A Audi está completando a linha da nova família A3 no Brasil, com o lançamento do S3, a versão esportiva do novo A3, era o membro que faltava a família que já conta com as seguintes versões: A3, A3 Sportback (4 portas), A3 Sedan e agora a S3 que será a topo de linha, ela conta com motor 2.0, TFSI turbo que é capaz de debitar impressionantes 280 cv e 38,75 kgfm de torque. O S3 é um autêntico esportivo, um dos hatch mais rápidos do mundo vai de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e só não vai além dos 250 km/h pelo limitador.
Além deste motor TFSI que é bastante tecnológico, contando com injeção de combustível direta e indireta, o Audi S3 2014 é equipado com câmbio automático de seis marchas e dupla embreagem S Tronic, este câmbio possui modo manual, na qual as trocas são feitas de forma sequencial com borboletas atrás do volante, a tração é integral nas quatro rodas distribuída através do sistema Quattro, que distribui de forma automática e por demanda -necessidade o torque entre as rodas dianteira e traseira, o que garante muito mais estabilidade e controle ao modelo.
O Audi S3 é totalmente trabalhado para se obter o máximo em desempenho e performance, sua carroceria por exemplo é mais leve do que a do A3 normal, e 70 kg mais leve do que a do antigo S3, ele pesa apenas 1445 kg. A suspensão também é inédita, com um acerto mais rígido e esportivo ela é mais baixa do que a do modelo original, o S3 vem ainda com um novo sistema de freios com discos maiores com 340 milímetros na dianteira, controle de largada, que impede que as rodas patinem nas arrancadas, destaque para o sistema Audi Drive Select, que permite que o motorista escolha entre diferentes modos de condução, e por ele o carro ajusta detalhes como o peso e sensibilidade da direção, as relações do câmbio e a resposta do acelerador, os modos disponíveis são: Conforto, Auto, Eficiência de Consumo, Individual e Dinâmico, sendo que este último é o mais esportivo.
Visualmente o Audi S3 traz um estilo um pouco menos discreto e mais esportivo em relação ao A3, com novos para-choques mais agressivos, grade dianteira exclusiva ostentando famoso logo S3, saias laterais, spoiler na traseira, rodas aro 18 com desenho próprio para a versão, pneus 225/40, sistema de escape com um ronco mais apurado e 4 ponteiras e retrovisores com capas em alumínio.
No interior o acabamento é mais caprichado, o S3 oferece requintes como belos bancos esportivos do tipo concha com encosto integrados e revestimento especial, além de volante esportivo com base achatada, novos mostradores no painel com monitor em LCD e marcador que vai até 300 km/h, detalhes em alumínio como pedais, alavanca de câmbio e soleiras nas portas.
O S3 vendido no Brasil conta com um pacote fechado de equipamentos, ele vem com sistema multimídia com tela touch retrátil e GPS, ar-condicionado dual zone, teto solar elétrico, bancos em couro Nappa, bancos dianteiro com regulagem elétrica, sensor de estacionamento, sistema de som Premium da renomada marca dinamarquesa Bang & Olufsen, com rádio MMI Plus, rodas aro 18, faróis bi-xênon, airbags frontais e laterais e para o joelho do motorista – sete airbags, entre outros itens.
No Brasil assim como na Alemanha, o maior rival do novo foguete de bolso da Audi é o Mercedes A45 AMG- leia sobre ele aqui, que também vem com um motor 2.0 quatro cilindros, porém bi-turbo que rende milagrosos 360 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos contra 4.9 s do S3, porém o rival da Mercedes custa R$ 54.400 mais caro, são R$ 259.900, contra os R$ 205.500 pedidos pelo S3, ou seja uma briga muito boa !!