A BMW apresentou a aguardada nova X2 2024, totalmente renovado a nova geração do SUV-Coupe se sobressai pelo design esportivo que mescla traços inéditos com elementos visuais de vários carros da marca alemã, dependendo do angulo que voce o ver, o Novo X2 parece um mini X6, ou um X1 coupe. Com vendas previstas para começar na Europa em março de 2024, o SUV estará disponível com várias configurações de motores, com destaque para a xDrive28i de 245 cv, a M35i xDrive de 317 cv, além de uma inédita variante 100% elétrica chamada de iX2 xDrive30i com 313 cv capaz de rodar 449 km com uma carga.
Índice desta matéria
Conforme esperado o Novo BMW X2 2024 traz visual totalmente diferente da primeira geração lançada no final de 2017 e que não fez muito sucesso, podemos dizer que do antigo X2 só restou mesmo o nome. Enquanto o modelo antigo contava com uma linguagem de design unica, o novo modelo buscou inspiração em outros modelos da BMW que já deram certo, sobretudo no X1.
Podemos definir o Novo X2 como uma versão mais arrojada e esportiva do X1. Alías, a diferença de preço entre eles será pequena, na Europa ficará em apenas 4 mil euros (R$ 20 mil) tendo como base a versão mais barata de ambos, em troca desse valor extra, o X2 promete entregar uma carroceria maior e com visual mais chamativo e esportivo.
O novo BMW X2 se destaca notavelmente pela sua aparência que é bastante ousada e agressiva, sobretudo em sua configuração top de linha M35i (foto acima), que conta com acessórios da divisão esportiva “MotorSport”, como rodas de liga leve de 21 polegadas e uma vistosa grade em formato de rim com acabamento em black piano, além de entradas de ar maiores no para-choque e um barulhento sistema de escape ativo com quatro saídas.
Lembrando que a kit M Sport faz uma ernome diferença no visual do X2, as versões mais baratas do novo BMW X2 2024 sem este pacote terão visual mais simples e menos empolgante, com para-choque com visual e acabamento menos chamativo (fotos acima e abaixo), sem saias laterais, com diversas partes sem pintura na carroceria, além de rodas menores, aro 18.
Os faróis em LED do X2 2024 chamam atenção, de série eles usam sistema de Full LED comuns, porém opcionalmente podem vir com uma nova tecnologia da BMW, usada pela primeira vez em um carro desta faixa de preço, chamada BMW Iconic Glow (foto acima) que confere um estilo muito legal mesmo durante o dia, há ainda a opção dos famosos e caros farois Full LED adpatativos Matrix com laser que se ajustam de acordo com a luminosidade do ambiente e não ofuscam os outros motorista.
Seguindo o estilo coupé fastback, o BMW X2 2024 tem teto rebaixado com caimento suavizado e alongado até a traseira, assim como nos modelos X4 e X6, vale lembrar que a BMW foi a pioneira a apostar em SUVs com este tipo de carroceria esportiva, que hoje é copiado até mesmo pelo nosso Fiat Fastback. Outro detalhe são as caixas de rodas alargadas, que passam uma sensação maior de robustez e imponencia ao BMW que pode vir de série com rodas aro 21 (de série eles são aro 18 e 20).
Se de frente o SUV pode até ser confundido com o irmão de plataforma X1, de perfil e traseira a história é bem diferente, visto por traz, chama atenção a traseira grande e volumosa do X2, marcada pelo conjunto de lanternas com um visual bastante particular, elas saltam para fora da carroceria, há ainda um aerofólio na tampa traseira que vem de série em todas as versões, além do para-choque robusto com acabamento em Black Piano, com direito a difusor central e quatro ponteiras de escapamento na versão M e um acabamento muito mais simples, sem pintura e sem ponteira de escape nas demais versões.
Já por dentro a sensação que se tem é que a BMW aplicou um CRTL C + CRTL V do interior do X1, com exceção de detalhes nos revestimentos, tudo na cabine é exatamente o mesmo encontrado no X1. Destaque para os duas telas curvas que combinam o quadro de instrumento com a central multimídia.
Na versão com o pacote “M” carro vem equipado com couro Alcantara ou Vinil nos revestimentos, além de teto panorâmico em vidro. A lista inclui ainda itens como carregador wireless para smartphones, ar condicionado digital com zonas de temperatura individuais.
Quando foi lançado em 2017, teoricamente o BMW X2 era para ficar acima do X1 no mercado, o que na pratica não acontecia, já que o X2 era menor que o X1, que não fazia muito sentido por ser um carro mais caro. Nesta nova geração a BMW tratou de resolver o nanismo do X2.
O BMW X2 2024 cresceu em todas as suas dimensões, mede agora 4.55 m de comprimento por 1.84 m de largura e 1.59 m de altura, enquanto o entre eixos fica em 2,69 metros. Comparado com a geração anterior lançada em 2017, o modelo novo 2024 teve o comprimento aumentado em cerca de 20 cm, a altura cresceu 6 cm, enquanto a largura e a distância entre eixos foram ampliados em 2 cm. Comparado como irmão X1, o novo X2 é cerca de 5 cm mais longo.
Graças as novas dimensões, o espaço interno no banco traseiro do X2 ficou mais generoso, assim como a sensação de amplitude da cabine bastante criticada na geração anterior, porém o maior aumento foi no tamanho do porta-malas, que ganhou 90 litros em relação a geração passada, totalizando agora ótimos 560 litros, superando inclusive o BMW X1, que leva 540 litros. Ou seja, agora finalmente o X2 faz jus ao nome em relação ao X1.
O único adendo fica por conta do peso do carro, que assim como o tamanho da carroceria também cresceu, passando de 1490 kg e 1550 kg da geração anterior para 1,725 kg em sua versão de entrada ou de 1,742 kg em sua versão top de linha, cerca de 40 kg a mais do X1, o que poderia compromenter o desempenho, porém a BMW tratou de compensar o peso extra deixando os motores do X2 mais potentes.
O BMW X2 2024 será oferecido em uma ampla gama de configurações, contando com versões diesel, gasolina e elétrica, sendo que todas as configurações a combustão virão de fábrica equipadas com o sistema híbrido leve de 48v. Agora o BMW X2 usará motores mais potentes, lembrando que muita gente reclamava da falta de desempenho do modelo que no Brasil tinha motores de 192 cv na versão mais cara ou modestos 136 cv na mais barata, ambas 4×2.
Nesta nova geração, a principal versão será a xDrive28i que traz um bloco 2.0 turbo quatro cilindros em linha de 245 CV e 40 kgfm de torque, além de tração 4×4 integral, tendo aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos (esta versão não será vendida na Europa).
Enquanto a top de linha será a X2 M35i que traz este mesmo motor 2.0 turbo, porém, calibrado para entregar 300 cv na Europa ou 317 CV nos demais mercados – devido a restrição por parte das emissões de poluentes, segundo dados de fábrica, esta versão precisa de apenas 5.2 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h (0 a 60 milhas).
A versão mais barata será a sDrive20i, que traz motor 1.5 três cilindros, turbo a gasolina de 156 cv, combinado com um pequeno motor elétrico de 19 cv, totalizando 170 cv de potência e 24 kgfm de torque. Esta configuração sDrive20i, tem apenas tração dianteira e acelera de 0 a 100 km/h em 8.3 segundos, tendo consumo de combustível muito interessante, fazendo até 15,5 km/l na estrada.
Haverá na Europa uma versão diesel sDrive18d, que chegará apenas no final de 2024 com motor de 2.0 turbo diesel 4 cilindros de 150 cv e 36 kgfm de torque, além de tração dianteira 4×2. O X2 2024 diesel vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem consumo de até 19 km/l no estrada no ciclo WLPT.
Todas as versões virão com uma nova caixa de câmbio automatizada DCT de dupla embreagem e sete velocidades, esta nova transmissão ficará no lugar da antiga Steptronic automática de 8 marchas e promete ajudar no desempenho e reduzir o consumo de combustível.
A BMW tem planos em fazer com que até o ano de 2030, um em cada dois veículos vendidos pela marca seja 100% elétrico, lembrando que na Europa vários países aplicarão restrições pesadas para carros a combustão a partir de 2030, por isso, a montadora alemã está investindo pesado no desenvolvimento de carros elétricos, há um alto investimento ocorrendo na planta de Regensburg na Alemanha, de onde sairão todas as versões do novo X2.
A versão elétrica do X2, chamada iX2, terá dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, juntos desenvolvem 313 cv de potência para 49.4 kgfm de torque, tendo tração 4×4. A aceleração de 0 a 100 km/h do X2 elétrico fica em 5,6 segundos. Sendo que a autonomia do modelo no ciclo WLPT ficará entre 400 km a 449 km, nada muito diferente do padrão dos rivais elétricos atualmente.
Como ficou maior e mais potente, o X2 também subirá de preço, na Alemanha, a versão de entrada sDrive20i custará a partir de 46.400 euros (R$ 247.000), a opção elétrica iX2 custará 56.500 euros (R$ 300.000) já a variante top de linha X2 M, sairá por salgados 63.800 euros (R$ 340.000).
Lembrando que na Europa o BMW X1 parte atualmente de 42.800 euros (R$ 227.600) e no Brasil custa R$ 299.000, isso nos da uma ideia de valores para o Brasil, onde o novo X2 chega em 2024. Por aqui, esperamos que o preço do Novo X2 2024 fique na faixa dos R$ 350.000 a R$ 450.000 dependendo da configuração de motorização que BMW trazer. Entre os seus futuros rivais estarão carros como o Mercedes GLC Coupé, além do Audi Q3 Sportback.
Fonte: Carscoops.com
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.