A BMW acaba de apresentar o inédito Série 8 Coupé, o modelo que inaugura a nova família 8 da BMW, será o novo top de linha da marca alemã, e tem a missão de unir todo o luxo e tecnologia presente no Série 7 Sedan, com uma bela carroceria coupé e altas doses de esportividade. O Série 8 Coupé em sua versão mais forte terá um V8 de 530 cv.
Uma nova família…
De acordo com a BMW o Série 8 Coupé da início a um novo patamar nos produtos da BMW. Ele já nasceu com a proposta de ser um carro esportivo, seu desenvolvimento aconteceu primeiro nas pistas de corrida com o Serie 8 GTE, que compete no mundial de Endurance da FIA (WEC) e no INSA nos EUA, a BMW focou em fazer um carro bonito e elegante, porém que também apresentasse bons níveis de dirigibilidade, por isso apostou no desenvolvimento de uma versão de competição antes de lançar o modelo de rua.
Coupé de grande porte…
O Série 8 Coupé chama atenção pelo seu tamanho avantajado, ele é o maior coupé já lançado pela BMW, são 4.84 m de comprimento, 1.90 m de largura e apenas 1.34 m de altura. Seu entre-eixos também chama a atenção, são 2.82 m de comprimento. Claro que com todo este tamanho, o peso da carroceria se torna um grande problema, para minimizar isso, a BMW aposta no uso de materiais de baixo peso, por exemplo: a carroceria é toda feita em alumínio, e opcionalmente o carro pode vir com diversas partes como o teto, retrovisores e os apliques no para-choque, feitos em um composto de plástico reforçado e fibra de carbono CFRP. Não foi divulgado o peso final, porém segundo a marca é o BMW com o centro de gravidade mais baixo já feito, ou seja, ele promete se dar bem com as curvas.
O antigo Série 8…
Antes de conhecermos em detalhes o modelo novo, vamos dar uma relembrada no BMW Série 8 original, ele foi lançado oficialmente em 1990 e ficou no mercado até 1999, emprestava o motor V12 de 350 cv (381 cv a partir de 1993) do Série 7 com um câmbio automático de quatro marchas (5 marchas a partir de 1995). Teve também uma versão mais mansa com um V8 de 286 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Trazia diversas evoluções para a época como carroceria toda feita em alumínio, faróis escamoteáveis retráteis, controle dinâmico de estabilidade e de tração, suspensão com amortecedores eletrônicos ajustáveis EDC.
Enquanto o interior era altamente luxuoso e requintado, possuia detalhes como bancos esportivos, computador de bordo, banco com ajustes elétricos e memória, além de peculiaridades como a carroceria sem a coluna central, cintos de segurança ancorados no banco próprio banco dianteiro, e janela traseira retrátil (com vidro que se abaixa), apesar de ser um coupé de 2 portas.
Era um esportivo pesado, tendo quase 1800kg, ia de 0 a 100km/h em 6.8 segundos, apesar de ter ficado quase 10 anos no mercado, ele não fez o sucesso esperado, devido ao desempenho não muito elogiado, de 1989 a 1999, 30.621 unidades do Série 8 foram construídos, alguns raros exemplares foram vendidos no Brasil.
Design…
Voltando ao novo BMW Série 8, seu design segue o estilo dos coupês antigos, com capô longo, teto baixo e traseira curta, ele também faz referência ao primeiro BMW Série 8.
Na dianteira o Série 8 Coupe 2019 chama a atenção pela enorme grade, uma das maiores já feitas pela BMW, os farois tem desenho fino e agressivo, contam ainda com um moderno sistema de iluminação a laser, que promete ter alcance do farol alto de até 600 metros. O pára-choque do Série 8, possui amplas tomadas de ar, que além do aspecto visual, deixando o carro mais agressivo, são funcionais ajudando a melhora a refrigeração do motor e dos freios dianteiros.
Um detalhe interessante é que o Série 8 contará com uma espécie de aerodinâmica ativa, a grade frontal e as tomadas de ar do para-choque podem ser fechadas, quando não é necessária tanta ventilação, ajudando a diminuir o arrasto aerodinâmico, tudo isso feito de forma automática.
Nas laterais o novo coupé da BMW aposta em linhas limpas e sem vincos, enquanto que a traseira ostenta lanternas grandes e finas, com desenho em forma de “L” deitado, já o para-choque possui estilo esportivo com falsas saídas de ar nas extremidades e ponteiras de escapamentos gigantes, cromadas e integradas ao para-choque. No geral o Série 8 Coupé não ousa no seu design, porém suas linhas são equilibradas e elegantes.
Motor V8 merecia ser mais potente…
Como é um modelo esportivo, o que interessa de verdade é seu conjunto mecânico, e infelizmente por enquanto o Série 8 não surpreende como o esperado, a versão mais forte M850i xDrive, virá com um bloco V8, bi-turbo com 4.4 litros, 530 cv de potência e 76.5 kgfm de torque, dissemos que não surpreende porque: este mesmo V8 é usado atualmente no sedan M5 em uma versão mais potente com 600 cv.
O Série 8 Coupé apesar de não ser o mais potente e veloz carro da BMW, promete um desempenho bastante satisfatório, disparando de 0 a 100km/h em apenas 3.7 segundos, tendo velocidade máxima limitada eletronicamente por razões de segurança aos 250 km/h, sem o limitador alcançaria a casa dos 300 km/h.
Versão diesel para a Europa…
Na Europa o Série 8 terá ainda uma versão diesel, 840d, equipada com um bloco seis cilindros em linha, turbo diesel com 320 cv, com este motor o modelo irá de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos.
Câmbio de 8 marchas e tração 4×4…
Independente da motorização, o novo BMW Serie 8 Coupe virá com um câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas, com distribuição eletrônica por demanda xDrive. O coupé virá ainda com suspensão a adaptativa, com amortecedores eletrônicos, que ajustam sua rigidez continuamente e de forma independente em cada roda.
Rodas traseiras ativas…
Outra evolução de novo Série 8 2019 são as rodas do eixo traseiro que também são ativas, ou seja, quando o carro anda em velocidades até 72 km/h (88 km/h no modo Sport e Sport+), as rodas viram sutilmente em uma direção oposta a das rodas dianteiras, deixando o coupé mais ágil para se andar na cidade e fazer manobras de estacionamento, enquanto que em velocidades maiores, as rodas traseiras acompanham de forma sutil a mesma direção das rodas dianteiras, melhorando consideravelmente o comportamento do carro em curvas, já que o carro torna se capaz de contornar as curvas de forma mais rápida.
O Série 8 contará com cinco modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+, sendo que em cada um destes modos é alterado a resposta do motor, câmbio, tração, direção e o acerto da suspensão.
Rodas e freios…
Como manda a cartilha para esportivos de alto desempenho, o BMW Série 8 Coupe 2019 vira com pneus maiores atrás, as rodas são aro 20 com pneus 245/35 R 20 na dianteira e 275/30 R20 (mais largos e baixos) no eixo traseiro.
Os freios também chamam atenção, são feitos pela divisão esportiva “M Sport” da BMW, contando com discos gigantes de 395 mm de diâmetro na dianteira.
Interior…
O interior segue um desenho diferente dos demais modelos da BMW, com um painel de linhas sóbrias e minimalistas, sem muitos apelos de estilo. A cabine é muito bem acabada, o painel é forrado em couro, há diversos detalhes em alumínio, e a cabine conta com pontos de iluminação por LED, com cores personalizáveis ao gosto do motorista.
O acabamento da cabine é rico em detalhes, há muito alumínio, acima os detalhes da iluminação em LED com cores configuráveis, e abaixo o console central
O Série 8 terá painel digital com tela de 12.3 polegadas e sistema multi-mídia profissional com tela de 10.25 polegadas. Há ainda recursos tecnológicos como o sistema de som Premium com 16 alto falantes Harman Kardon, além de chave inteligente virtual, que pode ser configurada no smartphone do dono do veículo, pelo celular é possível destravar, ou travar as portas, apenas com a proximidade do telefone, além de acessar diversas outras funções relacionadas ao carro, como ligar o motor.
No banco traseiro viajam apenas 2 ocupantes, o Série 8 apesar de ter tamanho grande, se manteve fiel ao estilo 2+2 da primeira geração, o porta malas acomoda 420 litros, e o banco traseiro pode ser rebatido.
Apesar de estar sendo apresentado agora em 2018, as vendas do Série 8 devem começar apenas no final do ano, ou começo de 2019.
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