A BMW começa a vender no Brasil, agora no mês de abril o ousado X2, o modelo é o mais novo integrante da família de SUVs da marca alemã, porém segue um estilo bastante diferente e chamativo. O BMW X2 chega por aqui em versão única de motorização sDrive20i com motor de 192 cv e tração 4×2. Seu preço parte de R$ 211.950 na versão de acabamento GP, podendo chegar aos R$ 246.900 na configuração mais completa M Sport.
O que ele é ?
Com o X2 a BMW não quis apenas fazer mais um novo SUV, para ocupar o espaço existente entre o X1 e o X3, mas sim criar um modelo Premium diferente dos seus irmãos de fábrica e dos rivais no mercado, o X2 tem um apelo similar ao do Land Rover Evoque, apostando mais no emocional no que no racional, seu slongan é “Crie tendências. Não as siga”.
Medidas…
O BMW X2 conta com uma carroceria que flerta entre um hatchback crescido e um SUV compacto, é difícil achar uma categoria para classificá-lo. O novo BMW mede 4.36 metros de comprimento, 1.82 m de largura, e 1.53 m de altura, sua distância entre-eixos é de 2.67 metros. Curiosamente ele é menor em dimensão que o seu irmão X1, em 9 cm, e tem porta malas 35 litros menor, levando 470 litros, contra 505 litros do X1, algo estranho, já que teoricamente o X1 é um modelo inferior e mais barato em relação ao X2, mas como dissemos a proposta do X2 não é nada racional.
Visual diferente e chamativo é uma de suas marcas…
Visualmente o X2 talvez seja o mais diferente de todos os modelos da atual linha BMW (com exceção do elétrico i8), seu perfil dianteiro é bastante agressivo, o capô é longo, o teto é baixo, as janelas laterais são bastante estreitas. Visto de lado a carroceria apresenta vincos que passam uma aparência musculosa ao X2, há detalhes como apliques em plástico nas laterais na parte inferior das portas, já a coluna “C” é larga assim como em um hatchback, e curiosamente ostenta o logo da BMW, detalhe que acontece apenas no X2 e remete aos antigos coupés da BMW. Na traseira há lanternas afinadas e longas. As rodas são grandes, aro 19, com pneus 225/45R 19 em todas as versões.
Interior sóbrio segue as linhas dos demais BMWs…
Em contrapartida o interior do BMW X2 é mais tradicional que seu exterior, segue a mesma arquitetura de seus irmãos X1 e X3. Apesar de faltar originalidade isso não é ruim, pelo contrário, o interior do X2 é de altíssimo nível, há muitos detalhes em alumínio, fibra de carbono e couro aveludado Alcantara, além da iluminação da cabine com diferentes pontos de LEDs. Os bancos esportivos prometem muito conforto em viagens mais longas, o teto solar panorâmico ofertado na versão mais cara também é uma das atrações do interior do carro.
Versões e preços do BMw X2 no Brasil…
X2 sDrive20i GP R$ 211.950
A versão do BMW x2 de entrada que custa R$ 211 mil, sDrive GP vem equipada com sistema multi-mídia com tela de 6.5 polegadas com seletor giratório no console central, há ainda sistema de estacionamento automático, freio de emergência, alerta de mudança involuntário de faixa, câmera de ré, faróis e lanternas full-LEDs, escapamento duplo, rodas aro 19, controles de tração e de estabilidade e seis airbags.
X2 sDrive20i M Sport X R$ 246.950
Apesar de custar mais de R$ 30 mil extras em relação à versão de entrada, o X2 M Sport X que sai por R$ 246 mil agrega uma lista de equipamentos muito mais digna, vindo com teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital DualZone, chave presencial, retrovisores elétricos com rebatimento automático e aquecimento, head up display que projeta informações no para-brisa e sistema multi-mídia com tela maior 8.8 polegadas e acabamento interno mais sofisticado.
Conjunto mecânico…
Por enquanto o BMW X2 vendido no Brasil será apenas o sDrive 20i, equipado com um bloco 2.0, turbo, quatro cilindros, de 192 cv de potência e 28.5 kgfm que bebe gasolina. Vindo com tração 4×2 dianteira e câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem, com opção de trocas de forma manual seqüencial através de borboletas atrás do volante.
O desempenho é satisfatório dentro da proposta do carro, de acordo com a BMW o X2 sDrive 20i acelera de 0 a 100km/h em apenas 7.7 segundos e alcança os 227 km/h de velocidade máxima, números similares a de seu principal rival o Land Rover Evoque que traz 240 cv, porém vai de 0 a 100km/h em 7.7 segundos, alcançando os 217 km/h de velocidade máxima.
Consumo de carro 1.0…
O consumo anunciado pela BMW impressiona o X2 faz até 18 km/l na estrada, fazendo impressionantes 13.9 km/l na cidade. Já segundo o padrão de etiquetagem do Inmetro os dados de consumo são mais realistas, 10.3 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, mesmo assim ainda muitos bons para um carro deste porte. Uma das razões para este consumo econômico, é que o X2 é bastante leve, pesando apenas 1460kg na versão de entrada, e 1535 kg na versão completa, o rival Evoque da Land Rover pesa 1655 kg.
Cores para todos os gostos…
Como o grande diferencial é a aparência, o BMW X2 terá uma ampla paleta de cores no mercado brasileiro, sendo no total 11 opções de pintura, algumas delas exclusivas para o X2 como o dourado mostrado nas fotos.
Preços…
Os R$ 211 mil pedido pela versão menos equipada do X2 e os R$ 246 mil cobrados pela mais equipada, são caros, principalmente se comparado com rivais diretos como o “queridinho” do mercado Range Rover Evoque, que atualmente parte R$ 220 mil, porém vem bem mais equipado já na versão de entrada, além de contar com motor mais potente 240 cv (contra 190 cv do BMW), além de um câmbio mais moderno de 9 marchas e tração 4×4 indisponível no BMW.
E quem são os rivais ?…
Ainda falando em rivais o BMW X2, no primeiro semestre deve chegar mais um concorrente nesta categoria de SUVs compactos premium, o Jaguar E-Pace que deve chegar ao país com um interessante conjunto mecânico, dotado de um 2.0 turbo de 250 cv, câmbio de nove marchas e tração 4×4 integral, com preço partindo de R$ 195.400.
Outro rival que promete incomodar é o Volvo X40, que além do estilo diferente aposta em uma lista de equipamentos bastante moderna com diversos recursos na área da segurança, além de um interior luxuoso e motor de 190 cv ou 252 cv, ambos com câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4, os preços partem de R$ 170 mil, podendo chegar aos R$ 214.950 na versão mais completa, ou seja, preços bem mais competitivos que o X2 da BMW.
Analise…
Apesar de ter um estilo marcante e diferente, o BMW X2 não terá vida fácil no mercado brasileiro, ele é bonito e diferente sim, porém ainda fica devendo algo a mais em termos de equipamentos na versão de entrada e um conjunto mecânico mais robusto, faltando principalmente a tração nas quatro rodas, presente nos rivais. Resta saber se o apelo emocional, ou seja, o visual atraente do X2 será suficiente para fazer o modelo se destacar no segmento ou ser apenas mais um mero coadjuvante.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.