Bugatti Chiron – Substituto do Veyron traz 1500 cv e alcança os 420 km/h

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2016 será um ano especial para a Bugatti, a montadora francesa lançará este ano o seu modelo mais incrível já feito, e que chega para se tornar o automóvel de produção mais rápido da terra, batizado de Chiron, este é o substituto do famoso Bugatti Veyron, ele impressiona praticamente por tudo, desde seu visual moderno, futurista e elegante, quanto pelo seu motor com exagerados 1500 cv de força e claro por seu desempenho, a Bugatti fala que o Chiron terá velocidade máxima limitada eletronicamente na casa dos 420km/h.

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O Veyron…

Em 2003 a Bugatti mostrou ao mundo o Veyron, considerado o primeiro hiper-carro da historia, um carro que rompeu os limites postos para os automóveis produzidos em série, chamando a atenção principalmente pelo seu diferente e gigante motor 16 cilindros, com na época 1001 cv e velocidade na casa dos 400km/h.

Agora 13 anos depois a Bugatti volta a surpreender o mundo, ao lançar um modelo totalmente novo, que pretende seguir os passos dados pelo Veyron. O Chiron, inclusive deve quebrar o recorde atual de velocidade de 433km/h como veículo mais rápido do mundo, alcançado pelo próprio Bugatti Veyron.

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Design e carroceria…

O design do Bugatti Chiron impressiona, é uma reinterpretação do desenho do Veyron, suas formas além de belas e agressivas também são aerodinâmicas, a carroceria é toda feita em fibra de carbono, o que representou uma redução de nada menos do que 155 kg a menos no peso em comparação ao  seu antecessor, o novo modelo tem 1.995 kg de peso total.

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Além do visual diferente, o Bugatti Chiron é maior do que o Veyron, são 8.2 cm a mais no comprimento, 4 cm a mais de largura e 5.3 cm mais alto, o que além de melhorias na aerodinâmica e no comportamento do carro, também permitiu um aumento no espaço interno da cabine, por exemplo são 1.2 cm a mais de espaço para a cabeça dos ocupantes, e um compartimento para uma mala pequena na dianteira (foto abaixo).

Chassi similar aos carros de corrida de Le Mans…

O chassi do Chiron é do tipo mono-coque, também todo em fibra de carbono, pela primeira vez este material foi usado também na traseira do carro, onde fica o motor, o nível de torção e resistência deste conjunto foi aumentado consideravelmente, o nível de robustez a torção deste chassi do Chiron se equivale ao alcançado pelos carros de competição mais velozes do planeta, como os da classe LPM1 de Le Mans, a classe mais veloz. Porém este chassi da um baita trabalho pra ser feito, de acordo com a Bugatti serão necessários 4 semanas para se construir um único chassi.

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Mecânica – motor de 1500 cv…

Em termos de mecânica e motorização, o nível também foi elevado, o motor é uma versão modificada e aprimorada do conhecido W16 (16 cilindros em “W”) de 8 litros já usado pelo Veyron, este bloco foi totalmente reformulado, a potência foi elevada em 25%, saltou para espantosos 1500 hp, para compensar o peso extra gerado pela potência a mais produzida, a Bugatti desenvolveu componentes totalmente novos para este motor W16, como partes em fibra de carbono e muito titânio, por exemplo os dutos de ar e de exaustão são feitos em fibra de carbono.

Há ainda vários outros novos componentes criados exclusivamente para este novo motor W16, os turbos são novos e pela primeira vez podem trabalhar em dois estágios de funcionamento – permitindo deixar o carro mais dócil e menos potente, e há ainda um novo sistema de injeção duplex, com nada menos do que 32 bicos injetores, e como a potência aumentou, o regime de trabalho deste bloco aumentou consideravelmente, surgiu então ai outro problema, manter todo este conjunto frio e em condições de uso prolongado.

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Mantendo as coisas frias…

Para resolver isso os engenheiros da Bugatti quebraram a cabeça e fizeram um sistema de refrigeração totalmente novo, o resultado é um sistema de refrigeração capaz de bombear mais de 60.000 litros de ar por minuto através do motor, ao mesmo tempo que o sistema de arrefecimento também superdimensionado, é capaz de fazer circular impressionantes 800 litros de água pelo motor inteiro.

Transmissão e tração…

Ainda são novidades a caixa de câmbio automatizada de sete velocidades e dupla embreagem, totalmente retrabalhada em relação ao Veyron para se adaptar ao coice dos 160 kgfm de torque que este novo motor é capaz de gerar, como todo o resto é exagerado, a embreagem usada por este câmbio é simplesmente a maior já colocada em um automóvel de passeio no mundo, a tração assim como era no Veyron continua permanente nas quatro rodas.

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Testes e mais testes…

Foram mais de 300 horas no túnel de vento para se chegar a este design, e após finalizar o design foram construído 30 veículos de testes, que juntos rodaram mais de 500.000 quilômetros em testes, só de jogos de pneus foram mais de 200.

Pneus especiais para passar dos 400 km/h…

A missão de mandar a força deste motor para o solo, fica a cargo de pneus especiais, desenvolvidos pela marca Michelin, especialmente para o Chiron, são pneus próprios para chegar a marca dos 400 km/h. De acordo com a Bugatti, na velocidade de 400km/h cada um dos 4 pneus tem de suportar a força centrifuga 3800 vezes maior a da gravidade (3800 g), para isso estes pneus foram testados em condições severas iguais aos pneus usados por aviões, as medidas dos compostos são 285 / 30 R20 na dianteira e 355/ 25 R21 na traseira, ou seja, na traseira os pneus do Chiron tem mais de 35 cm de largura. As rodas são aro 20 na dianteira e 21 na traseira, ambas feitas em alumínio forjado.

Desempenho – ele deve ser tornar o mais rápido do mundo…

Todo este conjunto mecânico, com engenharia super avançada, é capaz de levar o Bugatti Chiron de 0 a 100 km/h em menos de 2.5 segundos, a casa dos 200 km/h ele deixa para traz em apenas 6.5 segundos de aceleração, continuando neste ritmo o supercarro francês alcança a barreira dos 300 km/h em não menos impressionantes 13.6 segundos, enquanto que por questões de segurança a muito provavelmente por enquanto a velocidade máxima será limitada de fábrica em 420km/h, porém a Bugatti já avisa que o Chiron deve quebrar o atual recorde de velocidade máxima, atualmente de 433 km/h, obtido pelo Veyron Grand Sport.

O interior é um obra de arte feita a mão…

Por dentro o Bugatti Chiron também é uma obra de arte, tudo é feito de forma estilosa e requintada, praticamente toda a cabine e seus componentes são confeccionados a mão de forma artesanal, há muita fibra de carbono, couro nobre e alumínio, destaque ainda para os mostradores do painel que contam com duas telas digitais de alta resolução configuráveis, os botões com estilo minimalistas, o console central diferenciado e as saídas de ar no painel tudo com muita personalidade.

Preço – custará mais de R$ 10.000.000…

Claro que tudo isso terá um preço digno, o Bugatti Chiron deve figurar entre os carros de produção mais caros do mundo e da história, serão apenas 500 unidades produzidas, com previsão de preço inicial de venda na casa dos  €2.4 milhões de euros (fazendo uma conversão rápida são mais de 10.4 milhões de reais).

Apesar do preço ser considerado uma pequena fortuna, a Bugatti informa que já recebeu mais de 150 pedidos de compra, mesmo antes do carro ter sido apresentado. O lançamento oficial ocorre agora em março no Salão de Genebra 2016.

O modelo será produzido na fábrica da Bugatti em Molsheim, na França, as primeiras unidades devem começarem a serem entregues apenas em outubro.

 

Equipe Encontracarros

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