O BMW 218i Gran Coupe é o representante da BMW no segmento dos sedans compactos de luxo, com visual moderno e muito bem equipado, ele é rival de carros como Mercedes A200 Sedan e Audi A3 Sedan. Atualmente no Brasil é oferecido na linha 2021, por R$ 203.437 (preço de acordo com a Tabela FIPE, consultado em 7 dezembro de 2020), nas revendas em cidades como São Paulo, o BMW 218i Gran Coupe 2020/2021 é encontrado por valores muito diferentes, variando entre R$ 189 mil até R$ 229.990, dependendo claro das configurações de equipamentos e o local da revenda.
Índice desta matéria
No Brasil o BMW Serie 2 Gran Coupé é oferecido em duas versões: a 218i, que é a mais vendida e a invocada M235i, a principal diferença, além claro do visual e do equipamentos é a motorização, a BMW 218i 2021 traz um bloco modesto, três cilindros, turbo, 1.5 litros, capaz de desenvolver 140 CV de potência. Enquanto a M235i traz um bloco bem mais potente, um 2.0L quatro cilindros, turbo, capaz de debitar nas rodas 306 CV de potência.
Além disso, as versões se distinguem pelo visual, enquanto a BMW 218i tem uma proposta mais civil e comportada, já a versão esportiva M235i, se destacada pelos para-choques dotados de tomadas de ar maiores e mais chamativas, além de um acabamento diferenciado na grade frontal, a M235i traz ainda um kit esportivo com saias laterais e para-choque traseiro mais encorpado e ponteiras duplas, além disso o M235 i tem rodas maiores aro 18 e freios com discos maiores e pinças pintadas em azul. Ah outra importante diferença é o preço, que sobe cerca de R$ 100 mil para quem quiser levar a M235i.
O design é um dos ponto fortes da BMW 218i, embora seja menos agressiva do que a M235i, mesmo em sua versão normal e mais barata, o Série 2 Gran Coupé é muito bonito e chama bastante atenção nas ruas pelas formas de sua carroceria.
A carroceria do BMW Série 2 Gran Coupe, segue o estilo da moda dos coupês de 4 portas, com teto de perfil baixo e traseira curta com caimento suavizado, detalhes que conferem uma aparência esportiva e moderna a carroceria deste que é o BMW mais barato da linha, um detalhe muito legal, são as portas (foto abaixo), que não tem a armação ou arco superior, assim como nos esportivos dos anos 1990 e nos modelos conversíveis, dando um charme a mais a este modelo.
Na traseira o BMW Série 2 Gran Coupe tem lanternas grandes e afinadas, que praticamente cortam a traseira do carro de um lado ao outro, elas tem iluminação total em LED na traseira, o desenho da tampa do porta-malas com uma espécie de spoiler encorpado a tampa, e as duas saídas de escapamento com ponteira cromadas dão uma aparência mais esportiva a este sedan coupé. Sem dúvidas, o Série 2 Gran Coupe, apesar de ser o modelo mais barato da BMW, é um dos mais bonitos e bem desenhados.
Embora as credenciais da BMW 218i com seu motor 1.5, três cilindros de apenas 140 cv, possa parecer decepcionante para os padrões da BMW, marca que é conhecida pela esportividade dos seus modelos, o desempenho do Série 2 Gran Coupe não decepciona.
Segundos dados de fábrica a BMW 218i vai de 0 a 100 km/h em 8.7 segundos e pode atingir os 213 km/h de velocidade máxima.
Embora seja o sedan de entrada da BMW no Brasil, o BMW 218i tem dimensões bastante satisfatórias, o carro mede 4.52 m de comprimento e tem entre-eixos de 2.67 m, sua largura é de 1.80 m e a altura é de 1.42 m, o espaço interno no banco traseiro é bom, assim como o porta-malas do Série 2 leva 450 litros. Sua plataforma é a mesma de outros carros da BMW, como o Serie 1, o SUV X1 e o crossover X2.
O problema do Série 2 Gran Coupe é o seu preço no Brasil, que é muito próximo do seu irmão maior, o mais equipado e potente Série 3, enquanto o Série 2 Gran Coupe 218i com modestos 140 cv parte de R$ 203.990, o Serie 3 na versão de entrada 320iA GP flex, 2.0 turbo de 184 cv, custa apenas R$ 212.885, e além do Série 3 ser maior, é mais espaçoso, equipado e certamente tem menor desvalorização em relaçao ao Série 2, que é um modelo relativamente novo ainda. Portanto aqui tamanho é documento.
Como um autentico BMW o 218i 2021 vem muito bem equipado, o carro traz de série itens como bancos esportivos com revestimentos em tecido em couro nas laterais, rodas em alumínio aro 17, piloto automático com frenagem de emergência automática, central multimídia com tela touch-screen de 10.25 polegadas, com Apple CarPlay, volante esportivo multi-funcional revestido em couro, ar-condicionado automático digital dual zone, luzes configuráveis em LED no painel e nas portas, faróis Full LED, faróis de neblina em LED, sistema de estacionamento automático Park Assist.
A arquitetura interna do BMW 218i é semelhante a vista em praticamente todos os demais modelos da BMW, do Serie 3 ao top de linha Serie 7, porém como se trata de um modelo de entrada, o acabamento do Série 2 é bem mais simples em relação aos demais carros da BMW, há excesso de plástico, a cabine é monótona com relação a cores e tipos materiais e os bancos são em tecidos, algo imperdoável para um carro que custa mais de R$ 200.000.
Para o modelo a BMW oferece duas opções de cores para o interior, que é predominantemente preto, porém pode vir com detalhes em laranja ou cinza, detalhes como as faixas no banco e nas bordas do carpete. Enquanto a carroceria tem uma vasta gama de opções de cores, porém a maioria é opcional. De série no Brasil o 218i Gran Coupe vem apenas com a pintura branco sólida mostrada no carro em algumas fotos deste post, opcionalmente o Série 2 poderá vir com nas pinturas metálicas: Preto, Vermelho, Branco, Cinza e Azul, cada uma destas ao custo de R$ 1.700 adicionais.
Enfim, o BMW 218i 2021 é um excelente carro, é um sedan bonito, bem equipado, chama atenção nas ruas, traz um interior com espaço razoável, porém ele cobra muito caro pelos seus atributos, o que torna sua compra pouco racional, frente ao que os rivais oferecem e também frente ao seu irmão maior o Série 3 que entrega muito mais, custando praticamente a mesma coisa
Segundo a tabela FIPE de dezembro de 2020, ter um 218i na garagem sai pela bagatela de R$ 203.437. Com apenas R$ 9.000 a mais é possível levar para casa um BMW Serie 3 na versão 320i, que é muito mais carro.
Além disso, o BMW 218i custa R$ 13.000 a mais do que o Mercedes A200 Sedan 1.3 turbo que é 23 cv mais potente tem 163 cv, e sai por R$ 189.769, de acordo com a FIPE. Outro rival do Série 2 Gran Coupé é o Audi A3 sedan, com motor 1.4 turbo de 150 cv e preço interessante de R$ 141 mil, porém já é um projeto mais antigo em relação aos rivais, e deve ganhar uma geração nova no Brasil em 2021.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.