Dois anos depois de ser apresentado na Europa, Audi está lançando no Brasil o insano RS5, o modelo que chega por aqui na linha 2019 é a nova geração lançada na Europa em 2017, o RS5 trocou o motor V8 por um V6, porém apresenta um desempenho ainda mais brutal, equipado com um bloco 2.9 litros, V6 bi-turbo de 450 CV de potência 61 kgfm de torque, tração 4×4, o coupé alemão vai de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e atinge 280 km/h, porém ele cobra caro por isso, o RS5 2019 chega com preço R$ 556.990.
O Novo Audi RS5 2019 é a mais nova criação da RS, divisão esportiva da Audi, que há décadas em responsável por transformar o carros de uso civis da Audi em verdadeiro superesportivos. Seus 450 CV chegam às 4 rodas por uma moderna caixa Tiptronic de oito velocidades que por padrão demanda a tração 40% na dianteira e 60% traseira, porém esta distribuição muda de acordo com a necessidade de forma automática.
Uma das grandes vantagens deste novo motor 2.9 V6 bi-turbo é o consumo de combustível mais contido, a Audi afirma que o modelo de 450 cv pode fazer até 11.5 km/l, ele é 17% mais econômico que o antigo motor, que era um 4.2 V8 também com 450 cv.
Design
Para deixar claro que esse não é um carro qualquer o novo Audi RS5 2019 não tem medo de aparecer, o coupé não tem um pingo de discrição. Na dianteira é impossível não notar o para-choque com entradas de ar anabolizadas, a grade em formato de colmeia (chamada de Singleframe) com acabamento em black piano, capô pronunciado com novos vincos. Destaque ainda para as rodas de liga leve de 20 polegadas, freios com pinças pintadas em vermelho e discos maiores, e para o sistema de escape com saídas dupla e duas gigantes ponteiras ovais.
Em comparação ao A5 Coupé normal, o RS5 é mais largo
Interior e equipamentos
Já o interior combina luxo e tecnologia, o RS5 traz bancos esportivos com apoios laterais exclusivos da linha RS, assim como o volante de base achatada forrado em Alcantara, este mesmo material está presente nas forrações das portas e do teto. A cabine do RS5 é uma verdadeira sala de estar sobre rodas, assim como os demais carros da marca, o coupé traz painel 100% digital (que pode ser customizado de acordo com a preferência do motorista, o painel por exemplo pode ter detalhes em fibra de carbono), sistema multimídia de última geração com conectividade total com smartphones e sistema de som premium de alta potência Bang&Olufsen 3D de 755 Watts e nada menos do que 19 alto falantes, sozinho este sistema de som é avaliado em alguns milhares de reais.
Para aqueles que nunca precisam se preocupar com dinheiro, a Audi oferece ainda alguns opcionais que inclui recursos de condução semi-autônoma como o Audi Assistance Tour, pacote que inclui Traffic Jam Assist e Adaptive Cruise Control, o primeiro permite ao carro andar e parar sozinho, mantendo automaticamente uma distância segura do carro da frente, seguindo o veículo à frente, o equipamento que funciona em velocidades de até 65 km/h é útil em situações como em engarrafamentos, ele funciona através de sensores ultrassônicos e câmeras, o que certamente garante muito mais conforto para o motorista que não precisa acelerar nem frear o carro no trânsito. Já o Adapative Cruise Control, é o já conhecido piloto automático adaptativo, que além de manter de forma automática a velocidade programada, também conserva de forma automática uma distância segura do veículo à frente, podendo frear o carro de forma automática. Há ainda auxilio para manter o Audi dentro da faixa de rolagem.
A Audi oferece ainda como opcional freios de cerâmica e carbono, que são indicados para quem for levar o RS5 para um track day no final de semana.
Rivais do Audi RS5…
Enfim o Novo Audi RS5 2019 é uma máquina de tirar o fôlego, uma opção para quem buscam um carro que combine o conforto de um sedan de luxo, tendo conforto e praticidade para rodar no dia a dia, com um desempenho digno de superesportivo. Seus principais rivais são o Mercedes C63 AMG Coupé (que ganhou uma versão renovada no mês passado) tem motor de V8 de 510 cv custa a partir de R$ 555.900, porém o mesmo desempenho do Audi, 0 a 100 km/h em 3.9 segundos, e o BMW M4, que tem motor 3 litros, seis cilindros bi-turbo, com 431 cv, ele é menos potente que os rivais e tem desempenho pouca coisa inferior 0 a 100 km/h em 4.1 segundos, porém é mais barato que Audi e Mercedes, o M4 no Brasil parte R$ 485 mil.