A BMW Serie 1 2025 acaba de ser apresentado na Europa, trata-se da nova geração do famoso hatch de entrada da marca alemã. Embora a montadora apresente o lançamento com uma nova geração, tratasse do antigo Serie 1, lançado em 2019 porém profundamente revisto, inicialmente o hatch estará disponível em quatro versões de motores: 118d, 120d, 120 e M135, com destaque para essa última variante, que conta com potente motor de 312 CV.
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Por corte de custos e por não saber qual será o futuro real do Série 1 nos próximos anos, já que as vendas deste tipo de modelo vem caindo bastante, principalmente em função dos SUVs, a BMW optou por fazer esta nova geração do Série 1 baseado na antiga plataforma UKL2, usada na terceira geração do modelo, lançada em 2019. Porém apesar da mesma base e dimensões, o Série 1 2025 é um carro totalmente novo.
Logo de cara percebesse que o Serie 1 2025 está mais agressivo e moderno, o hatch traz uma dianteira totalmente nova, que inaugura um novo padrão entre os carros da BMW, a grade ficou mais robusta no novo modelo, trazendo um desenho mais largo, assim como os faróis que inauguram uma nova assinatura de LED. Na versão mais cara tanto a grade quanto a parte inferior do para-choque trazem acabamento em black piano.
Na traseira o desenho é menos inovador, se sobressai o conjunto de lanternas, que assim como os faróis estão mais robustos no modelo 2025, tendo uma maior projeção para fora da carroceria e iluminação com efeito 3D de profundidade, ainda na traseira o para-choque em todas as versões tem um perfil mais esportivo, com a parte inferior em preto brilhante. A versão esportiva M135i ostenta um sistema de escapamento com 4 ponteiras cromadas embutidas no para-choque.
O facelift é acompanhado de novas rodas de liga leve aro 17, 18 ou 19, com acabamento em black piano e diamantado.
Lá fora nem todo mundo gostou do novo visual do Serie 1 2025, muitos acharam genérico, ou “inspirado” em outros modelos, entre ele o site Carscoops.com, afirmou que o modelo parece um Kia Ceed (foto abaixo) e ai achou parecido? Deixe a sua opinião.
O Novo BMW Serie 1 2025 é um pouco maior do que o seu antecessor (geração F40), ele conta com 4,36 m de comprimento, por 1,69 m de altura e 1,80 m de largura. Em relação ao modelo anterior o modelo 2025 é cerca de 4 cm mais comprido e 2.5 cm mais alto. Porém, como a plataforma não mudou, a distância entre eixos permaneceu em 2.67 metros.
O interior do novo BMW Série 1 2025 mudou bastante, a cabine traz uma arquitetura semelhante a vista nos lançamentos mais novos da BMW, como o Novo X1 ou a versão reestilizada do Serie 3, o painel traz um desenho mais limpo e minimalista, com a maior parte dos comandos concentrados na tela de 10.7 polegadas do sistema multimídia, ou sendo realizados através da voz, a quantidade de botões físicos no painel foi drasticamente reduzida, o que não agrada a todo, já que torna o motorista praticamente dependente da central multimídia para tudo.
Ainda na cabine há um novo e mais futurista console central, a alavanca tradicional de câmbio foi retirada, em seu lugar há agora um pequeno botão seletor. Os bancos também são novos.
Passando para os motores do Novo Serie 3 2025, na Europa o hatch será oferecido com quatro opções de blocos: 118d, 120d ambos a diesel, além do tradicional 120i a gasolina e a esportiva M135 também a gasolina.
A gama a diesel é formado pelo blocos 1.5L três cilindros com 161 CV e 28 kfgm de torque (120 d) combinado com sistema híbrido leve de 48 V e pela versão de entrada (118d) que traz motor mais antigo, o 2.0L Turbo diesel quatro cilindros aspirado de 148 CV e com 36 kgfm de torque, porém sem o sistema híbrido leve de 48 volts.
Enquanto a gama a gasolina começa pelo 120i, que tem motor 1.5L três cilindros, turbo com 170 CV e pode ir de 0 a 100 km/h em 7.8 segundos, já a versão top de linha M135 traz um interessante 2.0L Turbo, quatro cilindros com 312 CV de potência, cravando 250 km/h de velocidade máxima e 4.9 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.
Independente da versão escolhida o câmbio é sempre automático de sete velocidades, enquanto a tração é dianteira em todas as versões com exceção da M135 que tem tração 4×4 integral xDrive. Não custa lembrar que desde 2019 o BMW Série 1 perdeu sua famosa tração traseira.
Lá fora as vendas do Novo BMW Serie 1 2025 estão previstas começar em outubro desse ano (2024), enquanto no Brasil não há previsão de lançamento, isso se chegar ao Brasil, já que por aqui os modelos hatchs estão vivendo um momento delicado perdendo cada vez mais espaçoso para os SUVs. Atualmente no Brasil a BMW vende o Série 1 em versão única 118i M Sport com modestos 140 cv e preço salgado de R$ 315,950, praticamente o mesmo valor do Série 3 produzido no Brasil, que custa R$ 322.000, sendo muito maior e tendo motor de 184 cv.
Vale lembrar que entre os rivais do Serie 1 estão carros como Audi A3 e Mercedes Classe A.
Quando foi lançado lá em 2004 o BMW Série 1 foi um enorme sucesso, afinal era um BMW mais acessível e compacto e não havia tantas opções de SUVs, porém conforme o tempo foi passando o carro foi crescendo e ficando mais caro, principalmente na geração F70, lançada em 2019, onde o Série 1 subiu muito de preço e passou a custar próximo do Série 3.
Nesta nova geração os preços também foram reajustados, agora o Série 1 120i (versão de entrada) ficou ainda mais caro, parte na Alemanha de 37.900 euros (R$ 217.900), não custa lembrar que por lá um BMW X1 parte de equivalentes R$ 250,000 (43.900 euros).
Tanto é que as vendas do Série 1 diminuem a cada ano, em 2018 o modelo emplacou 127,681 unidades na Europa, porém em 2022 foram apenas 65.994 unidades.
Fonte: Netcarshow
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