Está sendo lançando de forma oficial no Brasil o novo BMW X1 2023, totalmente renovado o SUV chega ao país em sua terceira geração com preços que começam em R$ 296.950 e vão até a bagatela de R$ 349.950. São três versões de acabamento e duas opções de motorização: 1.5 turbo ou 2.0 turbo.
Índice desta matéria
No último ano, o BMW X1 foi o SUV compacto premium mais vendido do país, emplacando quase 3.500 unidades, ele vende mais que o dobro de rivais como o Audi Q3, que emplacou em 2022, 1.623 unidades.
Para manter sua hegemonia em 2023 o SUV alemão aposta em uma geração totalmente nova. Lembrando que o BMW X1 é rival de modelos como Volvo XC40, Audi Q3, Mercedes GLA, Lexus UX e Land Rover Discovery Sport, todos com preços atualmente na casa dos R$ 270.000 a R$ 330.000.
Como já é costume, sempre quando um modelo novo é lançado ele fica mais caro, com o X1 a coisa não foi diferente, a versão mais barata sDrive18i GP custará a partir de R$ 296.950, um aumento de R$ 7.000 em relação a geração anterior que era encontrada nas lojas por R$ 289.950.
Ainda falando em valores, o preço da versão top de linha sDrive M Sport encareceu R$ 22.450 em relação ao modelo 2022, sai agora por R$ 350.000.
Se você achou pouco o aumento no preço da versão de entrada do X1, saiba que a versão mais básica no Brasil trocou o motor 2.0 turbo flex de 192 cv, por um bloco muito mais modesto, 1.5 turbo de 156 cv a gasolina e 23 kgfm, por isso o aumento não foi tão expressivo.
Caso você queira o motor mais potente, terá agora que desembolsar R$ 328.950 pela versão intermediária sDrive 20i X-line ou R$ 349.950 pela versão top de linha sDrive20i M Sport, ambas vêm com um atualizado 2.0L turbo de 204 CV e 30.5 kgfm de torque, importante comentarmos que este novo 2.0 ainda não foi convertido para o etanol brasileiro, ou seja, ao contrário do motor anterior, ele não é flex, bebe apenas gasolina.
Todas as opções contam com câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem Steptronic, a tração é 4×2 dianteira. Nos próximos meses a BMW deve trazer ao país importado a versão xDrive, com tração 4×4 e sistema híbrido.
Lançado na Europa no último ano o novo BMW X1 2023 se destaca pelo visual da carroceria, que ficou mais robusta e imponente. O novo X1 foi o primeiro carro a inaugurar a nova linguagem de design de SUVs da BMW, linguagem essa que também será utilizada nas versões atualizadas do X3 e X4, que serão lançadas ainda esse ano na Europa.
Destaque para a tradicional grade frontal em formato de Rim, a peça cresceu de tamanho conferindo um aspecto mais imponente a dianteira, sensação essa que é reforçada pelo para-choque que está mais musculoso. Os faróis mantiveram desenho similar ao da geração passada, porém tiveram seu tamanho reduzido.
As caixas de rodas também foram ampliadas no BMW X1 2023, as rodas são aro 18, 19 ou 20. Chama atenção ainda as portas que contam com novas maçanetas, elas agora ficam embutidas dentro da carroceria, além disso, os vincos laterais foram suavizados, dando um aspecto mais limpo ao novo X1.
Enquanto na traseira se destaca o conjunto de lanternas, que estão menores e tem agora desenho em “L”, além de efeito 3D de profundidade. A tampa do porta-malas tem estilo mais limpo e moderno, enquanto o para-choque traseiro tem agora formas mais esportivas, além de acabamento premium com detalhes em Black Piano nas versões intermediária e topo de linha (fotos acima e abaixo).
Não é apenas o visual que faz o Novo X1 parecer maior do que o modelo anterior, sua carroceria realmente cresceu de tamanho. O comprimento foi ampliado para 4.50 metros, são 6 cm a mais em relação ao modelo anterior, já a largura chegou a 1.84 m (2.4 cm a maior), enquanto a altura é de 1.64 m (4 cm mais alta). Já a distância entre eixos é de generosos 2.69 metros, (alta de 2.2 cm em relação a geração passada) a carroceria maior deve se refletir em um melhor espaço para os passageiros do banco traseiro e também para os ombros e cotovelos dos bancos dianteiros, porém estranhamente, o porta malas ficou menor, passou de 505 litros para 476 litros.
sDrive18i GP
Não é de hoje que a BMW costuma aplicar grandes diferenças visuais entre as versões de seus carros. O X1 de entrada sDrive18i GP (foto acima), tem para-choques de aspecto mais simples, sem detalhes em black piano, além de vir sem apliques cromados na grade frontal, saias laterais com visual mais simples e apliques em preto fosco nas caixas de rodas, esta versão também vem sem os frisos cromados nas janelas e com rodas menores, aro 18.
sDrive20i X Line
Enquanto a opção intermediária sDrive20i X Line (foto acima), tem o mesmo desenho de para-choque da versão de entrada, porém conta com acabamento mais premium, trazendo detalhes prateados e em black piano, enquanto nas laterais, as caixas de rodas também tem apliques em black piano, além de saias mais sofisticadas, frisos cromados nas janelas, há ainda rack no teto na cor prata, retrovisores pintados na cor prata, além de rodas maiores, aro 19.
sDrive20i M Sport
Por fim a versão top de linha se diferencia pelo kit visual M Sport, composto por para-choques esportivos com desenho exclusivo, grade frontal com acabamento em preto brilhante, apliques esportivos nas caixas de rodas pintados na cor da carroceria, além de rodas maiores aro 20.
Por dentro os engenheiros da BMW buscaram dar um aspecto mais tecnológico e minimalista ao novo X1, o destaque principal fica por conta do sistema com duas telas curvas de alta definição no painel. Esse layout estreou em 2021 no SUV elétrico iX e passou a ser padrão em todos os carros da marca alemã, a tela do quadro de instrumentos tem 10.2 polegadas, enquanto a da multimídia possui 10.7 polegadas.
A qualidade no acabamento também subiu, o painel traz apliques em alumínio e iluminação com linhas em LED, o console central agora do tipo flutuante, não há mais alavanca de câmbio, agora as marchas no X1 são selecionadas através de um botão no console.
A lista de equipamentos de série inclui itens como ar condicionado digital tri-zone com saída para o banco traseiro, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, bancos em couro, conectividade com smartphones sem o uso de cabo via Android Auto e Apple CarPlay, além de faróis Full LED auto ajustáveis e três modos eletrônicos de condução: Eficiente, Personal e Sport.
As versões mais caras ainda vem com teto solar panorâmico, head-up display, sistema de som Premium da marca Harman Kardon, carregador wireless para smartphones, além dos sistemas Driving Plus com piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, alerta e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rodagem, monitoramento de pontos cegos entre outros recursos tecnológicos.
Há ainda o Parking Plus, um sistema de estacionamento totalmente autônomo, além do Assistente de Marcha Ré, capaz de refazer automaticamente “de ré” o percurso percorrido nos últimos 50 metros, ou seja, o veículo poderá sair da garagem de marcha de forma automática.
A BMW divulgou a performance apenas das configurações mais caras equipadas com motor 2.0L Turbo, o BMW X1 2023 equipado com esse motor pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7.6 segundos e atingir velocidade máxima de 236 km/h.
Segundo dados de fábrica, o consumo do BMW X1 2023 com motor 2.0L fica em média 10.7 km/l na cidade ou 13 km/l em trechos rodoviários, enquanto o modelo de entrada com bloco 1.5L roda 11.4 km/l na cidade e 13.5 km/l na estrada. Lembrando que ambos os motores são movidos a gasolina.
Enfim, o Novo BMW X1 2023 representa um salto robusto em relação ao seu antecessor, o carro recebeu um design mais robusto, um interior mais caprichado e tecnológico, com essas credenciais ele tem tudo para se manter na primeira posição entre os SUVs compacto de luxo mais vendidos do país.
O motor da versão entrada pode decepcionar quem busca desempenho, porém vale lembrar que o Novo X1 2023 é maior e mais equipado, além de ter ganho uma cabine mais luxuosa, ou seja, o custo/benefício ainda é valido pelo preço pedido frente aos concorrentes.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários