A marca Bajaj chegou ao Brasil em dezembro de 2022, porém somente agora em 2024 é que a fabricante indiana começou a se destacar no mercado. Após começar este ano a produzir suas motos aqui no Brasil, lá em Manaus, as vendas da Bajaj estão melhorando mensalmente. Atualmente a Bajaj no Brasil já vende mais do que marcas consagradas como Suzuki, Dafra e Ducati. O motivo desta ascensão é o excelente custo-benefício dos suas motocicletas, como a naked aventureira Dominar 400, que hoje custa interessante R$ 25.500 e já supera em vendas a Honda CB500. Vamos conhecer toda a linha 2024 da Bajaj no Brasil.
Índice desta matéria
A linha Bajaj começa pela street Dominar 160, que custa a partir de R$ 16.900 e rivaliza com a Honda CG 160 e Yamaha Factor 150. Ela tem como grande vantagem ser mais equipada que as rivais, trazendo recursos exclusivos nesta faixa de preço.
A Bajaj Dominar 160 2025 tem visual bastante interessante, mais esportivo e encorpado em relação as rivais da Honda e Yamaha, realmente a Dominar 160 não aparenta ser uma moto barata ou com motor de apenas 160 cilindradas.
Nas laterais ela possui carenagens esportivas, que lembram as motos de maior cilindrada, além de ter visual aerodinâmico.
Outro diferencial é o fato da Dominar 160 2024 já vir com freios ABS de série, tanto na roda dianteira quanto na traseira, além de freio a disco dianteiro e traseiro, equipamentos inexistentes nas rivais aqui do Brasil.
Apesar de ser uma moto de entrada, a Bajaj Dominar 160 já tem banco do tipo dois andares, o que proporciona melhor conforto, tanto para o piloto quanto para o garupa. A suspensão também é diferenciada, na dianteira há um garfo invertido reforçado, enquanto na traseira é do tipo monochoque com Nitrox, um conjunto muito mais evoluído em relação a Honda CG e outras streets nesta faixa de preço.
O motor da Dominar 160 é o mais potente e moderno da categoria, tem 17 cv de potência e 1,48 kgfm de toque, trazendo um curioso sistema de refrigeração a óleo, além de duas velas no cilindro e injeção eletrônica Bosch. O câmbio é manual 5 marchas, o tanque de combustível tem capacidade para 12 litros e as rodas são em liga leve aro 17.
A Dominar 200 tem praticamente o mesmo conjunto da Dominar 160, inclusive o mesmo visual e chassi, a diferença aqui é a motorização, sai o bloco de 160 cilindradas de 17 cv, para dar lugar a um motor de 200 cilindradas bem mais potente, com 24 cv de potência e 1,88 kgfm de torque. O câmbio também muda na Bajaj 200, aqui há uma transmissão de seis velocidades, ao invés de cinco marchas.
Visualmente a Dominar 200 muda apenas os grafismos e as opções de pintura.
O preço da Bajar Dominar 200 é de R$ 19.900, apesar de não ser barata, esta é uma das poucas motos de entrada com motor de 200 cilindradas no Brasil, não há nenhuma outra no mercado por este valor.
Com preço de R$ 22.500 a Bajaj Dominar 250 já traz uma proposta mais premium em relação as suas irmãs menores da linha Dominar, custando apenas R$ 2.600 a mais em relação a Dominar 200, este modelo já é uma naked maior e com proposta diferenciada, tem chassi e construção mais evoluídos, além de ser mais equipada, já vindo com painel digital duplo e farol Full LED, inclusive a lanterna traseira também é em LED.
A Dominar 250 2024 tem motor de 250 cilindradas, são 27 cv de potência e 2,39 kgfm de torque, este bloco já tem tecnologias como duplo comando de válvulas e refrigeração a líquido com radiador. O câmbio é manual de seis marchas.
Além disso, a Dominar 250 tem escapamento esportivo duplo que promete um ronco mais interessante. Os freios ABS, as rodas e os pneus são os mesmos das demais versões, ambos aro 17, porém aqui as rodas tem um desenho mais esportivo.
Por fim, a Dominar 400 é o carro chefe da marca Bajaj no Brasil, ela tem o melhor custo benefício de todos os modelos da Bajaj, é disparada o modelo mais vendido da marca, emplacando no Brasil em 2024 de janeiro até setembro 4.407 unidades, hoje a Dominar 400 já vende mais do que a Honda CB500 e Yamaha MT09.
O motivo deste sucesso é seu preço, a Dominar 400 custa R$ 25.500 e entrega muito por este valor, tem um custo benefício que nenhuma outra moto do mercado entrega, trata-se de uma sport tourer, focada em viagens, com motor de 373 cilindradas que desenvolve impressionantes 40 cv de potência e 3,56 kgfm de torque.
Este motor presente na Dominar 400 tem uma construção bastante sofisticada, apesar de ter apenas um cilindro, ele já usa 4 válvulas (2 de admissão e duas de escape), tem injeção eletrônica da BOSCH, duplo comando de válvulas e ignição do tipo DTSi com três velas, por isso os bons 40 cv de potência.
O câmbio é manual de seis marchas e já possui uma proposta mais esportiva vindo com embreagem do tipo deslizante.
A Bajaj Dominar 400 tem suspensão reforçada com garfos dianteiros invertidos com 43 mm de diâmetro, painel digital duplo com um display em LCD na parte superior e um segundo display colocado no tanque, isso mesmo no tanque combustível, há um suporte em alumínio para GPS ou smartphones, bolha de proteção para o piloto, protetores nos manetes do guidão, há ainda tomada USB que permite conectar um GPS ou carregar o celular durante a viagem. O motor conta com proteções laterais para proteger em caso de quedas. Há ainda um protetor de perna para o piloto, além de suporte traseiro para malas ou baús.
O único ponto negativo, é o tanque de combustível pequeno da Dominar 400, com capacidade de apenas 13 litros é o mesmo tamanho de suas irmãs mais baratas, o que não combina muito com um a proposta “tourer”, ou seja, moto para estrada. A rival Honda CB 500X tem tanque de 17 litros.
Praticamente sem rivais diretos e preço de R$ 25.500, a Bajaj Dominar 400 é hoje no Brasil a moto de 400 cilindradas mais barata do mercado, sua rival teórica, a Honda CB500 X custa R$ 43.260, quase R$ 20 mais cara, a Yamaha Lander 250 ABS, sai por R$ 26.290, porém tem um modesto motor de apenas 250 cilindradas.
Claro que há um enorme espaço entre as vendas de fabricantes tradicionais no Brasil, como a Honda e a Yamaha, para a recém chegada Bajaj, afinal esta nova fabricante indiana tem menos de 2 anos no nosso país.
Enquanto a Honda que hoje detém quase 70% do mercado de motos no Brasil emplacou quase 1 milhão de unidades de janeiro até setembro de 2024, a Bajaj emplacou 6.274 motos, porém isso representa já tem uma fatia de 0,5 % do mercado brasileiro.
Inegavelmente os modelos da Bajaj são interessantes e tem um custo benefício quase que imbatível no mercado de motocicletas no Brasil, a tendência é que as vendas continuem aumentando a medida que a Bajaj for ficando mais conhecida e ganhando o respeito e confiança do consumidor. Por falar em confiança, este é talvez o ponto mais difícil a ser superado, principalmente com relação a durabilidade e disposição de peças de reposição, algo que só o tempo vai mostrar.
Maiores informações em Bajaj.com.br
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.