Categorias: BMW

BMW X1 2013 – Chega com mudanças visuais, novos equipamentos e preços. Confira

O X1 é um dos modelos mais bem sucedidos da BMW no mercado brasileiro, desde o seu lançamento em 2009, o carro virou um fenômeno de vendas, graças ao seu design estiloso, preço acessível para um SUV premium e o status da BMW. Só no ano passado foram emplacados quase 3.000 exemplares do X1. E o sucesso do crossover alemão deve ficar ainda maior nesse ano, com a chegada da sua linha 2013, lançada em fevereiro – ela traz uma série de novidades, que vão desde uma pequena atualização no desenho, a uma tabela de preços mais acessível – a versão de entrada parte agora de convidativos R$ 116.950, além disso o carro ganhou uma inédita versão esportiva chamada de xDriver28i M Sport GP – que conta com motor de 245 CV e traz uma série de acessórios esportivos exclusivos. Confira em detalhes.

Acima o X1 18i

Facelift:

Pode até não parecer, porém o X1 está de cara nova. Na linha 2013 o SUV recebeu um leve facelift, os faróis são novos na parte interna e contam agora com LEDs, a mudança mais visível é o pára-choque que traz sua parte inferior redesenhada – ganhando uma aparência mais imponente e moderna. Outra novidade são as saias laterais que ficaram mais largas e os retrovisores que agora trazem repetidores de setas integrados. Na versão de entrada o utilitário vem equipado com rodas de liga leve aro 16, enquanto nas mais caras as rodas são de 18 polegadas e com desenho diferenciado.

Versões:

O X1 ficou mais barato graças à adesão da BMW no programa Inovar Auto, que é um regime automotivo especial para montadoras que pretendem construir fábricas no Brasil, concedendo benefícios fiscais, como redução no IPI.
Na linha 2013 o X1 conta com três versões de acabamento, são elas a X1 sDriver18i (a partir de R$ 116.950 e é responsável por 60% do mix de vendas), a opção intermediária sDriver20i ( a partir de R$ 129.950) e a top xDriver 28i M (R$ 179.950).

Acima a versão top de linha xDriver28i M Sport – com motor de 245 CV Foto BMW AutoStar

A principal diferença entre as versões do X1 está basicamente no tipo de motor. A versão mais mansa vem equipada com motor 2.0L quatro cilindros aspirado com 150 CV. Quem quiser mais potência pode optar pelo modelo 20i que traz motor 2.0L Turbo de 180 CV ou pela envenenada xDriver28i que é empurrada por um poderoso motor 2.0L Turborcharged de 245 CV. Outro detalhe importante é que apenas a configuração top de linha conta com tração 4×4, as demais opções trazem tração 4×2 traseira, além disso o modelo mais caro possui agora com um pacote de acessórios da MotorSport ( divisão esportiva oficial da BMW) o kit inclui para choques e saias mais parrudas com perfil esportivo (na mesma cor da carroceria), retrovisores exclusivos, além de rodas de liga leve aro 18 e um sistema de suspensão com acerto esportivo. Até então a versão top de linha tinha praticamente visual semelhante ao dos modelos mais simples.

Performance:

A versão mais malvada do X1 tem um desempenho fabuloso, capaz de deixar vários SUVs comendo poeira, segundo dados de fábrica ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.4 segundos, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 205 quilômetros por hora. O foguete com traçao nas 4 rodas traz câmbio automático de oito velocidades com borboletas atrás do volante (paddler-shifts).

Já o X1 sDrive 18i tem números bem mais modestos, com os seus 150 CV ela precisa de 10.4 segundos para atingir os 100 km/h e tem velocidade final de 200 km/h. O câmbio é automático de seis velocidades, porém sem borboletas acopladas ao volante.

Acima: o X1 20i

Por fim a versão sDrive 20i traz doses razoáveis de esportividade, ela rompe a barreira dos 100 km/h em apenas 7.7 segundos e tem velocidade final de 205 quilômetros por hora. A transmissão também é mais sofisticada, uma caixa automática de 8 velocidade, e que também traz paddler-shifts, atrás do volante permitindo fazer a troca de forma manual.

Interior e Equipamentos de série:

O interior do X1 agrada pelo acabamento de primeira qualidade, ao melhor padrão da BMW, destaque para os revestimentos do painel e as forrações das portas e bancos, que podem ser na cor preta, ou creme. O crossover pode ter dimensões compactas, são 4.45 m, porém graças ao seu entre – eixos de 2.76 m, ele acomoda com razoável conforto até cinco passageiros. Seu porta-malas tem capacidade para 420 l.

 

De série (na 18i e 20i) o X1 traz ar condicionado digital, bancos em couro (porém com couro sintético e sem ajuste de altura), sistema de bordo, farol de neblina, vidros elétricos, rádio CD/player com MP3, volante com regulagem de altura e profundidade, freios com ABS e EBD, farol bi-xenon, além de seis airbags e um sistema que alerta quando a pressão dos pneus está baixa.

Para as versões 18i e 20i a BMW oferece como opcional o pacote GP, composto pelo GPS, DVD e i-Drive – sistema que permite acessar e configurar diversas funções do carro em uma espécie de computador de bordo, comandado por um botão giratório no console central, a central multimídia no painel exibe ainda as imagens da câmera de ré instalada na traseira do veículo. O teto solar é outro opcional é custa sozinho R$ 5. 000.

28i

Esse pacote vem de série na versão top de linha, que conta ainda com teto solar e bancos com ajuste elétrico.

Conclusão:

Enfim não é à toa que o X1 é o líder entre a nata dos SUVs urbanos, o maior triunfo do BMW é o seu preço diante dos rivais, o Audi Q3 Attraction, por exemplo, parte de R$ 131.650, uma diferença de R$ 15.000 em relação ao X1 18i. Já o Volvo XC60 (que tem motor de 210 CV) possui valor de tabela a partir dos R$ 150,000, enquanto o Range Rover Evoque (2.0 L de 245 CV) não sai por menos de R$ 175.000. É claro que a troca do preço atraente do X1 abriu mão de alguns mimos em sua versão de entrada que fazem falta em uma BMW, como um motor mais potente, bancos com couro de verdade ou sistema multimídia. Mas que sempre sonhou em ter um SUV Premium na garagem encontra no X1 uma excelente opção.

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova Mitsubishi L200 2026 – Nova geração já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

18 horas atrás

Novo Onix 2026 – Chega no começo de 2025 com visual e interior atualizados

Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…

20 horas atrás

Novo Hyundai Creta 2025 chega em outubro, descubra tudo o que você precisa saber sobre

A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…

5 dias atrás

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

7 dias atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

7 dias atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.