A Audi levou para a edição 2013 do festival de Worthersee, que acontece essa semana na cidade austríaca o TT ultra quattro Concept, uma versão conceitual do TT que é nada menos do que 300 kg mais leve, totalizando 1.111 kg, para isso ele incorporou diversos recursos inéditos em redução de peso.
Para conseguir perder 300 kg, uma marca mais do que considerável para qualquer automóvel, principalmente para um esportivo, o Audi TT ultra quattro concept, passou por uma dieta pesada, e alimentada por muita tecnologia nova em matéria de peças e componentes de alta performance, e claro mais leves, boa parte dela a Audi desenvolveu nas pistas de corrida como no protótipo Audi R18 e-tron que correu em Le Mans no ano passado.
Esta versão especial do TT conta com o mesmo motor 2.0, turbo TFSI do modelo de rua normal, porém ele foi preparado e passou dos 211 cv para 310 cv, seu torque máximo agora é de 40 kgfm. Com isso ele tem uma relação de peso e potência de apenas 3.6 kg para cada hp do motor, ou seja cada cavalo do motor tem a missão de mover apenas 3.6 kg.
Com o motor mais potente e seu peso reduzido, o TT ultra quattro vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.2 segundos, nada menos do que 1.3 segundos mais rápido do que a versão normal do TT, ele pode alcançar os 280 km/h de velocidade máxima, enquanto a versão normal chega aos 245 km/h. Superando inclusive o TT RS que possui 340 cv e chega aos 250 km/h.
Vamos a receita para o TT ultra quattro ter tão pouco peso, apesar de não parecer as mudanças foram pesadas, diversas partes do carro passaram a usar o CFRP (fibra de carbono reforçada), como o para-choque dianteiro e traseiro, o teto, capô, o túnel central, o porta malas e a coluna central também, o piso recebeu reforço de magnésio.
Por dentro a mesma fibra de carbono, está presente nas portas, no console central, painel, nas bases dos bancos, e nas duas barra forma de cruz substituem o banco traseiro.
E ainda anão acabou há outros recursos que também foram pensadas para se reduzir o peso, vamos la: Diversos componentes do motor como o bloco, o virabrequim foram modificados, representando uma redução de 25 kg, as rodas são de material híbrido, um composto inédito de fibra de carbono com alumínio e conseguem mais 20 kg de redução no peso, o sistema de exaustão é em titânio, ai vão mais 18 kg a menos para o TT, a bateria do carro é menor, similar as de notebook feitas de ion de lithium e representam 20kg a menos ao peso do carro, os amortecedores são de alumínio e permite mais 5kg menos no peso, os discos de freios são de cerâmica e carbono, e contam com pinças de alumínio o que representa um redução de 18 kg no peso do carro e por ai vai.
Ou seja um trabalho de engenharia do pessoal da fábrica de Ingolstadt, muito bem feito, e que mostram o potencial da Audi em encontrar soluções para se fazer um carro mais leve, rápido e eficiente.
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