Audi revela os foguetes de bolso S1 e S1 Sportback com 234 cv

O lançamento oficial ocorre apenas em março no Salão de Genebra, porém a Audi revelou oficialmente nesta quarta-feira 12 de fevereiro, as primeiras imagens e detalhes da versão invocada do A1, digna de receber o “S” e passar a se chamar S1, ela além de um visual mais invocado, com detalhes inéditos, conta uma suspensão nova, e freio, direção e câmbio retrabalhado, sem falar no potente motor 2.0 TFSI de 234 cv, isso permite ao carrinho disparar de 0 a 100 km/h em apenas 5.8 segundos e alcançar os 250 km/h.

 

Disponível com carroceria 2 portas ou 4 portas (Sportback), o S1 assume uma aparência bastante interessante, mais agressiva, há vários detalhes inéditos em relação ao A1 comum, como grade dianteira que pode vir sem aquelas tradicionais detalhes cromados, para-choque dianteiro exclusivo com tomadas de ar maiores, grade tipo colmeia e nada de faróis de neblina, isso mesmo o modelo não traz faróis de neblina, o porque a Audi ainda não divulgou, o que percebemos é que os S1 inauguram uma nova tecnologia em iluminação e uma disposição interna dos faróis mais moderna e futurista.

Para completar o S1 conta com saias laterais, rodas aro 17, ou opcionalmente aro 18 pneus esportivos 225/35 R18, para-choque traseiro com visual mais encorpado e difusor integrado, sistema de escapamento com 4 ponteiras cromadas, e a parte traseira onde ficam a placa e as lanternas é pintada em preto fosco, há ainda  um vistoso aerofólio. Um detalhe importante são as lanternas do S1, assim como os faróis, elas são inéditas, contam com iluminação com LEDs, e visual futurista, em breve estas lanternas devem chegar ao restante da linha A1.

A cabine do S1 também agrada, os bancos são inéditos na Audi, eles foram inspirados nos bancos dos carros de corrida, a parte traseira é em plástico brilhante combinando com a cor da carroceira. O console central possui este mesmo revestimento do banco, há ainda um novo painel de instrumentos com novos grafismos, novos revestimentos nas saídas de ar do painel que podem ser em alumínio escovado ou Black Piano, volante exclusivo com base achatada e o logo S1 cravado, pedais em aço inoxidável.

Mas passando ao que interessa, a parte mecânica, o motor do S1, este bloco 2.0 TFSi, 4 cilindros é bastante conhecido, é usado por outros modelos da marca e do grupo VW, ele possui turbo e desenvolve 234 cv e 37 kgfm de torque, sua força é transmitida para as quatro rodas através do sistema de tração integral Quattro, este sistema de tração é outra exclusividade do S1, já que o A1 normal possui tração dianteira. O câmbio do S1 é manual de seis velocidades, para a alegria dos saudosistas que gostam do terceiro pedal, ele está lá.

Dados de fabrica afirmam que a versão S1 (2 portas) vai de 0 a 100 km/h em 5.8 segundos e a versão Sportback (4 portas) precisa de 5.9 s. Ambas alcançam os 250 km/h. A Audi divulgou também o consumo do carro como uma chamariz, apesar de ser um legitimo esportivo, o S1 faz em média 14.3 km/l.

Como dissemos no início a Audi não apenas melhorou o visual do carro e colocou um motor mais potente, ao melhor estilo alemão, a montadora fez mudanças técnica mais afundo visando a esportividade, e consequentemente a dirigibilidade, o conjunto de suspensão foi todo retrabalhado, e a suspensão traseira totalmente nova, agora é do tipo 4 link, substituindo a suspensão tradicional com eixo de torção simples. A caixa de direção eletromecânica, também foi modificada ganhando novos componentes, e o sistema de freios apresenta discos maiores, na dianteira a força é estancada por discos de 310 mm. O carro vem de série ainda com o Audi Drive Select, que permite ao motorista ajustar através de um botão detalhes como a resposta do acelerador, dureza dos amortecedores, e peso da direção.

Na Europa o S1 e S1 Sporback chegam as lojas no segundo quarto de 2014, o preço já foi anunciado ele partirá de €29,950 para a versão 2 portas e €30,800 para a versão 4 portas Sportback, algo em torno de R$ 98.000 a R$ 101.000.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.