Esta chegando agora em outubro no mercado brasileiro, o novo BMW Serie 3 2023, após 3 anos no mercado o sedan mais vendido da marca alemã está passando pelo seu primeiro facelift, as mudanças basicamente se concentraram na dianteira, que recebeu contornos mais agressivos, além disso, o interior do Série 3 recebeu um sistema de telas Oled, semelhante ao visto no SUV elétrico IX, layout esse que será padrão em quase todos os carros da marca alemã a partir de agora. Disponível em três versões o novo BMW 320i 2023 tem preços que vão de R$ 307.950 até a bagatela de R$ 347.950.
Índice desta matéria
320i GP (R$ 307,900)
Sport GP (R$ 327,950)
M Sport (R$ 347,950)
O BMW Serie 3 é o carro chefe da BMW no Brasil, o modelo há anos é o mais vendido da marca no país, além de ser com folga o líder em sua categoria, com vendas muito acima de rivais como Mercedes Classe C e Audi A4, para entendermos este sucesso atualmente no Brasil, de janeiro até setembro de 2022, o BMW Série 3 320i emplacou 3.045 unidades, vendeu mais do que modelos famosos como o Volkswagen Polo e Renault Captur, algo impressionante para um carro que no país custa a partir de R$ 300.000.
A principal transformação da linha 2023 é a nova frente. Em relação ao modelo anterior, lançado em 2019, o BMW Serie 3 2023, conta com traços mais agressivos, a abertura frontal de ar ficou maior e o para-choque está mais robusto, tendo uma maior projeção para a frente, além de ter ganho acabamento em preto brilhante, há ainda um novo um detalhe em L onde normalmente ficaria os faróis auxiliares que não existem mais no Série 3. Os faróis do tipo Full-LED também são novos, assim como o layout da tradicional grade em formato de rim, que também ficou maior.
De perfil o Série 3 é praticamente o mesmo do modelo lançado em 2020, enquanto na traseira a principal novidade fica por conta da adoção de um novo para-choque, com visual mais futurista e chamativo, a peça traz agora um desenho em black piano em sua parte inferior, semelhante ao visto em carros como BMW X4 e BMW X3.
Lembrando que o acabamento da carroceria varia de acordo com a versão, abaixo a opção mais barata da Série 3 2023, a 320i GP, note que ela tem visual mais simples em relação a M Sport foto acima.
No interior como dissemos, a principal mudança fica por conta da adoção de um novo sistema de telas. Parecido como as usadas no modelo elétrico IX, esse sistema de painel integrado com a multimídia, é composto por duas telas curvas de OLED unidas em uma peça única, a BMW passará a usar este tipo de painel como padrão em todos os seus carros, e ai você gostou?
O equipamento, oficialmente chamado de BMW Live Cockpit Professional tem uma tela de 12.3 polegadas a esquerda sobre o volante, enquanto a tela da direita é maior, tem 14.9 polegadas, sendo que a tela sobre o volante é como se fosse um painel digital mais completo, na qual o motorista escolhe quais informações quer que sejam exibidas, desde velocímetro, informações sobre o funcionamento do carro, enquanto a tela mais a direita do painel ele é como se fosse uma super central multimídia, pode exibir de uma só vez informações como a navegação GPS, comandos do sistema de som, configurações do veículo como modo de condução, ajuste do ar-condicionado e até mesmo a tela do smartphone do dono, tudo ao mesmo tempo.
Além da tecnologia, o novo BMW Série 3 2023 ficou mais luxuoso, o painel tem agora um estilo mais limpo, a quantidade de botões foram reduzidos, há um novo console central e um novo seletor de marchas agora com um pequeno botão inspirado nos comandos de aviões, há ainda novos revestimentos, como couro e alumínio, e novas cores para o acabamento interno dos bancos e das portas.
Na foto acima, o novo console central do BMW Série 3 2023, note que agora não há mais alavanca de câmbio, no lugar agora há um pequeno botão seletor.
Acima a BMW 320i 2023 em sua versão mais barata GP, sem o kit M Sport, ela tem preço de R$ 307.900, houve um aumento de cerca de R$ 10.000 em relação a versão 2022 com visual antigo.
Acima a 320i na versão mais cara M Sport, ela traz para-choques esportivos e rodas maiores aro 19, porém custa R$ 347.950.
Em sua versão mais equipada, a M Sport, o BMW 320i 2023 vem equipado com itens como faróis Full-LED inteligentes adaptativos, ar condicionado digital com três zonas de temperatura, sistema BMW Driving Assistant que auxilia o motorista na condução, podendo frear o carro automaticamente quando há o risco iminente de uma colisão e que alerta quanto o carro invade a faixa ao lado e faz correções no volante para mantê-lo na faixa correta, além de monitoramento de trafego cruzado traseiro, sistema de estacionamento automático Parking Assistant, e o interessante sistema Reversing Assist, que permite que o carro percorra os últimos 50 metros em marca ré de modo automático.
Sendo que a versão mais cara M Sport ainda traz o kit esportivo da Motorsport, com rodas maiores aro 19, além dos para-choques mais agressivos mostrados no carro das fotos, lembrando que por padrão o para-choque das demais versões tem acabamento mais simples e menos agressivo, e as rodas são aro 17 ou 18.
Pelo menos por hora o Novo BMW Serie 2023 será oferecido no Brasil apenas na configuração 320i, ou seja, todas as versões são equipadas com o bloco 2.0, BMW TwinPower Turbo, flex, 4 cilindros, capaz de desenvolver 184 CV de potência e 30.5 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica o Série 3 precisa de 7.1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e tem velocidade máxima de 235 km/h.
Não é um desempenho surreal ainda não mais para um BMW, porém é excelente para um sedan de luxo.
O câmbio segue sendo automático de oito marchas e a tração, como sempre foi no Série 3 é traseira.
Lembrando que versões do BMW 320i 2023 se distinguem pelo visual e pelo conjunto de equipamentos e pelo visual, a BMW 32Oi GP 2023 tem visual mais sóbrio, enquanto a top de linha M Sport, estilo mais chamativo e esportivo, porém compartilham o mesmo motor.
Por enquanto, a BMW não informa se, ou quando, vai trazer para o país as demais versões pós-facelift do BMW Serie 3, lembrando que além da 320i que é produzida no Brasil, o Série 3 tinha configurações importadas como a M340i (foto acima e abaixo), equipada com o poderoso motor 3.0, seis cilindros de 387 cv e tração 4×4, além da versão híbrida plug-in chamada 330e, dotada do motor 2.0 de 184 cv, combinado com motor elétrico, totalizando 292 cv.
Lembrando que estas duas versões tinham um número de vendas bastante baixo comparado com a 320i, devido ao preço elevado, a versão M340i 2022 era encontrada nas lojas por R$ 445.000, enquanto a híbrida 330e 2022, saia por R$ 380.000.
A geração atual do BMW Série 3 ainda é relativamente nova, chegou ao mercado em 2019, e com esse facelift, o BMW Serie 3 deve conseguir se manter atual e competitivo, até o lançamento de uma geração totalmente nova, algo que deve ocorrer apenas daqui dois a três anos, é esperado uma geração completamente nova apenas em 2025.
Assim como o modelo anterior, o Novo BMW Serie 3 2023 (320i) segue sendo produzido aqui no Brasil, mais precisamente na fábrica da BMW Araquari, Santa Catarina, lembrando que a BMW também monta no país o X1, X3 e X4.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.