Demorou, mas finalmente o BMW X5 ganha uma inédita versão híbrida. Inicialmente o X5 eDrive foi mostrado em 2013 no Salão de Frankfurt, já no ano passado o conceito deu as caras novamente em abril no Salão de Nova York, e somente agora em 2015 a BMW está revelando a versão de produção do X5 híbrido.
Toda esta demora para o lançamento do X5 híbrido teve um propósito, o X5 xDrive40e é um dos mais importantes lançamentos na atualidade da BMW, por toda a tecnologia e inovação que o carro traz, ele é um carro plugin híbrido, ou seja pode ser recarregado na tomada, é um dos primeiros carros desta categoria a contar com tal recurso.
Ele é movido por dois motores, um 2.0, turbocharged, 4 cilindros a gasolina, que desenvolve 245 cv e funcionará em conjunto com um potente motor elétrico de 113 cv, alimentado por um pack de 9kwh de baterias de íons de lithium, ou seja, no total o BMW X5 xDrive40e terá uma potência de 313 cv, o câmbio será automático de 8 marchas, a tração 4×4 e o peso total será de pesados 2,230 kg.
Os dados de consumo de combustível divulgados chamam a atenção, de acordo com a BMW, o X5 xDrive40e fará algo em torno de 29 km/l a 30.3km/l, tendo ainda a possibilidade de andar apenas com o motor elétrico o X5 híbrido pode percorrer uma distância de até 31 quilômetros sem consumir uma gota de gasolina, no modo elétrico a velocidade máxima é limitada a 120 km/h.
Apesar de ser super econômico, o X5 xDrive40e plug in híbrido tem um ótimo desempenho e performance, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.8 segundos, e tem velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).
Serão três modos de condução “eDrive”: Auto eDrive, Max eDrive e Save, no primeiro modo “Auto eDrive” uma central eletrônica controla os dois motores para ter eficiência e performance, ou seja, o motorista se preocupa apenas em dirigir, e o carro decide qual e quando usar o motor elétrico ou a gasolina, no segundo modo o “Max eDrive”, apenas o motor elétrico move o carro, a velocidade e potência são reduzidas visando a economia, já no modo “SAVE”, apenas o motor a combustão move o carro, as baterias do motor elétrico são poupadas para um futuro uso. Além destes há ainda os modos “Comfort” e “Sport”, acionados através de botões no console central.
As baterias são instaladas embaixo do porta malas, (apesar disso as baterias não roubam muito espaço no porta malas do X5, a capacidade do porta malas é vai de 500 a 1720 litros com os bancos rebatidos), as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas totalmente em 3 horas e 50 minutos, usando uma tomada caseira comum 220v, ou em 2 horas e 45 minutos, usando um gerador especial vendido opcionalmente pela BMW chamado i Wallbox.
O X5 xDrive40e será inicialmente produzido apenas nos Estados Unidos, mais precisamente na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.