A BMW lançou no Salão de Genebra, dois modelos totalmente inéditos, o Série 2 Active Tourer e o X4, este último é um SUV esportivo, que é uma mesclado X3, de quem ele empresta a plataforma com X6, que serviu de inspiração para o desenho esportivo e ousado da carroceria. O BMW X4 deve entrar em produção a partir da metade do ano, confira todos os detalhes deste lançamento.
Visualmente o X4 agrada com seu visual parrudo e de poucos amigos, o conjunto dianteiro tem faróis que lembram o X3 com LEDs, destaque para o para-choque com tomadas de ar gigantes, que deixam o modelo com aparência bastante esportiva, seguindo esta mesma proposta de esportividade, o capô ostenta vincos, o mesmo vale para as laterais que conta com uma linha de cintura elevada e com vincos salientes, tudo para passar uma aparência mais robusta e musculosa ao novo SUV da BMW.
O formato das janelas laterais e o estilo caído do teto são totalmente inspirado no bem resolvido estilo do X6, com um jeitão de coupé a traseira do X4 agrada bastante e da um grande e charme ao SUV, as lanternas traseira em formato de “L” conta com luzes em LEDs, e o para-choque teve seu desenho inspirado nos difusores dos carros de competição.
Em comparação com o X3 de quem o X4 empresta sua plataforma, o modelo novo é apenas 1.4 cm mais longo (totalizando 4.67 metros de comprimento) e 3.6 cm mais baixo, os bancos dianteiros ficam a 2 cm mais baixo em relação ao X3 (1,62 m de altura), o carro tem espaço para 5 ocupantes. O banco traseiro é dividido em três partes 40:20:40, com ele totalmente rebatido a capacidade de carga do porta malas salta de 500 para 1400 litros, a BMW fala que o X4 é um modelo bastante versátil para uso no dia a dia.
Por dentro o X4 traz praticamente o mesmo painel do X3, porém o acabamento conta com alguns detalhes mais requintados, como madeira, alumínio, couro Nappa e apliques em Black Piano. A lista de equipamentos também traz alguns detalhes mais luxuosos como head up display colorido que projeta informações no para-brisa, bancos com ajustes elétricos e mais possibilidades, sistema multi-mídia com touchpad iDrive Touch Controller, além de uma dezena de recursos de segurança como piloto automático adaptativo.
O X4 chegará as lojas no segundo semestre de 2014 contando com uma ampla gama de versões e motores, alias serão os mesmos motores oferecidos no X3, no total haverá seis motores diferentes, sendo 3 diesel e 3 a gasolina, a versão mais em conta virá com um 2.0 quatro cilindros e 184 cv de potência e 27 kgfm de torque, enquanto a versão mais barata a diesel virá com um 2.0 quatro cilindros com 190hp e 40 kgfm de torque, enquanto a top de linha a gasolina contará com o 3.0 seis cilindros de 306 hp e 40 kgfm de torque, este mesmo bloco equipará a versão top de linha diesel, porém neste caso será mais potente com 313 hp e 63kgfm de torque.
A tração será 4×2 nas versões mais baratas ou 4×4 na maioria das versões, a tração 4×4 é gerida pelo sistema inteligente xDrive que distribui a tração entre as rodas eletronicamente e de acordo com a necessidade, o câmbio nas versões mais baratas será manual de seis velocidades, ou a moderna caixa Steptronic de 8 velocidades presente nas versões mais caras.
Em termos de desempenho a versão mais rápida a gasolina, X4 xDrive35i vai de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos e alcança os 247 km/h. Um detalhe interessante é que a versão diesel: X4 xDrive35d consegue ser ainda mais rápida fazendo 0 a 100 km/h em 5.2 segundos.
A BMW ainda não divulgou a data exata que o X4 chegará as lojas, porém a montadora afirma que ele começa a ser produzido na metade do ano, e nos EUA custará $45,625, e como o próprio nome sugere, ficará posicionado entre o X3 e o X5. Ele deve chegar ao Brasil no final do ano ou começo de 2015..
Uma resposta
Ele vem a diesel para o Brasil e por quanto?