A Audi aproveitou as 24 Horas de Le Mans 2012, para apresentar uma inédita versão de alta performance do Q5. Alimentado por um motor 3.0L TDI diesel com 313 CV e 65 kgfm de torque, o SQ5 é um dos SUVs de série mais rápido do mundo, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5.1 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.
Apesar de um carro extremamente veloz, o SQ5 tem o consumo de um carro comum. Enquanto outros SUVs de alta performance, mal conseguem fazer 5 km/l, o Audi SQ5 faz até 13.88 km por litro, graças sobretudo ao moderno motor bi-turbo diesel que incorpora o que existe de mais avançado no mundo hoje neste tipo de motorização.
O SQ5 vem de série equipado com um câmbio Tip-Tronic de oito velocidades e tração integral nas quatro rodas sistema Quattro, distribuída por demanda
Visualmente o SQ5 traz um detalhes mais arrojado em relação as demais versões do Q5. O design é típico dos modelos S, as principais diferenças está na grade frontal, igual a carros como S6 e S4, além do para-choque com entradas de ar maiores, elas além de terem ganhando um friso cromado foram redesenhadas, destaque ainda para as enormes rodas aro 20, exclusivas dos modelos esportivos da Audi. Completam as novidades o para-choque traseiro com difusor e quatro saídas de escapamento, além de novos retrovisores pintados e spoiler.
O interior também conta com detalhes exclusivos. Bancos, portas e painel são revestido em couro Nappa. Se o cliente preferir os bancos podem ser revestidos de Alcantara, um tipo de couro nobre italiano aveludado, como opcional a Audi, oferece ainda detalhes em madeira, alumínio, fibra de carbono ou black piano.
O SQ5 é o segundo SUV de alta performance, o primeiro foi o Q7 V12, lançado em 2009 e conta com um motor 12 cilindros de 500 CV também movido a diesel.
Segundo a Audi, a previsão é que na Europa o novo modelo comece a ser vendido apenas no início de 2013, com um preço na faixa dos 58,500 euros, algo equivalente a R$ 150.000. Para o Brasil, por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do SQ5.
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eu fico pensando como seria se pudesse ter carro de passeio movido a diesel no Brasil como seria melhor , porque , o diesel gera mais economico , mais forte , mais barato , mais torque o motor e mais confiavel e tem uma durabilidade bem maior
mas tem a parte ruim : Um carro a diesel chega a custar entre 20% e 30% a mais do que um carro a gasolina. O seguro também é mais caro devido ao maior índice de roubo. Por outro lado, o preço do litro é, em geral, mais em conta e a valorização mais alta na hora da revenda.
maginando que, em um ano, o motorista rode 70% na cidade e 30% na estrada, as conclusões são as seguintes:
- O gasto seria de R$ 2.196,12 com gasolina e R$ 1.197, 32 com diesel, – uma diferença de R$ 1.197,32 por ano, ou seja, R$ 99,78 por mês.
para compensar a diferença de preço, o dono do carro precisará de 20,74 anos de uso.
- Se a intenção é ficar apenas um ano com o carro, seria necessário rodar 88.362,88 km por ano ou 7.363,57 km por mês
- Caso a diferença de preço fosse aplicada levando em conta a taxa de juros, em 20,74 anos o dono do veículo teria R$ 156.993,36 guardados.
Portanto, a dica dos especialistas é levar em conta não só o uso que será feito do veículo como a diferença de preço, seguro, IPVA, valorização e manutenção. Vale também fazer um test drive para que o ruído do motor não martele por anos a fio na sua consciência.