A BMW tem interesse de em breve montar uma fábrica no Brasil, a noticia foi publicada pelo jornal Valor Econômico e obtida através de uma entrevista com o presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, que afirmou que a montadora alemã tem planos de construir uma unidade de produção na América do Sul, e apesar de não ter confirmado oficialmente a opção mais lógica seria o Brasil.
Atualmente a BMW vende em média 10 mil carros por ano no Brasil o que torna o país o maior mercado na América Latina, alcançando um crescimento de 50% em 2010. Somando as vendas dos modelos BMW e Mini, que também é controlada pela marca, as vendas em 2010 na América do Sul somam 22.235, além de 6.552 motos.
Atualmente a BMW já conta com fábricas em regime CKD (na qual os kits para a montagem do carro são enviados da matriz da Alemanha) no Cairo (Egito), Chenai (Índia), Kaliningrad (Rússia), Kulin (Malásia), Jagarta (Indonésia), e em Rayong (Tailândia).
As montadoras alemães no Brasil…
Apesar do mercado automotivo brasileiro está crescendo a passos largos, as montadoras alemães não tem tido muito sucessos ao construir fábricas no Brasil, a Mercedes Benz foi a primeira em 1998 ao montar uma fábrica na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais para a produção do Classe A, porém as vendas não corresponderam e o carro saiu de produção alguns anos depois sem fazer o sucesso esperado. Esta fábrica em Juiz de Fora ficou a cargo de produzir motores e o não muito popular CLC que deixou de ser produzido em 2010, em breve esta unidade deve passar a montar caminhões.
Neste mesmo ano de 1999 a Audi em parceria com a Volkswagen passou a montar na fábrica de São José dos Pinhais no Paraná o A3, este até que vendeu muito bem, sendo produzido de 1999 até 2006, porém o carro evoluiu lá fora e no Brasil acabou ficando para trás e a Audi parou de produzir por aqui, atualmente esta fábrica é usada pela Volkswagen.
Uma resposta
Com essa carga tributaria que o governo Brasileiro impoe a seus cidadões, um verdadeiro roubo, inviabiliza a fabricação de carros no Brasil, de alto valor agregado, como foi a Audi, Mercedez, e agora a BMW. Aqui só se fabrica pés de boi, verdadeiras carroças,onde até uma coisinha trivial como abridor eletrico de vidros se torna um caro opcional. Isso ta mais pra comedia do que pra pais serio