Clique na imagem para ampliar
Depois de muito suspense e uma certa demora, a BMW finalmente revelou hoje (10 de dezembro) o Série 1 M Coupe. O carro será a versão esportiva do Série 1 e além do visual invocado, mecânica aprimorada e mais esportiva, ele trará como grande atração um motor de 340 cv. Confira em detalhes…
Clique na imagem para ampliar
O nome Série 1 M Coupe foi escolhido para diferenciar o carro do lendário BMW M1, que teve apenas 425 unidades produzidas entre 1978 a 1981. Porém o BMW Série 1 M Coupé, trará toda a qualidade da já conhecida divisão “Motorsport” da montadora de Munique, este Série 1 se faz digno de ostentar a sigla “M” em seu nome.
Baseado no BMW 135i, o carro teve seu peso reduzido em 35 kg (no total o peso é de 1,495kg), a BMW empregou novos componentes em alumínio, um sistema de suspensão quase que totalmente novo, e teve seus eixos modificados para melhorar a estabilidade, ficando 7.1 centímetros mais largo na dianteira e 4.6 cm na traseira, 5 cm mais comprido e 1.3 cm mais alto, mas a distância entre eixos é a mesma 2.659 mm.
A grande atração do Série 1 M Coupe estará debaixo do capô, onde se encontra um motor 3.0 de seis cilindros em linha, acoplado com dois turbo compressores, que resulta em 335 cv de força a 5.900 rpm, o torque máximo também impressiona, são 45 kgfm avaliados entre 1.500 a 4500 rpm, há ainda uma opção “overboost” que por alguns minutos permite extrair deste motor um torque ainda mais brutal, 50 kgfm. O câmbio é manual de 6 marchas e claro a tração é traseira, assim como nos legítimos esportivos. Segundo a BMW a distribuição de peso é próxima da ideal, são 51.7 % na dianteira e 48.3 % na traseira.
Com os ajustes mecânicos e aerodinâmicos, e este motor seis cilindros, o BMW Série 1 Coupé precisa de apenas de 4.9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Porém por questões de segurança a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Para parar o carro, a BMW instalou novos freios com discos ventilados de 360 mm na dianteira e 350 mm na traseira, a direção conta com um sistema que ajusta a rigidez automaticamente de acordo com a velocidade.
Visualmente o BMW Série 1 Coupe traz um novo pacote aerodinâmico com para-choque dianteiro com entradas de ar maiores projetadas especialmente para o carro elas fazem uma espécie de cortina de ar, curiosamente as saídas de ar nas laterais são apenas decorativas, completam o conjunto saias laterais, um novo para-choque traseiro, faróis com luzes bi-xenon e LED, além de rodas de aro 19 calçadas por pneus 245/35R na dianteira e 265/35R na traseira. Na traseira o escapamento com quatro ponteiras cromadas denunciam que não se trata de um carro normal.
Clique na imagem para ampliar
Por dentro também há novidades, ao se entrar no carro os bancos esportivos com couro Boston chamam a atenção, assim como os detalhes do acabamento do painel e portas em Alcantara, o painel de instrumento foi refeito, o volante é novo, e as costuras do banco e volante e os revestimentos do painel e portas são da mesma cor da carroceria. O comprador do carro poderá equipar o modelo com ar condicionado dual zone, sistema de som de alta potência Harman Kardon, e com o sistema BMW ConnectedDrive que permite ter acesso a internet, além de GPS, estas e outras funções do carro serão mostrado em uma tela de LCD de 8.8 polegadas posicionada no centro do painel.
Clique na imagem para ampliar
Para tentar ajudar os motoristas mais apressados e inexperientes, o esportivo Serie 1 virá com alguns recursos como controle dinâmico de estabilidade (DSC), controle anti escorregamento e de tração (ASC), freios dinâmico DBC, controle de assistência em curvas (CBC), além de ABS.
O BMW Série 1 Coupe será apresentado ao público em janeiro no Salão de Detroit, ele começará a ser vendido na Alemanha a partir de maio, o preço será de € 50.500, algo em torno de R$ 114.016. Ainda não há informações sobre uma possível venda no Brasil, já que atualmente o Série 1 Coupe não é vendido por aqui, nós temos apenas a versão hatch e a conversível.
Confira acima o vídeo de apresentação do BMW Série 1 M Coupe (em inglês)