BMW Série 3 2020 é apresentado na Europa – Confira em detalhes

O Série 3 é o carro da BMW mais vendido da história, o modelo lançado em 1975, já acumula 15 milhões de unidades comercializadas em 40 anos de vida. E para continuar esta trajetória de sucesso a BMW acaba de lançar na Europa a sétima geração do sedan, melhorado ele chega trazendo tudo novo, o Série 3 2020 é maior, mais espaçoso, luxuoso e veloz.

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Design…

Em sua sétima geração, o BMW Série 3 se mantêm fiel as características e proporções das gerações passadas, apesar do carro ser novo do para-choque dianteiro ao traseiro, há vários elementos já vistos nas gerações passadas do Série 3, o sedan manteve o capô alongado e baixo e a traseira alta e curta, assim como o desenho das janelas e os vincos laterais, já característicos da Série 3.

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No modelo 2020 a dianteira está mais baixa e aerodinâmica, os faróis foram afinados e contam com uma bela e tecnológica iluminação por LED, o para-choque ganhou um perfil mais agressivo e robusto, com tomadas de ar maiores em relação a geração passada, além de novos faróis de neblina também em LED. O tradicional logo da BMW está ainda maior e mais destacado do resto do conjunto dianteiro, o capô está mais volumoso e curvo com vincos aerodinâmicos e evidentes partindo da grade.

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Visto de lado o BMW Série 3 2020 ostenta agora vincos proeminentes, que deixam o sedan com um perfil mais musculoso. Já na traseira o novo Série 3 tem visual limpo e futurista, o sedan ganhou lanternas mais compridas e finas, que possuem efeito 3D e iluminação total por LED, um estilo bastante interessante, enquanto a tampa do porta malas assumiu uma forma aerodinâmica e esportiva, já o para-choque ganhou falsas saídas de ar nas laterais que passam esportividade, e seguindo nesta mesma proposta de visual esportivo, agora o BMW Série 3 exibe em todas as versões, duas saídas de escapamento ovais cromadas na parte inferior do para-choque, elas tem 80 mm ou 90 mm de diâmetro dependendo da versão.

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Além de mais bonito, o novo design do Série 3 2020 é mais aerodinâmico, ele usa o efeito de cortina de ar, ou seja, o para-choque, suas tomadas de ar e a grade do radiador direcionam o ar para locais estratégicos, melhorando a refrigeração do motor e freios, além de diminuir a resistência para quebrar o ar, já que o ar flui melhor através do carro, tanto é que esta Série 3 assim como em carros esportivos tem assoalho selado, para criar um efeito aerodinâmico fazendo que o ar passe com maior facilidade embaixo do carro, outra solução são as tomadas de ar no para-choque e na duas grade da BMW, elas contam com flaps ativos que se abrem ou fecham de acordo com a necessidade, quando não é necessária tanta refrigeração elas se fecham para diminuir o arrasto aerodinâmico.

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O maior Série 3 já feito…

Nesta sétima geração o BMW Série 3 cresceu, são nada menos do que 7.6 cm extras no comprimento em comparação que a geração anterior, tendo agora 4.71 metros, a largura também foi ampliada em 1.6 cm, (totalizando 1,83 metros), o carro também ficou mais alto em 1 cm, tendo agora 1.44 metros de altura.

O espaço interno também foi melhorado consideravelmente nesta nova geração, a distância entre-eixos foi ampliada em 4.1 cm, totalizando agora 2.85 metros. As novas medidas do Série 3 2020 também prometem deixar o sedan mais esportivo e esperto de ser dirigido já que o centro de gravidade está mais baixo, além de mais espaçoso para quem viaja no banco traseiro, enquanto que o porta malas permaneceu com os mesmos 480 litros da geração passada. O carro virá com rodas aro 17 ou 18.

Maior, porém mais leve…

Graças a nova plataforma e ao uso de materiais leves como o alumínio, presente em algumas chapas da carroceria, no capô e nos para-lamas dianteiros, e até mesmo em partes da suspensão e nos eixos, apesar de estar maior, o novo Série 3 2020 ficou mais leve, e foi uma baita redução, ele pesa nada menos do que 55 kg a menos do que o modelo anterior. A diferença de peso para a geração passada equivale a viajar constantemente com uma pessoa magra a bordo.

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Interior sóbrio porém luxuoso…

Passando para o lado de dentro, a BMW manteve as mesmas características já vistas nas gerações passadas do Série 3, ou seja, há um painel de visual sóbrio e limpo. O painel está mais baixo e tem comandos orientado para o motorista, o que segundo a BMW ajuda ao piloto a manter o foco na estrada.

O console central (foto abaixo) também é novidade, está mais alto e tem estilo limpo e elegante, além de abrigar novas funcionalidades, por exemplo, agora o botão que da a partida no motor fica no console ao lado da alavanca de câmbio, há também um seletor giratório touch, similar a um touch-pad de notebook, que permite ao motorista controlar as funções do sistema multi-mídia.

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O acabamento e o nível de detalhamento no interior do novo BMW Série 3 impressionam, tudo é muito bem encaixado, há partes revestidas em couro, apliques em alumínio, fibra de carbono ou madeira, além de partes em Black Piano, dependendo da versão e gosto do cliente, a iluminação da cabine agora possui faixas de LED com cores configuráveis, contornando o painel, as portas e a parte o descansa pés, deixando o ambiente mais agradável.

As versões mais caras do novo Série 3 terão novos recursos tecnológicos como um novo painel de instrumentos totalmente digital configurável de 12.3 polegadas, e mais conectividade com duas tomadas USB, além de um novo sistema multi-mídia com tela de 10.2 polegadas e HD interno com 20 GB de capacidade. As versões de entrada virão com painel tradicional analógico com fundo preto e display colorido ao centro de 5,7 polegadas e sistema multi-mídia com tela menor, de 8.8 polegadas. Opcionalmente o carro poderá vir com sistema de som Harman Kardon com 16 alto falantes e 464 watts de potência.

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Mecânica…

A BMW também fez atualizações nos motores, direção e suspensão do BMW Série 3, haverá uma vasta gama de motores para o modelo na Europa, tendo versões a gasolina e a diesel, partindo da 318d com bloco diesel de 150 cv até a novidade M340i xDrive com motor seis cilindros a gasolina de 374 cv.

A versão mais vendida, 320i manteve o motor 2.0 Twinpower turbo de 184 cv de potência e 30 kgfm de torque, este propulsor foi melhorado visando ficar mais econômico. Com ele o novo Série 3 vai de 0 a 100 km/h em 7.2 segundos e tem agora consumo de impressionantes 17.5 km/l.

Outra novidade é a chegada na metade do ano que vem da uma inédita versão plugin híbrida a 330e, com potência combinada de 251 cv, ou 292 cv por um curto período de tempo, através do modo XtraBoost. O Série 3 híbrido 330e poderá ser recarregado na tomada, e terá capacidade para rodar por até 60 km sem beber nenhuma gota de gasolina. Em certas condições empregando o motor elétrico, o 330e 2020 poderá fazer até 58 km/l.

Confira cada uma das versões do novo BMW Série 3 2020 para a Europa:

Gasolina
320i 2.0 quatro cilindros 184 cv e 30 kgfm de torque – 0 a 100 km/h em 7.2 segundos
330i 2.0 quatro cilindros 258 cv e 40 kgfm de torque – 0 a 100 km/h em 5.8 segundos
M340i xDrive 4×4 6 cilindros 374 cv de potência e 50 kgfm de troque – 0 a 100 km/h 4.4 segundos

Diesel
318d, 4 cilindros 150 cv de potência e 32 kgfm de torque
320d 2.0 4 cilindros 190 cv de potência e 40 kgfm de torque
330d 3.0 6 cilindros 265 cv de potência e 58 kgfm de torque

Híbrida

330e –  motor elétrico e a combustão 251 cv

Suspensão com amortecedores ajustáveis…

Todas as versões do novo BMW Série 3 (com exceção das variantes diesel 318d e 320d que virão com câmbio manual de seis marchas), terão com câmbio automático de oito velocidades Steptronic.

Destaque também para a nova suspensão com amortecedores adaptativos “lift-related dampers”, que faz ajustes em tempo real para melhorar o conforto e a dirigibilidade, estes amortecedores inteligentes contam com sistema hidráulico que se ajustam de acordo com a elevação, prometendo melhorar a absorção das irregularidades do piso e o comportamento do carro em curvas, seu ajuste é continuamente variável, a firmeza dos amortecedores varia progressivamente de acordo com a mudança do curso de cada mola. Há ainda a opção da suspensão esportiva ajustável M Sport.

Nas lojas…

A sétima geração do BMW Série 3 começa a ser vendida na Europa ainda em 2018, enquanto que no Brasil ele deve chegar até o segundo semestre de 2019.

Equipe Encontracarros

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