Fotos Pipo Derani: Clement Marin / José Mário Dias
Neste final de semana (30 e 31 de janeiro) aconteceram as famosas 24 Horas de Daytona. A prova que está em sua 49º edição, é uma das mais tradicionais do calendário do automobilismo mundial, e foi vencida mais uma vez por um brasileiro, esta foi a 4ª conquista do Brasil em 5 anos em Daytona, e a primeira vitória de Pipo Derani e da equipe Tequila Patrón ESM. Para tornar a conquista ainda mais especial foi a primeira vez que um protótipo do tipo LMP2 conseguiu a vitória em Daytona.
Derani que competiu pela primeira vez na prova, conseguiu logo de início impor um ritmo forte, mostrando que iria brigar pelo lugar mais alto do pódio, assumindo a liderança e abrindo uma boa vantagem para os rivais nas duas primeiras horas de competição. Porém no decorrer da prova durante a noite, o carro de Derani perdeu a liderança, sendo superando inclusive pelo exótico protótipo Delta Wing, que surpreendeu a todos, após largar em 13° e conseguiu assumir a ponta. Ele permaneceu na ponta por mais de 20 voltas, até sofrer um acidente durante a noite.
Porém com uma condução impressionante e sem erros, Derani que tem apenas 22 anos, voltou a condução do seu protótipo no final da prova, superando o Corvette Corvette DP #10 da equipe Wayne Taylor Racing, nas últimas três horas de prova, para assumir a liderança de onde não mais saiu.
Esta foi a primeira vitória internacional expressiva na carreira de Pipo Derani, o brasileiro dividiu o volante do Ligier Honda LMP2 da Tequila Patron, durante as 24 Horas de prova com os pilotos Van Overbeek, além dos experientíssimos Brown e Scott Sharp, este último ex piloto de Fórmula Indy.
Foto: Motorsport.com
Outro brasileiro que também fez bonito na edição 2016 das 24 de Le Mans, foi o experiente Rubens Barrichello, formando uma inédita dobradinha brasileira, o piloto do Corvette DP número 10 (foto acima) conseguiu o ótimo segundo lugar na geral da prova, mesmo após o carro enfrentar sérios problemas. Esta foi a primeira vez que Barrichello guiou em Daytona na equipe de Ricky Taylor, Jordan Taylor e Max Angelelli.
A festa do Brasil poderia ainda ter sido melhor, se Christian Fittipaldi, que competiu ao lado do experiente Scoot Pruett não tivessem tido problema em seu Corvette número 5, um defeito no eixo traseiro do carro fez a equipe perder cinco voltas, o que custou o 3° lugar para eles, porém o prejuízo não foi tão grande já que o brasileiro ao lado de João Barbosa e Filipe Albuquerque, conseguiu levar o carro ao quarto lugar na geral.
Tony Kannan também teve problemas e terminou apenas na 13º posição na geral.
Pipo Derani agora se junto ao seleto grupo de piloto que já venceram as 24 Horas de Daytona, ao lado dele estão Raul Boesel, Christian Fittipaldi (duas vitórias), Oswaldo Negri e Toni Kanaan.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.