A BMW Série 3 2025 acaba de ser revelada na Europa sem mudanças visuais, porém com um interior mais tecnológico e bem acabado, além de melhorias no conjunto mecânico da versão plugin híbrida 330e, que ganhou uma bateria maior e tem agora possibilidade de rodar até 100 km sem precisar de gasolina. A nova Série 3 2025 começará a ser produzida na Alemanha a partir de julho de 2024, a previsão é que estreie no Brasil no início de 2025. Lembrando que esta é a segunda atualização sofrida pela sétima geração do Série 3, apresentada em 2019 e reestilizada em 2022. Uma nova geração do Série 3 só deve chegar em 2027.
Índice desta matéria
Visualmente esta é a mesma Série 3 lá de 2022, este pacote de atualização no modelo 2025 traz apenas mudanças internas, por fora a única coisa que mudou foram as rodas, aros 17, 18 ou 19 variando de acordo com a versão, que agora têm novas opções de desenho e acabamento, além de duas novas opções de pintura metálicas para a carroceira: o azul Arctic Race Blue e o vermelho Vegas Red.
A cabine da nova BMW Série 3 2025 tem a opção de novos volantes, com o visual variando de acordo com a versão, todos revestidos em couro com apliques em alumínio e Black Piano, além de vir com borboleta para fazer as troca de marcha também de forma manual sequencial.
Outra evolução na cabine foram as saídas do ar, que agora possuem, além do visual mais premium, possibilidade de direcionar o ar tanto na vertical quanto na horizontal, sendo que a saída de ar central do painel tem ainda um novo acabamento, agora com iluminação em LED efeito “cascata”. Ainda com relação as luzes, agora o comprador poderá escolher opcionalmente um novo kit de iluminação ambiente em LED, com iluminação no espaço onde ficam os pés, no console central e também nas portas, sendo que esta nova iluminação é dinâmica, pode ser ajustada em 9 cores e em sua intensidade, possui ainda movimento, mensagem de boas vindas e de até logo, além de ser capaz de alertar quando uma porta não está trancada.
Ainda no interior, há novas opções de revestimentos para os bancos, com tecido mais premium com Alcantara na parte central dos bancos, as versões mais caras, 330i e 340i, têm agora detalhes em alumínio Rhombicle, alumínio escovado, fibra de carbono ou madeira real de poros abertos na cor cinza Ash Grey. Há também pequenas mudanças nos botões das portas e do painel.
Os compradores também tem agora a possibilidade de comprar um pacote com detalhes em cristal “CraftedClarity” na cabine, no botão seletor das marchas, no seletor do sistema multimídia iDrive e no botão de partida do motor que ficam no console.
Com relação a tecnologia, o Série 3 2025 estreia um novo sistema operacional chamado “BMW Operation System 8.5”, que promete maior rapidez, intuitividade e conexões, principalmente com celulares Apple, é possível por exemplo em alguns países na Europa, fazer pagamentos diretamente do carro, como em uma zonas de estacionamento, basta cadastrar um cartão de crédito no My BMW App.
Há ainda novas possibilidades de customização dos comandos na tela da central, principalmente os do ar-condicionado e aquecimento dos bancos e volante, os comandos por voz também foram melhorados, permitindo a BMW reduzir a quantidade de botões físicos. Há também agora internet 5G a bordo, o carro vem com um chip de celular eSim, que pode ser recarregado com créditos conectando o Série 3 100% do tempo na internet.
Na parte da segurança também há evoluções no novo Série 3 2025, todas as versões saem de fábrica equipadas com recursos como frenagem frontal automática, piloto automático ACC, assistente de velocidade inteligente, alerta de pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de câmera de ré. Porém opcionalmente, agora há um novo pacote de segurança mais recheado “Driving Assistant Professional” composto por recursos como: assistente de direção capaz de manter o carro na faixa na estrada automaticamente, piloto automático ACC com função Stop and Go – que no transito é capaz de acompanhar de forma automática o fluxo acelerando e freando seguindo o carro a frente, há ainda controle de velocidade no percurso, reconhecimento de sinais de transito, assistente de evasão – capaz de fazer manobras evasivas para evitar uma colisão, alerta de cruzamentos com frenagem automática caso seja detectado um veículo se aproximando, há até mesmo alerta de contra mão e alerta de trafego cruzado dianteiro e traseiro, bastante útil na hora de sair de uma garagem ou de uma vaga com pouca visibilidade da rua.
Opcionalmente ainda o Série 3 pode vir com sistema de estacionamento Park Assist, 100% automático.
Na parte mecânica as principais mudanças são para a versão plugin híbrida 330e, que pode ser comprada com tração traseira ou 4×4 xDrive, esta versão vem equipada com um potente motor 2.0 4 cilindros a gasolina, combinado com um motor elétrico, entrega uma potência total combinada de 292 cv. A novidade aqui é a bateria de alta potência 19,5 kWh, que faz parte do novo poderio elétrico de 5 geração da BMW, chamado de eDrive, graças a evolução da tecnologia, os engenheiros conseguiram muito mais potência e capacidade de armazenamento na bateria sem mudar o seu tamanho, ou seja, o espaço no porta malas e o tanque de gasolina não perderam espaço.
Graças a nova bateria o BMW Série 3 2025 plugin híbrido pode rodar como um carro elétrico no dia a dia, a versão 330e com tração traseira faz entre 85 até 101 km no modo puramente elétrico, sem beber uma gota de gasolina e sem emitir nada de CO2. Isso também permitirá ao 330e ter maior autonomia geral, combinando o motor elétrico com propulsor a gasolina, será possível fazer viagens de longas distância com menos paradas.
Além da maior autonomia, a BMW também instalou um novo e mais veloz sistema de recarga da bateria, agora o modelo suporta três fases AC, com capacidade decorrente de até 11 KW, é a maior capacidade pra um veículo plugin híbrido da BMW, com isso, será possível recarregar as baterias em 2 horas e 15 minutos, utilizando um wallbox em casa.
Hoje o BMW Série 3 é o carro com o maior número de opções de motores na gama BMW, são nada menos do que quatro opções a gasolina e quatro a diesel, todas com tecnologia turbo BMW TwinPower Turbo. Destaque para os poderosos motores 3.0 seis cilindros em linha das versões M Performance, que na versão a gasolina entrega 374 cv ou 340 cv na versão diesel. Estes motores seis cilindros têm ainda tecnologia híbrida leve de 48v, com um sistema elétrico paralelo que produz 12 cv extras e pode ajudar o motor em algumas situações diminuindo o consumo.
Os motores quatro cilindros partem do 150 cv e vão até 286 cv e tiveram alterações em sua engenharia interna, com novas câmeras e nas portas de entradas de combustível, além de melhorias no sistema de injeção, no eixo de comando e no sistema de exaustão dos gases.
Todas as versões do BMW Série 3 vêm com câmbio automático de oito marchas Steptronic, a tração pode ser traseira ou 4×4.
Com relação ao desempeno destaque para a versão M340i com seu 3.0 litros seis cilindros de 386 cv (somando com o sistema híbrido de 48v) capaz de ir de 0 a 96 km/h em 4.1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
As vendas na Europa e nos Estados Unidos devem começar a partir de julho, é esperado que os preços subam. Lembrando que o BMW Série 3 no Brasil é produzido localmente, mais precisamente na cidade de Araquari, Santa Catarina. Por aqui, atualmente o sedan parte de R$ 322.950 e tem a exclusiva motorização flex (etanol e gasolina).
Assim como acontece no exterior, o Série 3 o carro chefe da BMW, sendo disparado também o mais vendido da categoria. Só para comparamos, enquanto o BMW Série 3 de janeiro até abril de 2024 emplacou 1.189 unidades, seu rival Mercedes Classe C vendeu somente 404 unidades e o Audi A4 apenas 39 exemplares.
O sucesso do BMW Série 3 no Brasil é tanto que somente em abril o modelo emplacou 410 unidades, superando sedans muito mais baratos e populares como o Nissan Sentra, Honda Civic, Chevrolet Cruze e VW Jetta.
Não custa lembrar que este sucesso do BMW Série 3 também acontece no mundo, este é o BMW mais vendido da história, sozinho ele representa um terço de todos os carros vendidos da BMW no mundo atualmente. Já foram mais de 20 milhões de unidades do Série 3 vendidas na história. Esta a geração atual, lançada em 2019, já esta sendo considerada a melhor em vendas na história do modelo, já emplacou cerca de 3 milhões de unidades, além da Europa, o sedan se destaca em mercados de grande volume como Estados Unidos e China.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários