A BMW está apresentando na Europa o inédito Série 4 2021, o modelo que é uma versão coupé e mais esportiva em relação ao Série 3, nesta nova geração assumiu uma personalidade própria, se distanciando completamente do Série 3, de quem ela compartilha a mesma plataforma. O modelo está chamando bastante atenção, principalmente por sua dianteira, que traz uma proposta de estilo totalmente nova e diferente do já visto nos carros da BMW.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Os BMWs quase sempre foram conhecidos por terem visual mais tradicional e sóbrio, porém a montadora alemã resolveu radicalizar com o novo Série 4 Coupé 2021, o modelo ostenta uma versão gigante e exagerada da tradicional grade frontal da marca (duplo rim), a nova grade toma praticamente a dianteira toda do carro, e foi alvo de muitos comentários na internet.
Clique na imagem para ampliar
Porém, além da grade exagerada e polêmica, o estilo do novo BMW Série 4 2021 é interessante, os faróis são afinados e estilosos, contando com iluminação 100% em LED, é uma versão mais moderna dos famosos faróis “Angel Eyes” da BMW, opcionalmente o carro poderá vir com faróis de laser Laserlight.
O para-choque tem um perfil bastante esportivo e tomadas de ar grandes. Enquanto que nas laterais o coupé tem linhas limpas e elegantes, o caimento acentuado do teto na traseira também é legal, chega a lembrar o novo Série 6.
Clique na imagem para ampliar
Já na traseira a tampa do porta-malas forma uma espécie de spoiler integrado, as lanternas são grandes e bastante estilosas, o para-choque traseiro tem visual esportivo e chamativo, com direito a um difusor na parte inferior e duas saídas de escape gigantes e cromadas, nas laterais há ainda duas saídas de ar.
Clique na imagem para ampliar
Apesar de compartilhar a mesma base do Série 3, o novo BMW Série 4 Coupe 2021 tem medidas diferentes, a altura é 5,7 cm mais baixa que o sedan, o eixo traseiro é 2,3 cm mais largo, estas mudanças nas medidas segundo a BMW mudam completamente a dirigibilidade do carro em relação ao Série 3 sedan. O coupé tem uma tocada mais divertida e esportiva, já que o centro de gravidade é mais baixo e o carro por ser mais largo, também é mais estável.
Clique na imagem para ampliar
Em comparação com o antigo Série 4 Coupe, o novo modelo 2021 é 12,8 cm mais longo, tem agora 4,77 metros, também é 2,7 cm mais largo (1,85 m), e a distância entre-eixos foi aumentada em 4,1 cm, totalizando agora 2,85 metros. A altura ficou maior em 0,6 cm, sendo ainda de apenas 1,38 metros, os eixos ficaram mais largos 2,8 cm na dianteira e 1,8 cm na traseira.
Clique na imagem para ampliar
Diversos componentes da carroceria do novo BMW Série 4 são feitos em alumínio, como a parte interna do cofre do motor assim como os braços suportes do motor, capô, painéis dianteiros laterais e as portas, além disso, na traseira o forro da tampa do porta malas é feito em um tecido de fibras naturais, tudo para deixar o carro mais leve.
As rodas do novo Série 4 poderão ser aro 17 ou 18 como padrão, ou ainda nas versões M Sport podem ser opcionalmente aro 19 ou até mesmo 20 com pneus de alta performance.
Clique na imagem para ampliar
Passando para o lado de dentro, o painel do novo Série 4 é praticamente o mesmo usado na nova geração do Série 3, todo o visual, comandos, mostradores, saídas de ar e o volante, são exatamente o mesmos do Série 3, porém as forrações das portas, puxadores, os bancos e o acabamento da cabine são exclusivos para o Série 4. Lembrando que este modelo tem apenas 4 lugares.
Clique na imagem para ampliar
O novo BMW Série 4 2021 terá uma ampla gama de versões e motores, partindo das 420i Coupé e 430i Coupé, ambas equipadas com motor 2.0 turbo com quatro cilindros, sendo que na 420i este bloco entrega 184 cv e 30 kgfm, enquanto na 430i ele despeja 258 cv de potência e 40 kgfm de torque.
De acordo com a BMW a versão 420i Coupé vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, já a 430i acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Clique na imagem para ampliar
Para quem quiser um pouco mais de pimenta, há versão esportiva M440i Coupé, traz o poderoso motor 3.0, seis cilindros em linha, bi-turbo (TwinPower), que entrega 375 cv de potência, pra um torque de 50 kgfm. Esta versão M440i tem ainda tração 4×4 e um desempenho impressionante, 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, trazendo ainda os modos de condução Sport e Sport+, este modo altera a resposta do motor, as trocas de marchas e até mesmo o visual do painel de instrumentos.
Clique na imagem para ampliar
Como manda a cartilha do mercado europeu, o novo Serie 4 terá três versões movidas a óleo diesel, a 420d Coupé e 420d xDrive Coupe, esta última com tração 4×4.
Os motores diesel usam novas tecnologias para poluírem menos, como uma versão mais avançada da injeção de combustível common-rail, além do catalizador SCR com injeção de aditivo aditivo ADBlue pra reduzir as emissões. Em ambas as versões 420d. o Série 4 usa o motor 2.0 diesel quatro cilindros, que rende 190 cv de potência e 40 kgm de torque.
Segundo a BMW, a versão diesel normal 4×2 chega a fazer mais de 25 km/l, enquanto que a 4×4 xDrive tem consumo de até 23 km/l.
Clique na imagem para ampliar
A versão mais interessante a diesel é a 430d xDrive, esta une a esportividade do motor 3.0, seis cilindros em linha, calibrado aqui para entregar 340 cv e pesados 70 kgfm de torque, com a economia de combustível de rodar movido a diesel. Ela é um carro esportivo que vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, tendo um consumo de combustível bastante baixo, próximo dos 15 km/l. Porém de acordo com a BMW esta versão 430d, chegará as lojas apenas em 2021.
Clique na imagem para ampliar
Todas as versões à diesel trazem ainda turbo compressores de dois estágios. Com exceção da versão de entrada a gasolina, todas as demais configurações virão com sistema mild-hybrid, ou híbrido leve, ele consiste em um sistema elétrico paralelo de 48 volts, com aproveitamento da energia gerada pelos freios nas frenagens, há um pack de baterias de íons de lítio que armazena esta energia, além de um gerador.
Esta energia extra, serve para ajudar ao motor a alimentar os equipamentos elétricos do carro, além de em algumas situações como em acelerações e retomadas, também servir para empurrar o carro, gerando uma potência adicional ao motor por um curto período de tempo, na casa dos 11 cv.
Clique na imagem para ampliar
Com relação a transmissão, todas as versões virão com o mesmo câmbio, automático de oito velocidades Steptronic, com borboletas atrás do volante, para fazer as trocas também de forma manual sequencial.
Clique na imagem para ampliar
As versões mais caras poderão opcionalmente vir com suspensão esportiva adaptativa, M Sport, esta suspensão conta com amortecedores ajustáveis eletronicamente e de forma automática para cada roda, ou através do seletor eletrônico de condução, por exemplo, modo Comfort ou Sport.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Na Europa o novo BMW Série 4 Coupe chegará as lojas em outubro de 2020, no Brasil ele deve desembarcar no primeiro semestre de 2021.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.