocidade máxima.
O sistema de turbos é bastante particular, é um formado por um turbo normal que trabalha em conjunto com outro alimentado a eletricidade, chamado de “e-turbo”, este turbo adicional entra em ação quando é exigida uma força extra, para isso a Audi criou um sistema elétrico dedicado de 48 volts, além de ter instalado no carro uma nova bateria compacta, de ion de lithium, mais leve compacta e potente, do que as baterias normais.
A tração é integral nas quatro rodas, distribuídas através do sistema Quattro da Audi, e o câmbio é manual de seis marchas com alavanca tradicional de grelha.
O interior é praticamente o mesmo do TT normal vendido atualmente, porém conta com novos bancos de competição, com cintos de segurança de quatro pontos, feitos em fibra de carbono, painel, bancos, teto e portas, trazem revestimento Alcântara e laranja coral, com detalhes em fibra de carbono, e uma gaiola de proteção, com tubos de titânio de alta resistência, para proteger os ocupantes contra capotagens.
Por enquanto não há planos da Audi produzir em série o TT Clubsport Turbo, porém possivelmente algumas soluções encontradas no carro serão vistas em uma possível versão RS baseada nesta última geração do TT.
Uma resposta
Tô sentindo falta das imagens em alta resolução …