Fotos M3 cinza por>>: M3 Brooklyn Grey BMW Blog
A BMW revelou há poucos meses na Europa, o seu lançamento mais aguardado do ano, a nova geração do sedan BMW M3. O carro que há décadas é uma referencia no mercado de sedans esportivos chega a sua mais nova geração, com visual extremamente agressivo e um tanto polêmico, porém mais importante do que isso, está a sua motorização, o M3 2022 é a versão mais poderosa já feita do modelo, conta com nada menos do que 510 CV, há agora também pela primeira vez, a opção do sedan vir com tração 4×4.
Índice desta matéria
Design BMW M3 2022
A versão mais extrema do BMW Serie 3 evoluiu em todos os aspectos. Porém em relação a estética, o Novo M3 2022 se distanciou muito das demais versões comuns do Serie 3, enquanto o antigo M3 era uma espécie de Série 3 com aparência mais agressiva, dotado de para-choques mais robustos e rodas aro 20, o novo modelo é um carro totalmente diferente, tem um aspecto mais ousado e distante da linhas conservadoras do Serie 3.
O que mais chama atenção no novo BMW M3 2022 é sem duvidas, sua nova dianteira, com a gigante grade frontal, emprestada da nova geração do coupé Serie 4, a peça que remete a alguns carros clássicos da BMW, vem causando polemica nas redes sociais pelo seu tamanho exagerado, ela praticamente corta de cima a baixo da dianteira do carro é a primeira coisa que chama atenção ao olhar o novo M3.
Ainda na dianteira, o resto do conjunto visual é completamente diferente do atual Série 3, os faróis são mais finos e trazem uma tecnologia de iluminação mais futurista em LED e laser, o para-choque também segue o mesmo apelo da grade trazendo tomadas de ar grandes e exageradas.
Nas laterais e na traseira, há uma certa semelhança com o atual Série 3, note por exemplo o desenho das janelas, as portas e o teto, assim como na traseira as lanternas, detalhes que lembram bastante o Série 3 comum, mas isso é bom porque manteve o tradicional jeitão de sedan comportado do Série 3.
Na traseira o desenho da tampa do porta malas e do para-choque traseiro são exclusivos, de uma olhada no para-choque com um gigante difusor integrado ao estilo dos carros de corrido e 4 saídas grandes de escapamento, detalhes que denunciam que este não é um sedan normal. O sistema de escapamento é ativo, seu ronco varia de acordo com o modo de condução escolhido, uma herança que veio do atual BMW M5.
Há diversas partes em fibra de carbono na carroceria do novo BMW M3 2022, desde detalhes nos para-choques, as saias laterais, o spoiler na tampa do porta malas, enquanto a versão Competition traz ainda o teto feito em fibra de carbono e os retrovisores.
Mudanças além do visual…
As mudanças em comparação com a geração passada vão muito além do visual, o novo BMW M3 2022 traz um novo chassi, ele é mais largo e tem entre-eixos mais amplo, além de ter uma melhor distribuição de peso e o centro de gravidade mais baixo, este chassi é o mesmo usado no M4 Coupé, ele foi desenvolvido tendo como base a experiência da BMW nas pistas de corrida.
Tanto é que em 2021 a BMW passará a correr em provas de turismo e de longa duração com o M4 GT3, que usa esta mesma base do novo M3, este novo carro de corrida ficará no lugar do atual M6 GT3. Ou seja, resumindo, o novo M3 deve se dar muito bem nas curvas, já que ele foi concebido com um pé nas pistas de corrida.
Motor e desempenho Novo BMW M3 2022
Além do visual polêmico e extremamente ousado, a grande novidade do BMW M3 2022 fica por conta da sua motorização, pela primeira vez o M3 estará disponível de série com duas configurações, ambas usam o motor 3.0L Biturbo (TwinPower Turbo) 6 cilindros em linha, porém a versão de entrada que é chamada apenas de M3, vem calibrada para entregar 480 CV, tem tração traseira e câmbio manual de seis velocidades de série, já a top de linha a M3 Competition terá 30 cv extras no motor, totalizando 510 CV, e virá com câmbio automático de oito velocidades, além da tração integral nas quatro rodas (sistema XDrive) e diferencial especial M Active.
Detalhes técnicos do novo motor 3.0 seis cilindros
Para os que gostam de detalhes técnicos, este é um novo motor 3.0 bi-turbo 6 cilindros, ele conta com diversas evoluções tecnológicas, como dois turbos mono-scroll, que fornecem ar comprimido a 4 cilindros do motor 1 – 3 e 4 – 6, respectivamente, além do sistema de injeção de combustível de alta pressão, chegando a impressionantes 350 PSI.
Este novo motor 3.0 do M3 traz diversas peças usadas em carros de competição, como partes forjadas (pistões e vira-brequin), assim como o sistema de refrigeração e de lubrificação que também veio das pistas, há tecnologias para reduzir o peso do bloco, e algumas partes projetadas em impressora 3D, lembrando que os motores do novo M3 serão montados de forma artesanal a mão.
0 a 100 km/h e velocidade máxima do novo M3 2022
Mais potente do que nunca, o desempenho do BMW M3 2022 só poderia impressionar, segundo dados de fábrica, o carro na versão mais forte M3 Competition de 510 cv pode atingir os 100 km/h em apenas 3.9 segundos, vai de 0 a 200 km/h em 12.5 segundos e retoma de 80 km/h até 120 km/h em quarta marcha em incríveis 2,6 segundos.
Enquanto que a versão mais modesta do M3 com 480 cv, vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. 0 a 200 km/h em 13.7 segundos, retomando de 80 até 120 km/h em 4.1 segundos.
A velocidade máxima de ambas as versões do novo BMW M3 é limitada por questões de segurança aos 250 km/h, porém há um pacote opcional, chamado M Driver’s Package, que altera o limitador para ir até os 290 km/h.
Câmbio manual de seis marchas para a alegria dos puristas
O BMW M3 sempre foi um carro voltado para a diversão do motorista, e sabendo disso a BMW fez algo bem legal, colocou como opcional um câmbio manual esportivo de seis marchas com alavanca e pedal de embreagem e relações encurtadas. A versão manual conta com um assistente eletrônico “Gear Shift Assistant”, que mantem a rotação do motor alta durante as trocas, com isso evita das rodas destracionarem durante as trocas diminuindo a perda de desempenho durantes as trocas, porém este sistema pode ser desligado.
Outra vantagem do câmbio manual de seis marchas é que ele é mais leve do que o câmbio automático, a diferença de peso entre os dois câmbio chega a 25 kg.
Câmbio automático de 8 marchas M Steptronic
De série o novo BMW M3 2022 na versão Competition virá equipado com câmbio automático de oito marchas chamado de M Steptronic, este câmbio foi desenvolvido especialmente para o M3 Competition e para o M4 Coupé Competition, ele conta com relação de marchas mais curta, há um novo conversor de torque que otimiza as trocas de marchas. Este câmbio conta com modo manual com trocas por borboletas atrás do volante.
A versão automática do M3 ainda conta com o botão “Drivelogic” na alavanca, que permite ao motorista escolher entre três mapas diferentes de funcionamento do câmbio, funcionando tanto no modo automático quanto no manual, são eles: conforto, esportivo ou pista.
Lembrando que o carro conta ainda com o “M Mode”, um botão no painel que permite ao motorista escolher entre três modos de condução: Road, Sport e Track.
Tração 4×4 no BMW M3 pela primeira vez
Pela primeira vez em seus 35 anos de história o BMW M3 passa a contar com a opção da tração 4×4, esta nova opção de tração será oferecida lá na Europa apenas a partir da metade de 2021, o sistema chamado de M xDrive, é o mesmo sistema usada no M5, ele é capaz de distribuir a tração por igual entre os eixos dianteiro e traseiro de forma automática e de acordo com a necessidade, melhorando significativamente o comportamento do M3 em curvas, e claro deixando a condução do modelo mais segura e confiável. Sendo que o motorista pode quando quiser desligar a tração 4×4, usando apenas a tração 4×2 traseiro, assim como sempre foi no BMW M3.
Interior Novo M3 2022
Embora seja um carro extremamente rápido, a Nova M3 2022 não abre mão do luxo, encontramos na versão top de linha um acabamento extremamente sofisticado, semelhante ao visto no M5 Competition, com direito a materiais como couro Nappa, fibra de carbono e alumínio, usado nos revestimentos dos bancos, portas e painel.
O cluster é 100% digital e tem visual próprio para o carro, ele pode ser customizado ao gosto do motorista, e a tela do sistema multimídia também conta com grafismos exclusivos dos carros Motorsport, opcionalmente a Nova M3 pode vir com bancos com base em fibra de carbono, que reduz o peso do carro em cerca de 9.5 quilos.
Preço do novo M3 e início das vendas…
A previsão é de que a Nova M3 2022 comece a ser vendido mundialmente em março de 2021. No Brasil ele deve vir próximo ao começo do segundo semestre de 2021, por aqui, infelizmente o preço em relação ao modelo atual deve subir nesta nova geração, o novo BMW M3 2022 deve custar acima dos R$ 500.000, ou seja, infelizmente um brinquedo para poucos. Enquanto que a versão com tração 4×4 deve vir apenas no final do ano, já que na Europa ela só será lançada em agosto.
Respostas de 2