A nova geração do Série 3, acaba de ganhar uma versão mais acessível no mercado brasileiro. Trata-se da 316i, o modelo chega ao mercado nacional custando convidativos R$ 114,950, o que representa R$ 15,000 a menos do que o pedido pela versão 320i, que até então era a opção de entrada do best-seller da BMW.
Em troca do preço bom, o Série 3 abriu mão de um motor potente e alguns mimos presentes nas versões mais caras
O 316i promete ser o grande personagem da marca de luxo no Brasil, ele é uma resposta a chegada de novos modelos que prometem agitar o segmentos dos sedans premium, como o Novo A3 Sedan (que deve partir dos R$ 110,000) e o ousado Mercedes CLA (R$ 135,000). Ambos darão as caras por aqui em janeiro.
Visualmente é fácil confundir o modelo de entrada, com as versões mais caras do Série 3, você olha é não há diferenças em relação ao 328i por exemplo – que custa próximo dos R$ 200,000. Assim como as demais opções, o 316i conta com rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis com iluminação por LEDs.
Porém a principal mudança está sob o capô, junto com luxo a esportividade é a principal característica associada aos modelos da BMW. Porém o 316i foge a regra, no lugar do vigoroso bloco 2.0L turbo de 170 CV, entrou o esperto 1.6, 4 cilindros, TwinPowerTurbo que desenvolve 136 CV de potência e 22 kgfm de torque, este motor conta com alta tecnologia como injeção direta de alta precisão, e turbo compressor TwinScroll com as tecnologias Valvetronic, Duplo VANOS.
Com essa potência o sedan tem números comedidos, ele vai da inércia aos 100 km/h em 9.2 segundos e atinge velocidade final de 210 km/h. Não é lento de forma alguma se comparado a maioria dos carros comuns, mas um tanto modestos para o padrão BMW. Porém o conjunto mecânico do 316i traz itens importantes como a moderna transmissão automática de oito velocidades com trocas sequenciais na alavanca, e como é de praxe nos carros da montadora alemã a tração é traseira, o que garante uma dose extra de diversão e segurança ao se pilotar.
Apesar de se tratar de uma versão de entrada o pacote de itens de série do Série 3 316i é muito bem caprichado, ele conta com faróis de bi-xênon, bancos dianteiros com ajustes elétricos e revestidos com couro ecológico, ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 17, sensores de estacionamento traseiro, volante multi-funcional e revestido em couro, três modos de condução: Normal, Sport e o econômico Eco Pro, freios com sistema regeneração de energia de frenagem, que transforma a energia gerada pelos discos nas frenagem em eletricidade para a bateria do carro, função Start/Stop, controle eletrônico de estabilidade e de tração, controle de frenagem em curva CBC, assistente de arranque HSA, e sistema multimídia iDrive com tela touch de 6,5 polegadas e conectividade Bluetooth, USB e BMW Live.
Enfim apesar de ser menos potente e equipado, o 316i sem dúvida é uma ótima opção para aqueles que gostam de status, que buscam um carro de luxo, sempre sonhavam em ter um BMW em sua garagem e não podem desembolsar uma pequena fortuna para isso. Como diz o slogan de uma campanha publicitária do Série 3, “POR QUE SENTIR INVEJA QUANDO VOCÊ PODE CAUSAR?”.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.